DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Danielle Barauna-
dc.date.available2022-11-11-
dc.date.available2022-11-21T17:16:32Z-
dc.date.issued2022-05-26-
dc.identifier.citationSILVA, Danielle Baraúna.O Ensino de Ciências Naturais na pandemia de Covid-19 a experiência de professores da rede pública da Cidade de Parintins - AM. 2022. 44f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4385-
dc.description.abstractThe year 2020 started with a different approach than usual, which began with the Covid-19 pandemic, which lasted two years. This study aimed to investigate the difficulties that teachers from the public network of Parintins faced in the teaching of natural sciences in the face of the challenge of remote classes imposed by the Covid- 19 pandemic. Eight teachers of natural sciences from elementary schools I and II from the public school system answered a questionnaire to characterize the sample of teachers' difficulties in the four schools involved in the research. It was evident from the results that teachers went through challenges to bring teaching to students, since they had to be removed from the classroom due to social distancing requirements. The lack of preparation of teachers in the face of lack of mastery and knowledge of digital tools and school structure, social, technological and economic inequality were some aspects that became more evident in the research. It was found that even with the great difficulties, there was a joint effort by the school and teachers to reach the largest number of students, especially students who did not have access to the syllabus provided by the teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemia – Covid-19pt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectMetodologia e Tecnologiapt_BR
dc.titleO Ensino de Ciências Naturais na pandemia de Covid-19: a experiência de professores da rede pública da Cidade de Parintins - AMpt_BR
dc.title.alternativeThe Teaching of Natural Sciences in the Covid-19 pandemic: the experience of teachers from the public network of the City of Parintins - AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-21T17:16:32Z-
dc.creator.ID796669052-49pt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Naimy Farias de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988655555615359pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Naimy Farias de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988655555615359pt_BR
dc.contributor.referee2Trindade, Dilcindo B.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948121178402531pt_BR
dc.contributor.referee3Araújo, Joeliza Nunes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983892958051440pt_BR
dc.description.resumoO ano de 2020 iniciou com uma abordagem diferente do habitual o qual começou com a pandemia do Covid-19, que se estendeu durante dois anos. Este estudo teve como objetivo investigar as dificuldades que os professores da rede pública de Parintins enfrentaram no ensino de ciências naturais diante do desafio das aulas remotas impostas pela pandemia da Covid-19. Oito professores de ciências naturais do ensino fundamental I e II da rede pública de ensino, responderam um questionário para caracterizar a amostra das dificuldades dos professores nas quatro escolas envolvidas na pesquisa. Ficou evidente por meio dos resultados que os professores passaram por desafios para levar o ensino até os estudantes, uma vez que estes tiveram que ser afastados de sala de aula devido às exigências de distanciamento social. A falta de preparação dos professores diante da carência no domínio e conhecimento das ferramentas digitais e estrutura das escolas, a desigualdade social, tecnológica e econômica foram alguns aspectos que se tornaram mais evidentes na pesquisa. Constatou-se que mesmo com as grandes dificuldades, houve um esforço conjunto da escola e professores para alcançar o maior número de alunos, principalmente os alunos que não tinham acesso aosconteúdos-programáticos fornecidos pelos professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAQUINO, Estela. M. L; SILVEIRA, Ismael Henrique; PESCARINI, Julia Moreira; AQUINO, Rosana. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. suppl. 1, p. 2423–2446, jun. 2020. BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico] – Porto Alegre: Penso, 2018. BELAY, D. G. COVID-19, Distance Learning and Educational Inequality. In: Rural Ethiopia. Pedagogical Research, v. 5, n. 4, 2020. BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; TEIXEIRA, Pedro Pinheiro; FERNANDES, Karine de Oliveira Bloomfield; BERTAGNA, Maína; VALENÇA, Cristina Rosa; SOUZA, Lucia Helena Pralon de. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. In: Associação Brasileira de Ensino de Biologia – SBEnBio. Junho de 2020. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br> Acesso em: 20/09/2020. BRASIL, Ministério da Saúde / Conselho Nacional de Saúde. RECOMENDAÇÃO Nº 004, DE 30 DE MARÇO DE 2021. Recomenda ações relativas aos cuidados à saúde das populações vulnerabilizadas no contexto da pandemia da Covid-19. 2021. BRASIL. Medida Provisória n. 934, de 1 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: < https://www2.camara.leg.br> Acesso em: 20/09/2020. BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramento e inclusão: do estado-nação à era das TIC. DELTA – Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 25, n.1, p. 1-38, 2009. DA SILVA, Ellery Henrique Barros; NETO, Jerônimo Gregório da Silva; DOS SANTOS Marilde Chaves. Pedagogia da pandemia: Reflexões sobre a educação em tempos de isolamento social. Revista Latino-Americana de Estudos Cientifico– RELAEC. DOS SANTOS, Jairo Campos; DE Oliveira, Luiza Alves. Percepções sobre as ações das redes públicas de ensino durante a pandemia. Educ. Form, Fortaleza,v. 6, n. 3, e5412, set. /dez. 2021 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.5412https://revistas.uece.br/index.php/redufor/index ISSN: 2448-3583. Douglas dos Santos; ANDRADE, Leane Amaral Paz; DOS SANTOS, Silvana Maria Pantoja. Alternativas de ensino em tempo de pandemia. