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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCerdeira, Luan dos Santos-
dc.date.available2022-11-10-
dc.date.available2022-11-11T13:07:51Z-
dc.date.issued2022-05-27-
dc.identifier.citationCERDEIRA, Luan dos Santos. O desafio do ensino remoto para alunos surdos durante a pandemia do Covid-19 no Centro de Estudos Superiores de Parintins UEA. 2022. 36f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4384-
dc.description.abstractPeople with Special Educational Needs (SEN), such as the deaf, are supported for teaching, by public policies such as Decree nº 5.626, of December 22, 2005. However, the deaf student still faces communication barriers, in several teaching levels. In higher education, it is no different, making it a great challenge to stay on to complete the course. The Covid-19 pandemic has accentuated many differences, including these students. This work aims to understand what were the biggest challenges that deaf students had in learning during the Covid-19 Pandemic at the Centro de Estudos Superiores de Parintins - CESP/UEA, focusing on classes taught remotely. To carry out this work, five deaf students enrolled in higher education courses at CESP participated in this research, answering a questionnaire involving the research theme. The results obtained showed that several difficulties that deaf students faced during the pandemic, such as the lack of interpreters, little communication with teachers and the difficulties of family support, due to the lack of understanding of the Brazilian sign language, in addition to the lack of communication between the teacher and the deaf student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectAulas Remotaspt_BR
dc.subjectCESP-UEApt_BR
dc.titleO desafio do ensino remoto para alunos surdos durante a pandemia do Covid-19 no Centro de Estudos Superiores de Parintins UEApt_BR
dc.title.alternativeThe challenge of remote teaching for deaf students during the Covid-19 pandemic at the Center for Higher Studies in Parintins UEApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-11T13:07:51Z-
dc.creator.ID040849712-27pt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Nayme Farias de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988655555615359pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Nayme Farias de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988655555615359pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Joeliza Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983892958051440pt_BR
dc.contributor.referee3Trindade, Dilcindo Barros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948121178402531pt_BR
dc.description.resumoAs pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), como os surdos, são amparados para o ensino, por políticas públicas como no Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. No entanto, o aluno surdo ainda enfrenta barreiras de comunicação, em vários níveis de ensino. No ensino superior, não é diferente, tornando-se um grande desafio sua permanência para conclusão do curso. A pandemia do Covid-19 acentuou muitas diferenças, incluindo esses alunos. Este trabalho visa entender quais foram os maiores desafios que os alunos surdos tiveram no aprendizado durante a Pandemia da Covid-19 no Centro de Estudos Superiores de Parintins – CESP/UEA, sendo voltada as aulas ministradas de forma remota. Para realizar esse trabalho cinco alunos surdos matriculados nos cursos superiores do CESP, participaram desta pesquisa, respondendo a um questionário envolvendo a temática da pesquisa. Os resultados obtidos demostraram que várias dificuldades que os alunos surdos enfrentaram durante a pandemia, como a falta de intérpretes, pouca comunicação com os professores e as dificuldades de apoio da família, pela falta de compreensão da língua brasileira de sinais, além da falta de comunicação entre o docente e o aluno surdo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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