Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4372
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza , Diego Carvalho de | - |
dc.date.available | 2022-11-04 | - |
dc.date.available | 2022-11-10T13:41:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-04 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4372 | - |
dc.description.abstract | The present work aimed to verify how the metacognitive strategies used by students of a 2nd year high school class of a public school in Tefen-AM during the development of experimental activities can help in the learning process in the content of the cone geometric solid. As a theoretical bet, this research was based on the works of Rosa (2011), Santos (2015) and Soares (2020; 2021), because they are authors who base the metacognitive strategies and experimental activities. The methodology used in the research was qualitative, accompanied by participant observation, and the collected data were analyzed in the light of descriptive analysis. The results obtained in the research show that metacognition in the classroom can help in the learning process of students, since they measured the height and radius approximately of the cones and calculated their volumes from the experiment. This methodology can also assist the teacher in the classroom in the interaction with the students, urging them to seek possibilities to solve problems and also giving them autonomy to be protagonists of their own learning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estratégias Metacognitivas. Atividade Experimental. Cone. | pt_BR |
dc.subject | Metacognitive Strategies. Experimental Activity. Cone. | pt_BR |
dc.title | Explorando estratégicas metacognitivas na aprendizagem do sólido geométrico cone por meio de atividades experimentais | pt_BR |
dc.title.alternative | Exploring metacognitive strategies in learning the geometric cone solid through experimental activities | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T13:41:34Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Soares, Carlos José Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4741591056883207 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Coutinho, Fernando Soares | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2624337853245608 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Sabrina de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9925363396216039 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2548128967621454 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo verificar como as estratégias metacognitivas usadas pelos estudantes de uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Tefé-AM durante o desenvolvimento de atividades experimentais pode ajudar no processo de aprendizagem no conteúdo do sólido geométrico cone. Como aporte teórico, esta pesquisa foi pautada nos trabalhos de Rosa (2011), Santos (2015) e Soares (2021), pois são autores que fundamentam as estratégias metacognitivas e as atividades experimentais. A metodologia empregada na pesquisa foi qualitativa e a técnica de coleta de dados foi a observação participante e os dados coletados foram analisados a luz da análise descritiva. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a metacognição em sala de aula pode ajudar no processo de aprendizagem dos alunos, vista que eles mediram a altura e o raio aproximadamente dos cones e calcularam seus volumes a partir do experimento realizado. Essa metodologia também pode auxiliar o professor em sala de aula na interação com os educandos, instigando-os a buscarem possibilidades para resolver problemas e também dando-lhe autonomia para serem protagonistas da sua própria aprendizagem | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ANJOS, G. C. B. dos. Pesquisa qualitativa em estudos sobre Terceiro Setor: uma análise nos artigos apresentados no Semead; Gilney Christierny Barros dos Anjos - Universidade de Federal de Campinas Grande, Areté – 2014. 24 BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. CARNEIRO, S. O. A Metacognição Associada a Aprendizagem Significativa: Estudo Envolvendo o Conteúdo de Análise Combinatória / Sonny Odine Carneiro. Ponta Grossa, 2019. 132 f. LEITE, E. A.; DARSIE, M. M. P. Implicações da metacognição no processo de aprendizagem da matemática. Revista Eletrônica de Educação, v. 5, n. 2, nov. 2011. LORENZATO, S. Para aprender matemática. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2010. MARCONI, M. de A. Técnicas de pesquisa/ Marina de Andrade Marconi; Eva Maria Lakatos. – 8.ed. – [2, Reimpr.]. – São Paulo: Atlas, 2019. MENEGHETTI, R. C. G.; Experimentoteca de Matemática: discussões sobre possibilidades de sua utilização no processo de ensino e aprendizagem de Matemática; Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.6, n.1, p. 121-132, jan. - jun. 2011. Disponível em <http://www.periodicos.uepg.br > acesso em: 19 de junho de 2021. ROSA, C. T. W. da; A metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física [tese] / Cleci Teresinha Werner da Rosa; orientador, José de Pinho Alves Filho. - Florianópolis, SC, 2011. ROSITO, B. A. O ensino de Ciências e a experimentação. In: MORAES, R. (Org.). Construtivismo e ensino de Ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011, p. 151 – 161. SALIN, E. B.; Geometria Espacial: A aprendizagem através da construção de sólidos geométricos e da resolução de problemas; Eliana Bevilacqua Salin REVEMAT. eISSN 1981-1322. Florianópolis (SC), v. 08, n. 2, p. 261-274, 2013. SANTOS, J. A.; FRANÇA, K. V.; DOS SANTOS, L. S. B. Dificuldades na Aprendizagem de Matemática – Monografia (Curso de Licenciatura em Matemática) - Centro Universitário Adventista de São Paulo-Campus São Paulo São Paulo, p. 40 – 2007. SANTOS, S. S dos. Análise de uma experiência com tarefas matemáticas que exploram a dimensão metacognitiva; Silmary Silva dos Santos. - Jequié, UESB, 2015. SECAFIM, M. F. Metacognição no Ensino-Aprendizagem de porcentagem na Educação de Jovens e Adultos – Mariana Figueira Secafim. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Mato Grosso – Cuiabá, p. 190 - 2018. SOARES, C. J. F. Atividades e Experimentos de Matemática em Aulas Síncronas. In: VIII Encontro Catarinense de Educação Matemática. Anais..., Santa Catarina: ECEM 2021. p. 01-11< 25 http://eventos.sbem.com.br/index.php/SC/ECEM/paper/view/2038/1453>. Acesso em 15 de abril de 2021. ______. Tarefas investigativas no ensino e aprendizagem de aplicação de derivadas. Curitiba: CRV, 2021. TUMELERO, N. Pesquisa de Campo: Conceito, finalidade e etapas. 27 de janeiro de 2018. Disponível em <https//blog.mettzer.com> acesso em: 25 de jun. de 2021. | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CEST - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Explorando estratégicas metacognitivas na aprendizagem do sólido geométrico cone por meio de atividades experimentais.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.