DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4377
Título: Banho de ofurô em recém-nascidos prematuros em Unidade Neonatal de Manaus - validação de tecnologia educacional com público alvo
Título(s) alternativo(s): Hot tub bath in premature newborns in a Neonatal Unit in Manaus - validation of educational technology with target audience
Autor(es): Freire, Ana Lua Marinho
Orientador(es): Marrero, Lihsieh
Palavras-chave: Tecnologia educacional;Recém-nascido prematuro;Educational technology;premature newborn
Data do documento: 28-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Objetivo: validar junto ao público-alvo a tecnologia educacional “Banho de Ofurô: Manual Para Profissionais de Enfermagem”. Método: Estudo metodológico de validação de tecnologia educacional (TE), com ênfase no conteúdo e apresentação, a partir da manifestação do público-alvo. A coleta de dados ocorreu através de um instrumento de avaliação com respostas em escala de tipo Likert. Para a análise, os dados foram organizados em treze itens, divididos em quatro dimensões: organização, apresentação, linguagem e motivação. Os dados foram sistematizados e analisados no programa Excel, onde aplicou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Resultados: A TE foi considerada totalmente adequada nas quatros dimensões: Organização (IVC=1), Linguagem (IVC=1), Aparência (IVC=1), Motivação (IVC=0,89). Na avaliação do conjunto, a TE foi considerada válida com o IVC Geral= 0,96, podendo ser utilizada em treinamentos com profissionais da saúde. Conclusão: Conclui-se que a TE em tela é adequada para ser utilizada em treinamentos de profissionais de enfermagem, com potencial para a difusão do conhecimento quanto humanização da assistência ao RN prematuro
Abstract: bjective: to validate with the target audience the educational technology “Banho de Ofurô: Handbook for Nursing Professionals”. Method: Methodological validation study of educational technology (ET), with an emphasis on content and presentation, from the expression of the target audience. Data collection took place through an instrument of evaluation with Likert-type scale responses. For the analysis, the data were organized into thirteen items, divided into four dimensions: organization, presentation, language and motivation. The data were systematized and analyzed in the Excel program, where the Content Validity Index (CVI) was applied. Results: TE was considered totally adequate in the four dimensions: Organization (CVI=1), Language (CVI=1), Appearance (CVI=1), Motivation (CVI=0.89). In the evaluation of taken together, the ET was considered valid with the General CVI= 0.96, and can be used in training with health professionals. Conclusion: It is concluded that the ET on screen is suitable to be used in training of nursing professionals, with potential for the dissemination of knowledge regarding the humanization of care for the NB premature
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4377
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.