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Título: O desafio do ensino remoto para alunos surdos durante a pandemia do Covid-19 no Centro de Estudos Superiores de Parintins UEA
Título(s) alternativo(s): The challenge of remote teaching for deaf students during the Covid-19 pandemic at the Center for Higher Studies in Parintins UEA
Autor(es): Cerdeira, Luan dos Santos
Orientador(es): Castro, Nayme Farias de
Palavras-chave: Surdos;Aulas Remotas;CESP-UEA
Data do documento: 27-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CERDEIRA, Luan dos Santos. O desafio do ensino remoto para alunos surdos durante a pandemia do Covid-19 no Centro de Estudos Superiores de Parintins UEA. 2022. 36f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
Resumo: As pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), como os surdos, são amparados para o ensino, por políticas públicas como no Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. No entanto, o aluno surdo ainda enfrenta barreiras de comunicação, em vários níveis de ensino. No ensino superior, não é diferente, tornando-se um grande desafio sua permanência para conclusão do curso. A pandemia do Covid-19 acentuou muitas diferenças, incluindo esses alunos. Este trabalho visa entender quais foram os maiores desafios que os alunos surdos tiveram no aprendizado durante a Pandemia da Covid-19 no Centro de Estudos Superiores de Parintins – CESP/UEA, sendo voltada as aulas ministradas de forma remota. Para realizar esse trabalho cinco alunos surdos matriculados nos cursos superiores do CESP, participaram desta pesquisa, respondendo a um questionário envolvendo a temática da pesquisa. Os resultados obtidos demostraram que várias dificuldades que os alunos surdos enfrentaram durante a pandemia, como a falta de intérpretes, pouca comunicação com os professores e as dificuldades de apoio da família, pela falta de compreensão da língua brasileira de sinais, além da falta de comunicação entre o docente e o aluno surdo.
Abstract: People with Special Educational Needs (SEN), such as the deaf, are supported for teaching, by public policies such as Decree nº 5.626, of December 22, 2005. However, the deaf student still faces communication barriers, in several teaching levels. In higher education, it is no different, making it a great challenge to stay on to complete the course. The Covid-19 pandemic has accentuated many differences, including these students. This work aims to understand what were the biggest challenges that deaf students had in learning during the Covid-19 Pandemic at the Centro de Estudos Superiores de Parintins - CESP/UEA, focusing on classes taught remotely. To carry out this work, five deaf students enrolled in higher education courses at CESP participated in this research, answering a questionnaire involving the research theme. The results obtained showed that several difficulties that deaf students faced during the pandemic, such as the lack of interpreters, little communication with teachers and the difficulties of family support, due to the lack of understanding of the Brazilian sign language, in addition to the lack of communication between the teacher and the deaf student.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4384
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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