DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPiedade, Louise Cristine Alves-
dc.date.available2022-10-26-
dc.date.available2022-10-31T13:19:23Z-
dc.date.issued2022-05-23-
dc.identifier.citationPIEDADE, Louise Cristine Alves. Ensino e aprendizagem de conceitos científicos em Fisiologia Humana: O Sistema Urinário. 2022. 82f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4364-
dc.description.abstractThis work aimed to investigate the contribution of a didactic sequence involving the production of drawings and practical classes for the significant learning of concepts about the Urinary System in Basic Education. The data collection instruments used were bibliographic review and field research. In the review, the theoretical assumptions about Teaching and Learning in Biology, Meaningful Learning and the use of practical classes and drawings as a teaching methodology were sought. The field research took place through a didactic sequence in the classroom and in the science laboratory of the school addressing the theme Anatomy and Physiology of the Urinary System, being carried out through free observation of the class, production of drawings of the human figure, application a contextualized theoretical class, practical class and production of a drawing of an animal kidney. The research subjects were 23 students from a 2nd year high school class at Caburi State School in the rural area of Parintins-AM. The results obtained demonstrated the importance of the application of practical classes that stimulate the active participation of the students together with the contextualization of the content to make them protagonists of their learning, using their preexisting and empirical knowledge and transforming them into scientific knowledge. Contact with potentially significant material sparked his curiosity to learn about the structure and functioning of the kidney. The drawings proved to be a relevant strategy to stimulate students' creativity and make them participatory, making them evidence their previous knowledge and, later, the new knowledge acquired through illustration. Thus, with the use of this didactic modality, in addition to allowing students access to scientific investigation procedures, it enabled them to acquire new meanings in their cognitive structure regarding the subject studied.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectAulas práticaspt_BR
dc.subjectDesenhospt_BR
dc.subjectEnsino de Fisiologia Humanapt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem de conceitos científicos em Fisiologia Humana: O Sistema Urináriopt_BR
dc.title.alternativeTeaching and learning scientific concepts in Human Physiology: The Urinary Systempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-31T13:19:23Z-
dc.creator.ID039102382-97pt_BR
dc.contributor.advisor1Chalco, Fiorella Perotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9466769670090715pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Joeliza Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983892958051440pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Adailton Moreira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9899572378161625pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Naimy Farias de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988655555615359pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo investigar a contribuição de uma sequência didática envolvendo produção de desenhos e aula prática para a aprendizagem significativa de conceitos sobre o Sistema Urinário na Educação Básica. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo. Na revisão foram buscados os pressupostos teóricos acerca do Ensino e Aprendizagem em Biologia, Aprendizagem Significativa e o uso de aulas práticas e os desenhos como metodologia de ensino. A pesquisa de campo ocorreu por meio de uma sequência didática em sala de aula e no laboratório de Ciências da escola abordando o tema Anatomia e Fisiologia do Sistema Urinário, sendo executada por meio de observação livre da turma, produção de desenhos da figura humana, aplicação de uma aula teórica contextualizada, realização de aula prática e produção de desenho de um rim animal. Os sujeitos da pesquisa foram 23 alunos de uma turma do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Caburi