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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza , Diego Carvalho de-
dc.date.available2022-11-04-
dc.date.available2022-11-10T13:41:34Z-
dc.date.issued2021-12-04-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4372-
dc.description.abstractThe present work aimed to verify how the metacognitive strategies used by students of a 2nd year high school class of a public school in Tefen-AM during the development of experimental activities can help in the learning process in the content of the cone geometric solid. As a theoretical bet, this research was based on the works of Rosa (2011), Santos (2015) and Soares (2020; 2021), because they are authors who base the metacognitive strategies and experimental activities. The methodology used in the research was qualitative, accompanied by participant observation, and the collected data were analyzed in the light of descriptive analysis. The results obtained in the research show that metacognition in the classroom can help in the learning process of students, since they measured the height and radius approximately of the cones and calculated their volumes from the experiment. This methodology can also assist the teacher in the classroom in the interaction with the students, urging them to seek possibilities to solve problems and also giving them autonomy to be protagonists of their own learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégias Metacognitivas. Atividade Experimental. Cone.pt_BR
dc.subjectMetacognitive Strategies. Experimental Activity. Cone.pt_BR
dc.titleExplorando estratégicas metacognitivas na aprendizagem do sólido geométrico cone por meio de atividades experimentaispt_BR
dc.title.alternativeExploring metacognitive strategies in learning the geometric cone solid through experimental activitiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-10T13:41:34Z-
dc.contributor.advisor1Soares, Carlos José Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4741591056883207pt_BR
dc.contributor.referee1Coutinho, Fernando Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2624337853245608pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Sabrina de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9925363396216039pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2548128967621454pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo verificar como as estratégias metacognitivas usadas pelos estudantes de uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Tefé-AM durante o desenvolvimento de atividades experimentais pode ajudar no processo de aprendizagem no conteúdo do sólido geométrico cone. Como aporte teórico, esta pesquisa foi pautada nos trabalhos de Rosa (2011), Santos (2015) e Soares (2021), pois são autores que fundamentam as estratégias metacognitivas e as atividades experimentais. A metodologia empregada na pesquisa foi qualitativa e a técnica de coleta de dados foi a observação participante e os dados coletados foram analisados a luz da análise descritiva. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a metacognição em sala de aula pode ajudar no processo de aprendizagem dos alunos, vista que eles mediram a altura e o raio aproximadamente dos cones e calcularam seus volumes a partir do experimento realizado. Essa metodologia também pode auxiliar o professor em sala de aula na interação com os educandos, instigando-os a buscarem possibilidades para resolver problemas e também dando-lhe autonomia para serem protagonistas da sua própria aprendizagempt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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