DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4385
Título: O Ensino de Ciências Naturais na pandemia de Covid-19: a experiência de professores da rede pública da Cidade de Parintins - AM
Título(s) alternativo(s): The Teaching of Natural Sciences in the Covid-19 pandemic: the experience of teachers from the public network of the City of Parintins - AM
Autor(es): Silva, Danielle Barauna
Orientador(es): Castro, Naimy Farias de
Palavras-chave: Pandemia – Covid-19;Professor;Ensino remoto;Metodologia e Tecnologia
Data do documento: 26-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Danielle Baraúna.O Ensino de Ciências Naturais na pandemia de Covid-19 a experiência de professores da rede pública da Cidade de Parintins - AM. 2022. 44f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
Resumo: O ano de 2020 iniciou com uma abordagem diferente do habitual o qual começou com a pandemia do Covid-19, que se estendeu durante dois anos. Este estudo teve como objetivo investigar as dificuldades que os professores da rede pública de Parintins enfrentaram no ensino de ciências naturais diante do desafio das aulas remotas impostas pela pandemia da Covid-19. Oito professores de ciências naturais do ensino fundamental I e II da rede pública de ensino, responderam um questionário para caracterizar a amostra das dificuldades dos professores nas quatro escolas envolvidas na pesquisa. Ficou evidente por meio dos resultados que os professores passaram por desafios para levar o ensino até os estudantes, uma vez que estes tiveram que ser afastados de sala de aula devido às exigências de distanciamento social. A falta de preparação dos professores diante da carência no domínio e conhecimento das ferramentas digitais e estrutura das escolas, a desigualdade social, tecnológica e econômica foram alguns aspectos que se tornaram mais evidentes na pesquisa. Constatou-se que mesmo com as grandes dificuldades, houve um esforço conjunto da escola e professores para alcançar o maior número de alunos, principalmente os alunos que não tinham acesso aosconteúdos-programáticos fornecidos pelos professores.
Abstract: The year 2020 started with a different approach than usual, which began with the Covid-19 pandemic, which lasted two years. This study aimed to investigate the difficulties that teachers from the public network of Parintins faced in the teaching of natural sciences in the face of the challenge of remote classes imposed by the Covid- 19 pandemic. Eight teachers of natural sciences from elementary schools I and II from the public school system answered a questionnaire to characterize the sample of teachers' difficulties in the four schools involved in the research. It was evident from the results that teachers went through challenges to bring teaching to students, since they had to be removed from the classroom due to social distancing requirements. The lack of preparation of teachers in the face of lack of mastery and knowledge of digital tools and school structure, social, technological and economic inequality were some aspects that became more evident in the research. It was found that even with the great difficulties, there was a joint effort by the school and teachers to reach the largest number of students, especially students who did not have access to the syllabus provided by the teachers.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4385
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.