na zona rural do município de Parintins- AM. Os resultados obtidos demonstraram a importância da aplicação de aulas práticas que estimulem a participação ativa dos alunos em conjunto com a contextualização do conteúdo para torna-los protagonistas de sua aprendizagem, utilizando os seus conhecimentos preexistentes e empíricos e transformando-os em conhecimento científico. O contato com o material potencialmente significativo despertou sua curiosidade em aprender sobre a estrutura e funcionamento do rim. Os desenhos revelaram-se como uma estratégia relevante para estimular a criatividade dos alunos e torna-los participativos fazendo com que evidenciassem os seus conhecimentos prévios e, posteriormente, os novos conhecimentos adquiridos por meio da ilustração. Assim, com a utilização dessa modalidade didática além de permitir aos estudantes o acesso a procedimentos da investigação científica possibilitou aos mesmos a aquisição de novos significados em sua estrutura cognitiva referentes à temática estudada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAcerta mais ENEM: matemática e ciências da natureza, v. 2 - 1ª ed. São Paulo: MWC Editora, 2020. ALVES, N.; MENEZES, J.; BARROS, W.; BORGES, S.; MELLO-CARPES, P. B. Práticas Inovadoras no Processo Ensino-Aprendizagem de Fisiologia Humana. Revista Contexto &amp; Saúde, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 1227–1232, 2013. Disponível em: <https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoesaude/article/view/1779>. Acesso em: 26 mai. 2021. AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia Moderna. São Paulo: Moderna, 2016. ANDRADE, A. F.; ARSIE, K. C.; CIONEK, O. M.; RUTES, V. P. B. A contribuição do desenho de observação no processo de ensino-aprendizagem. Graphica, 2007. Disponível em: < http://www.exatas.ufpr.br/portal/docs_degraf/artigos_graphica/ACONTRIBUICAODO DESENHO.pdf-- >. Acesso em: 13 de novembro de 2020. ARAÚJO, D. L. O que é (e como faz) sequência didática? Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v.3, n.1, p. 322-334, 2013. ARAÚJO, J. N. Aprendizagem Significativa de Botânica em Laboratórios Vivos. 2014. 229 f. Tese de Doutorado (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, 2014. AUSUBEL D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Alicerce Ed. Ltda. Rua Guerra Junqueiro, 456. Porto. PT-467, 2003. ______. A teoria da Aprendizagem Significativa. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, EPU, 1999. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. BACICH, L.; MORÁN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: Penso, 2018. BANDOUK, A. C. et al. Ser Protagonista: biologia, 3º ano: ensino médio. – 3ª ed. – São Paulo: Edições SM, 2016. BARRETO, E. Y. M. S. A importância da arte como ferramenta no ensino da biologia. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – UniAGES, Paripiranga, 2021. 56 BARROS, A. T. C.; ARAÚJO, J. N. Aulas de campo como metodologia para o ensino de ecologia no Ensino Médio. ARETÉ - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v.9, n.20, p. 80–88, Número especial, 2016. BARROS, S. S. Educação formal versus informal: desafios da alfabetização científica. In: ALMEIDA, M. J. P. M. de et al. (orgs.). Linguagens, leituras e ensino de ciência. Campinas: Mercado de Letras: ALB, 1998. BEVILACQUA, G. D.; COUTINHO-SILVA, R. O ensino de Ciências na 5ª série através da experimentação. Ciências e Cognição, v. 10, p. 84-92, 2007. BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011. BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006. Disponível em: <https://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/p df/setembro_dezembro_2006/metodologia_pesquisa_bibliografica.pdf >. Acesso em: 23 fev. 2021. BOER, N. Educação ambiental em escolas de 1º grau. Dissertação (Mestrado) – UFSM, Santa Maria, 1993. ______. Educação ambiental e visões de mundo: uma análise pedagógica e epistemológica. Tese (Doutorado) – UFSC, Florianópolis, 2007. BORGES, T. B. Contribuições de uma sequência didática metodologicamente ativa para uma aprendizagem significativa no ensino de biologia no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Projetos Educacionais de Ciências) - Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena, 2018. