DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreire, Ana Lua Marinho-
dc.date.available2022-11-09-
dc.date.available2022-11-10T17:05:05Z-
dc.date.issued2022-10-28-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4377-
dc.description.abstractbjective: to validate with the target audience the educational technology “Banho de Ofurô: Handbook for Nursing Professionals”. Method: Methodological validation study of educational technology (ET), with an emphasis on content and presentation, from the expression of the target audience. Data collection took place through an instrument of evaluation with Likert-type scale responses. For the analysis, the data were organized into thirteen items, divided into four dimensions: organization, presentation, language and motivation. The data were systematized and analyzed in the Excel program, where the Content Validity Index (CVI) was applied. Results: TE was considered totally adequate in the four dimensions: Organization (CVI=1), Language (CVI=1), Appearance (CVI=1), Motivation (CVI=0.89). In the evaluation of taken together, the ET was considered valid with the General CVI= 0.96, and can be used in training with health professionals. Conclusion: It is concluded that the ET on screen is suitable to be used in training of nursing professionals, with potential for the dissemination of knowledge regarding the humanization of care for the NB prematurept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectRecém-nascido prematuropt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectpremature newbornpt_BR
dc.titleBanho de ofurô em recém-nascidos prematuros em Unidade Neonatal de Manaus - validação de tecnologia educacional com público alvopt_BR
dc.title.alternativeHot tub bath in premature newborns in a Neonatal Unit in Manaus - validation of educational technology with target audiencept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-10T17:05:05Z-
dc.contributor.advisor1Marrero, Lihsieh-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308495242137393pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: validar junto ao público-alvo a tecnologia educacional “Banho de Ofurô: Manual Para Profissionais de Enfermagem”. Método: Estudo metodológico de validação de tecnologia educacional (TE), com ênfase no conteúdo e apresentação, a partir da manifestação do público-alvo. A coleta de dados ocorreu através de um instrumento de avaliação com respostas em escala de tipo Likert. Para a análise, os dados foram organizados em treze itens, divididos em quatro dimensões: organização, apresentação, linguagem e motivação. Os dados foram sistematizados e analisados no programa Excel, onde aplicou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Resultados: A TE foi considerada totalmente adequada nas quatros dimensões: Organização (IVC=1), Linguagem (IVC=1), Aparência (IVC=1), Motivação (IVC=0,89). Na avaliação do conjunto, a TE foi considerada válida com o IVC Geral= 0,96, podendo ser utilizada em treinamentos com profissionais da saúde. Conclusão: Conclui-se que a TE em tela é adequada para ser utilizada em treinamentos de profissionais de enfermagem, com potencial para a difusão do conhecimento quanto humanização da assistência ao RN prematuropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.references1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Método canguru: diretrizes do cuidado [recurso eletrônico]. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/metodo_canguru_diretrizes_cuidado_ revisada.pdf. 2. Costa MFS, Júnior SCG, Magluta C. Analysis of the distribution of births with severity markers in maternity with neonatal intensive care unit in the Unified Health System. Cad. Saúde Colet. 2018; 26(2): 125-30. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadsc/a/SyDVCwgx5C6nbYBLrwXGDqg/?lang=pt. 3. Silva HA, Silva KC, Reco MON, Costa AS, Soares-marangoni DA, Merey LSF. Physiological effects of bucket hydrotherapy for prematurenewborns. Rev Ter Ocup Univ São Paulo. 2017; 28(3):309-15. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i3p309-315. 4. Fialho FA, et al. Tecnologia aplicadas pela enfermagem no cuidado neonatal. Revista Baiana de Enfermagem. V. 29, n. 1, p. 23-32, 2015. 5. Reiling J, Hughes RG, Murphy MR. The impact of facility design on patient safety. In: Hughes RG, editor. Patient safety and quality: an evidence-based handbook for nurses. Rockville: Agency for Healthcare Research and Quality; 2008. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK2633/. 6. Rocha EP, Oliveira APP, Esteves AVF. Validação das tecnologiaseducacionais na área de Enfermagem: uma revisão integrativa. Rev. ScientiaAmazonia. 2015; 4(3):41-47. Disponível em: http://scientia-amazonia.org/wp- content/uploads/2016/06/v4-n3-41-47-2015.pdf. 7. Landeiro MJSL, Peres HHC, Martins TV. Construction and evaluation of interactive educational technology for family members acting as caregivers on caring for dependent people. Revista Eletrônica de Enfermagem. 2017;19:a13. DOI:https://doi.org/10.5216/ree.v19.38115 8. Rambo DC. Criação de um protocolo de fisioterapia aquática para prematuros internados na unidade de terapia intensiva neonatal. 2019. 91f. [Dissertação] Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, Universidade Franciscana, Santa Maria RS. Disponível em: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/759 9. Silva MM, Penha JC da, Barbosa ICFJ, Carneiro CT, Borges JWP, BezerraMAR. Construção e validação de tecnologia educacional para promoção do aleitamento materno no período neonatal. Esc Anna Nery [Internet]. 2021 [acesso em 20 mai 2021];25(2):1–10. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/TFGcfdKCqk4FZNqBjpymdJB/?lang=pt 10. Mazzo LL, Dias DMV. O uso da tecnologia na educação permanente do profissional de Enfermagem em Neonatologia : revisão sistemática. Ling Acadêmica [Internet]. 2018 [acesso em 25 mai 2021];8(2):133–50. Disponível em: https://intranet.redeclaretiano.edu.br/download?caminho=/upload/cms/revis ta/su marios/783.pdf&arquivo=sumario8.pdf 11. Silveira MS, Cogo ALP. Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem: revisão integrativa. Rev. Gauch Enferm. 2017;38(2):e66204. DOI: https://doi.org/10.1590/1983- 1447.2017.02.66204 12. Araújo CC et al. Validação de vídeo instrucional sobre banho de ofurô em recém- nascido pré-termo para enfermeiros. Escola Anna Nery [online]. 2022, v. 26 [Acessado 8 Outubro 2022] , e20210138. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2021-0138>. Epub 25 Fev 2022. ISSN 2177-9465. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2021-0138. 13. Guimarães AB, Marrero L, Vidal AP, Oliveira AL, Menezes EG, Souza AA, et al. Desenvolvimento de tecnologia educacional para familiares sobre o banho de ofurô no domicílio para recém-nascidos. Enferm Foco. 2021;12(6):1184-8DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n6.4861 14. Rodrigues ILA, et al. Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares. Esc Anna Nery [Internet]. 2021 [acesso em 25 mai 2021];25(4):1–8. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/w9w8gnQGpW4zjW3yd7rBmCj/?lang=pt 15. Spir EG, Soares AVN, Wei CY, Aragaki IMM, Kurcgant P. The companions’ perception about the humanization of assistance at a neonatal unit. Rev Esc Enferm USP. 2011; 45(5):1048-54. DOI:https://doi.org/10.1590/S0080- 62342011000500003pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.