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e424997177, 2020. DOMINGUES, C. M. A. S. et al. 46 anos do Programa Nacional de Imunizações: uma história repleta de conquistas e desafios a serem superados. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, sup. 2, p. 1-17, 2020. FERREIRA, Marinalva da Silva; NOGUEIRA, Edilma Bandeira de Araújo; MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza. O Ensino Remoto: Percepções De Professores E Famílias De Crianças Da Educação Infantil E Anos Iniciais Do Ensino Fundamental Da Rede Municipal De Imperatriz/Ma. Educação remota em tempos de pandemia: ensinar, aprender e ressignificar a educação [livro eletrônico]/ organização Tiago Eurico de Lacerda, Raul Greco Junior. – 1.ed. – Curitiba-PR: Editora Bagai, 2021. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.176p. IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em:<https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/am/parintins.html >Acesso em 21/05/2022 KATO, Eugênia Hatsue. Um Relato Sobre A Experiência De Aulas Remotas Em Uma Turma Do 5º Ano Do Ensino Fundamental Durante O Período De Pandemia Por Covid-19. Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba, 2020. KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 6ª ed., São EBook, disponível: Lelivros: http://lelivros.love/book/baixar-livro-tecnologias-e-ensino-presencial-eadistancia- vania-moreira-kenski-em-pdf-epub-e-mobi/ Acesso em 27/05/2022. MALTA, D. C.; SZWARCWALD, C.L.; BARROS, M. B. A.; GOMES, C. S.; MACHADO, I. E.; SOUZA JÚNIOR, P. R. B.; ROMERO, D. E.; LIMA, M. G.;DAMACENA, G. N.; PINA, M. F.; FREITAS, M. I. F.; WERNECK, A. O.; SILVA, D. R.P; AZEVEDO, L. O.; GRACIE, R.; SILVA. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 29(4), 2020. MARTÍN-BARBERO, Jesús. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, Dênis (org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro, 2006. (p. 51-79). MÉDICI, Mônica Strege; TATTO; Everson Rodrigo; LEÃO, Marcelo Franco. Percepções de Estudantes do Ensino médio das redes públicas e privadas sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavirus. Revista Thema, V.18, especial, 2020. Ministério do Turismo. Plano Nacional de Turismo 2007/ 2010. Brasília, MTur, 2007. MÍGUEZ, Ignacio Ramonet. Coronavirus: La pandemia y el sistemamundo. Página 12, 2020. Acesso em 22/05/2022 ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Transmissão do SARSCoV-2: implicações para as precauções de prevenção de infecção. Resumo científico. 9 de julho de 2020. Disponível em: <https://iris.paho.org/handle/10665.2/52472. >Acesso em 12/05/2022. PALUDO, Elias Festa. Os Desafios Da Docência Em Tempos De Pandemia. Em Tese, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 44-53, jul/dez., 2020. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1806-5023. PROETTI, Sidney. As pesquisas qualitativa e quantitativa como métodos de investigação científica: um estudo comparativo e objetivo. Revista Lumen, v.2, n.4,2017Disponívelhttp://www.periodicos.unifai.edu.br/index.php/lumen/article/view/60 Acesso em 09/05/2022. PEREIRA, Alexandre de Jesus; NARDUCHI, Fábio; MIRANDA, Maria Geralda de. Biopolítica e Educação: os impactos da pandemia de covid-19 nas escolas públicas. Rev. Augustus | ISSN: 1981-1896 | Rio de Janeiro | v.25 | n. 51 | p. 219236 | jul. /out. 2020. RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicável às Ciências Sociais. In I. M. Beuren (Ed.), Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: Teoria e Prática (3 ed., pp. 76-97). Atlas, São Paulo. 2006. RUSCHEL, Gian Eligio Soliman. TREVISAN, Mariana Borba. PEREIRA, Josei Fernandes. Ensino Remoto no contexto de uma instituição privada. Universidade Federal de Santa Maria. (UFSM), Rio Grande do Sul, 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/10/Textos-para-Discussao- 18Ensino-Remoto-em-uma-instituicao-particular.pdf. Acesso em: 17 mai. 2022. RIBEIRO JÚNIOR, M. C.; FIGUEIREDO, L. S.; OLIVEIRA, D. C. A.; PARENTE, M. P. M.; HOLANDA, J. S. Ensino remoto em tempos de covid-19: aplicações e dificuldades de acesso nos estados do Piauí e Maranhão. Boletim de Conjuntura (BOCA). Ano II, vol.3, n. 9, Boa Vista, 2020. RODRIGUES, E. N. As percepções dos professores e alunos no contexto da pandemia de Covid-19: uma revisão de literatura. In: Educação remota em tempos de pandemia: ensinar, aprender e ressignificar a educação. 1.ed. [livro eletrônico]. Org. LACERDA, T. E.; GRECO JUNIOR, R. 1.ed. Curitiba-PR: Editora Bagai, 2021. E-Book, disponível:<https://educapes.capes.gov.br/. > Acesso em 17/05/2021. SEDUC/AM - Secretaria de Educação e desporto Governo do Estado do Amazonas. Plano de Retorno às atividades Presenciais – Ações pedagógicas de Gestão e Saúde para as Unidades de Ensino Pós-Pandemia da Covid-19. Manaus- Am. 2020. SANTOS, J. P.; LIMA, R. V. G. Formação de professores em tempos de pandemia. Revista Projeção e Docência. V.11, n 1, ano 2020. Disponível em:<http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/1603/1229 > Acesso em 20/05/2020. SENHORAS, Elói Martins. Coronavírus e Educação: Análise do Impactos Assimétricos. Boletim de Conjuntura (BOCA) ano II, vol. 2, n. 5, Boa Vista, 2020 VENTURINI, A. C.; LIMA, M.; SOUSA, C. J.; BERTOLOZZI, T. B. As desigualdades educacionais e a covid-19. Informativo Desigualdades raciais e Covid-19, AFROCEBRAP, n. 3, nov. 2020.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.