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Documento homologado pela Portaria n° 1.570, publicada no D.O.U. de 21/12/2017, Seção 1, Pág. 146. Brasília, 21 de dezembro de 2017. 2018. BRUZZO, C. Biologia: educação e imagens. Educação & sociedade, 25(89), p. 1359-1378, 2004. BUENO DE CAMARGO, M. H.; MORAES, J. R. E.; CARVALHO, M. B., FERRARO, G. C.; PALMEIRA BORGES, V. Alterações morfológicas e funcionais dos rins de cães com insuficiência renal crônica. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. v. 58, n. 5, p. 781-787, 2006. BUSS, C. S.; MACKEDANZ, L. F. O ensino através de projetos como metodologia ativa de ensino e de aprendizagem. Revista Thema, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 122-131, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/481>. Acesso em: 30 jun. 2021. CARDOSO, C. R. F. Atividades práticas nas aulas de fisiologia humana no Ensino Médio. 2020. 165 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. CARMO, S; SCHIMIN, E. S. O ensino da Biologia através da experimentação. 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1085-4.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2021 CARRAHER, T.N. Ensino de ciências e desenvolvimento cognitivo. Coletânea do II Encontro "Perspectivas do Ensino de Biologia". São Paulo, FEUSP, 1986. CARVALHO, A.M.P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 2000. CARVALHO, L. J; GUIMARÃES, C. R. P. Tecnologia: Um recurso facilitador do Ensino de Ciências e Biologia. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IX, 2016, [s. l.]. Anais eletrônicos...[s. l.], 2016. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/2301>. Acesso em: 23 set. 2020. CASTRO, I. F. S. Aprendizagem significativa no ensino de biologia para alunos de escolas rurais. 2012. VIII, 24 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2012. COSTA, M. A. F.; COSTA, M. F. B.; LIMA, M. C. A. B.; LEITE, S. Q. M. O desenho como estratégia pedagógica no ensino de ciências: o caso da biossegurança. Revista Electrónica de Enseñanza de lãs Ciencias, v. 5, n. 1, p. 184-191, 2006. DALBOSCO, V; SROUGI, M; DALL'OGILO, M. Infecções do trato urinário. Rev. Bras. Med., v. 60, n. 6, p. 320-328, 2003. DEMO, P. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2011. DIESEL, A.; SANTOS BALDEZ, A. L.; NEUMANN MARTINS, S. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404>. Acesso em: 04 mar. 2021. DORFMAN, R.B. Pensar sem palavras ou a biologia do desenho. Paraná: Graphica, 2007. Disponível em: http://www.exatas.ufpr.br/portal/docs_degraf/artigos_graphica/PENSAR.pdf Acesso em: 09 ago.2020. DURÉ, R. C.; ANDRADE, M. J. D.; ABÍLIO, F. J. P. Ensino de Biologia e Contextualização do Conteúdo: Quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano? Experiências em Ensino de Ciências, v.13, n.1, p. 259-272, 2018. ELIAS, F. Desenho anatómico - passado, presente e futuro - na arte e no ensino artístico. In: COLÓQUIO EXPRESSÃO MÚLTIPLA IV, 2021, Lisboa. Anais eletrônicos... Lisboa p.102-112, 2021. Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/handle/10451/48691>. Acesso em: 02 jul. 2021. GASPAR, A. Experiências de Ciências para o Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2009. GIASSI, M. G. A contextualização no ensino de biologia: um estudo com professores de escolas da rede pública estadual do município de Criciúma-SC. 2009. 259 f. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2009. GODOY, A. S. Introdução a pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. GOLDSCHMIDT, A. I.; GOLDSCHMIDT JÚNIOR, J. L.; LORETO, E. L. Concepções referentes à ciência e aos cientistas entre alunos de anos iniciais e alunos em formação docente. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 29, n. 92, p. 132-164, 2014. Disponível em: < http://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/2508 >. Acesso em: 13 de abril de 2022. HOFSTEIN, A.; LUNETTA, V. N. The role of the laboratory in science teaching: neglected aspects of research. Review of Educational Research, n. 52, p. 201-217, 1982. JAHN, A. C. Sobre o ensino-aprendizagem da arte e o desenho de observação. 2011. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (Licenciatura em Artes Visuais) – Curso de Licenciatura em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/36803>. Acesso em: 17 mar. 2021. KATO, D. S.; KAWASAKI, C. S. