DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4372
Título: Explorando estratégicas metacognitivas na aprendizagem do sólido geométrico cone por meio de atividades experimentais
Título(s) alternativo(s): Exploring metacognitive strategies in learning the geometric cone solid through experimental activities
Autor(es): Souza , Diego Carvalho de
Orientador(es): Soares, Carlos José Ferreira
Palavras-chave: Estratégias Metacognitivas. Atividade Experimental. Cone.;Metacognitive Strategies. Experimental Activity. Cone.
Data do documento: 4-Dez-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar como as estratégias metacognitivas usadas pelos estudantes de uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Tefé-AM durante o desenvolvimento de atividades experimentais pode ajudar no processo de aprendizagem no conteúdo do sólido geométrico cone. Como aporte teórico, esta pesquisa foi pautada nos trabalhos de Rosa (2011), Santos (2015) e Soares (2021), pois são autores que fundamentam as estratégias metacognitivas e as atividades experimentais. A metodologia empregada na pesquisa foi qualitativa e a técnica de coleta de dados foi a observação participante e os dados coletados foram analisados a luz da análise descritiva. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a metacognição em sala de aula pode ajudar no processo de aprendizagem dos alunos, vista que eles mediram a altura e o raio aproximadamente dos cones e calcularam seus volumes a partir do experimento realizado. Essa metodologia também pode auxiliar o professor em sala de aula na interação com os educandos, instigando-os a buscarem possibilidades para resolver problemas e também dando-lhe autonomia para serem protagonistas da sua própria aprendizagem
Abstract: The present work aimed to verify how the metacognitive strategies used by students of a 2nd year high school class of a public school in Tefen-AM during the development of experimental activities can help in the learning process in the content of the cone geometric solid. As a theoretical bet, this research was based on the works of Rosa (2011), Santos (2015) and Soares (2020; 2021), because they are authors who base the metacognitive strategies and experimental activities. The methodology used in the research was qualitative, accompanied by participant observation, and the collected data were analyzed in the light of descriptive analysis. The results obtained in the research show that metacognition in the classroom can help in the learning process of students, since they measured the height and radius approximately of the cones and calculated their volumes from the experiment. This methodology can also assist the teacher in the classroom in the interaction with the students, urging them to seek possibilities to solve problems and also giving them autonomy to be protagonists of their own learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4372
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.