DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4364
Título: Ensino e aprendizagem de conceitos científicos em Fisiologia Humana: O Sistema Urinário
Título(s) alternativo(s): Teaching and learning scientific concepts in Human Physiology: The Urinary System
Autor(es): Piedade, Louise Cristine Alves
Orientador(es): Chalco, Fiorella Perotti
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa;Aulas práticas;Desenhos;Ensino de Fisiologia Humana
Data do documento: 23-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: PIEDADE, Louise Cristine Alves. Ensino e aprendizagem de conceitos científicos em Fisiologia Humana: O Sistema Urinário. 2022. 82f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar a contribuição de uma sequência didática envolvendo produção de desenhos e aula prática para a aprendizagem significativa de conceitos sobre o Sistema Urinário na Educação Básica. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo. Na revisão foram buscados os pressupostos teóricos acerca do Ensino e Aprendizagem em Biologia, Aprendizagem Significativa e o uso de aulas práticas e os desenhos como metodologia de ensino. A pesquisa de campo ocorreu por meio de uma sequência didática em sala de aula e no laboratório de Ciências da escola abordando o tema Anatomia e Fisiologia do Sistema Urinário, sendo executada por meio de observação livre da turma, produção de desenhos da figura humana, aplicação de uma aula teórica contextualizada, realização de aula prática e produção de desenho de um rim animal. Os sujeitos da pesquisa foram 23 alunos de uma turma do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Caburi na zona rural do município de Parintins- AM. Os resultados obtidos demonstraram a importância da aplicação de aulas práticas que estimulem a participação ativa dos alunos em conjunto com a contextualização do conteúdo para torna-los protagonistas de sua aprendizagem, utilizando os seus conhecimentos preexistentes e empíricos e transformando-os em conhecimento científico. O contato com o material potencialmente significativo despertou sua curiosidade em aprender sobre a estrutura e funcionamento do rim. Os desenhos revelaram-se como uma estratégia relevante para estimular a criatividade dos alunos e torna-los participativos fazendo com que evidenciassem os seus conhecimentos prévios e, posteriormente, os novos conhecimentos adquiridos por meio da ilustração. Assim, com a utilização dessa modalidade didática além de permitir aos estudantes o acesso a procedimentos da investigação científica possibilitou aos mesmos a aquisição de novos significados em sua estrutura cognitiva referentes à temática estudada.
Abstract: This work aimed to investigate the contribution of a didactic sequence involving the production of drawings and practical classes for the significant learning of concepts about the Urinary System in Basic Education. The data collection instruments used were bibliographic review and field research. In the review, the theoretical assumptions about Teaching and Learning in Biology, Meaningful Learning and the use of practical classes and drawings as a teaching methodology were sought. The field research took place through a didactic sequence in the classroom and in the science laboratory of the school addressing the theme Anatomy and Physiology of the Urinary System, being carried out through free observation of the class, production of drawings of the human figure, application a contextualized theoretical class, practical class and production of a drawing of an animal kidney. The research subjects were 23 students from a 2nd year high school class at Caburi State School in the rural area of Parintins-AM. The results obtained demonstrated the importance of the application of practical classes that stimulate the active participation of the students together with the contextualization of the content to make them protagonists of their learning, using their preexisting and empirical knowledge and transforming them into scientific knowledge. Contact with potentially significant material sparked his curiosity to learn about the structure and functioning of the kidney. The drawings proved to be a relevant strategy to stimulate students' creativity and make them participatory, making them evidence their previous knowledge and, later, the new knowledge acquired through illustration. Thus, with the use of this didactic modality, in addition to allowing students access to scientific investigation procedures, it enabled them to acquire new meanings in their cognitive structure regarding the subject studied.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4364
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino e aprendizagem de conceitos científicos em Fisiologia Humana - o sistema urinário.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.