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000100003>. Acesso em: 28 dez. 2020. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da universidade de São Paulo, 2019. ______. Reformas e realidade: o caso do ensino de ciências. São Paulo em perspectiva, n. 14, v. 1, p. 85-93, 2000. LAGE, F.; NOGUEIRA, M. G.; FORESTI, M. C. P. P. A importância do tema água doce no ensino fundamental: uma proposta de aulas teórico-práticas. In: Sheila Zambelo de Pinho; José Roberto Corrêa Saglietti. (Org.). Núcleos de Ensino – v. 1. 1ed. São Paulo: Editora UNESP, v. 1, p. 49-67, 2006. LEMOS, E. S; MOREIRA, M. A. A avaliação da aprendizagem significativa em biologia: Um exemplo com a disciplina embriologia. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 2, p. 15-26, 2011. LIMA, D. B; GARCIA, R. N. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 201-224, 2011. LIMA, R. de; SCHULZ, L. Investigando o sistema urinário nos anos iniciais do ensino fundamental: construindo saberes para a vida. Revista Dynamis. FURB, Blumenau, v. 22, n. 2, p. 18-34, 2016. LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, v. 10, p. 37- 45, 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rk/a/HSF5Ns7dkTNjQVpRyvhc8RR/abstract/?lang=pt&format =html#ModalArticles>. Acesso em: 23 fev. 2021 LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F.; PACCA, H. Biologia hoje -- 3. ed. São Paulo: Ática, 2016. LUCKESI, C. C.. Tendências pedagógicas da prática escolar. In:____ Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1990. – (Coleção magistério – 2º grau. Série formação do professor). p 53-74. MARTINS, G. A.; LINTS, A. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 2000. MILLER, Jon D. Scientific literacy: a conceptual and empirical review. Daedalus: Journal of the American Academy of Arts and Sciences, v. 112, n. 12, p. 29-48, 1983. MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2013. MORAES, R. M. A Aprendizagem Significativa de conteúdos de Biologia no Ensino Médio, mediante o uso de organizadores prévios e Mapas Conceituais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco. Campo Grande, MS, 2005. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa crítica, 2010. Disponível em:< http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigcritport.pdf>. Acesso em: 17 de dezembro de 2020. ______. Ensino de Ciências: Críticas e Desafios. Experiências em Ensino de Ciências, v.16, n.2, 2021. Disponível em < 60 https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/910/809 > Acesso em: 20.out. 2021. ______. Mapas Conceituais: Instrumentos didáticos, de avaliação e de análise de currículo. São Paulo: Moraes, 1987. ______. O que é afinal aprendizagem significativa?. Qurriculum, La Laguna, Espanha, 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 05 de março de 2022. ______. Teoria da Aprendizagem Significativa, 2000. Disponível em:<https://core.ac.uk/download/pdf/303039831.pdf#page=48> Acesso em: 17 de dezembro de 2020. MOREIRA, M. L.; DINIZ, R. E. S. O laboratório de biologia no ensino médio: infraestrutura e outros aspectos relevantes. São Paulo: UNESP, 2003. MOURA, N. A; SILVA, J. B; SANTOS, E. C. Ensino de Biologia através da ilustração científica. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 25, Ed. Especial, p. 194-204, 2006. NETO, J. A. S. P. Teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel: perguntas e respostas. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, n. 21, v. 17, p. 117-130, 2013. NEVES, R. F., CARNEIRO, A. M. L, & Ferreira, H. S. A imagem da célula em livros de Biologia: uma abordagem a partir da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia. Investigações em Ensino de Ciências, n. 21, v. 1, 94-105, 2016. NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B. Aprendendo a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1988. 212p. OLIVEIRA, S. S. Concepções alternativas e ensino de biologia: Como utilizar estratégias diferenciadas na formação inicial de licenciados. Educar, Curitiba, n. 26, p. 233-250, 2005. PAGEL, U. R; CAMPOS, L. M; BATITUCCI, M. C. P. Metodologias e práticas docentes: uma reflexão acerca da contribuição das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem de Biologia. Experiências em Ensino de Ciências, v. 10, n. 2, 2015. PENICK, J. E. Ensinando alfabetização científica. Educar, Curitiba, n. 14, p. 91- 113, 1998. PERUZZI, S.L; FOFONKA, L. A importância da aula prática para a construção significativa do conhecimento: a visão dos professores das ciências da natureza. Educação Ambiental em ação. Número 47, Ano XII, 2014. Disponível em: < http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1754 >. Acesso em: 10 de abril de 2022. PIFFERO, E. L. F; SOARES, R. G.; COELHO, C. P.; ROEHRS, R. Metodologias ativas e o ensino e Biologia: desafios e possibilidades no novo Ensino Médio. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 18, n. 2, p. 48-63, 2020. PIZZANI, L.; SILVA, R. C.; BELLO, S. F.; HAYASHI, M. C. P. I. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 53–66, 2012. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1896>. Acesso em: 04 mai. 2021. POSSOBOM, C.C.F.; OKADA, F.K.; DINIZ, R.E.S. Atividades práticas de laboratório no Ensino de Biologia e de Ciências: relato de uma experiência. In: Garcia, W.G.; Guedes, A.M. (Orgs.). Núcleos de ensino, São Paulo: Unesp. Pró- Reitoria de Graduação, p. 113-123, 2003. POZZO, J. I.; GÓMEZ CRESPO, M. A. Aprender y Enseñar Ciência. Madrid: Ediciones Morata, 1998. RAZERA, J. C. C; MENDES, O. V. M; DUARTE, A. C. S; BARRETTO, M. G. O uso de mapas conceituais em projetos de aprendizagem significativa: uma avaliação quali-quantitativa de mobilização conceitual sobre animais. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 235-247, 2009. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806- 58212009000200016&lng=pt&nrm=iso>.Acesso em: 12 out. 2020. ROBLES-PIÑEROS, J; BAPTISTA, G. C. S; COSTA-NETO, E. M. Uso de desenhos como ferramenta para investigação das concepções de estudantes agricultores sobre a relação inseto-planta e diálogo intercultural. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23 n. 2, p. 159-171, 2018. ROSSASI, L. B; POLINARSKI, C. A. Reflexões sobre metodologias para o ensino de Biologia: Uma perspectiva a partir da prática docente. Porto Alegre: Lume UFRGS, 2011. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/491-4.pdf>. Acesso em: 23 out. 2020. SALESSE, A. M. T.. A Experimentação no Ensino de Química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. 2012. 39f Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. SANTOS, S. L; SILVA, M. A. G. T; MACEDO, S. H. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa no ensino de rede de computadores do curso superior de telecomunicações. Novas Tecnologias na Educação, v. 9, n. 2, 2011. SILVA, E. L; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4 ed. Florianópolis: UFSC, 2005. SILVA, G. F; SILVA, J. S; SILVA, K. F; SILVA, K. M. Percepção da escola sobre a importância das aulas práticas no processo ensino-aprendizagem de Biologia: Um estudo de caso nas escolas de ensino médio da cidade de Bom Jesus – Piauí. Diálogos e Contrapontos: estudos interdisciplinares, v. 1, n. 2, p. 2594-6978, 2017. SILVA, P. G. P.; CAVASSAN, O. Avaliação das aulas práticas de botânica em ecossistemas naturais considerando-se os desenhos dos alunos e os aspectos morfológicos e cognitivos envolvidos. Mimesis, Bauru, v. 27, n. 2, p. 33-46, 2006. Disponível em: <https://secure.unisagrado.edu.br/static/biblioteca/mimesis/mimesis_v27_n2_2006_a rt_02.pdf>. Acesso em: 09 ago .2020. SILVERTHORN, D. U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. SOARES, R. G.; ENGERS, P. B.; COPETTI, J. Formação docente e a utilização de metodologias ativas: uma análise de teses e dissertações. Ensino & Pesquisa, 2019. SOUZA, A. C. A Experimentação no Ensino de Ciências: importância das aulas práticas no processo ensino aprendizagem. 2013. 33f. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. SOUZA, R. W. L. Modalidades e Recursos didáticos para o Ensino de Biologia. Revista Eletrônica de Biologia, [S.l], v. 7, n. 2, p. 124 – 142, 2014. SOUZA, T. T.; HENCKES, S. B. R.; GEWERS, D.; SCARTEZZINI, B.; STROHSCHOEN, A. A. G. Letramento Científico na docência de professores de biologia: concepção e prática. Revista REAMEC, Cuiabá -MT, v. 6, n. 2, 2018. TAVARES, R. Aprendizagem Significativa. Conceitos, [s/l], p. 55-60, 2004. TEMP, D. S. Facilitando a aprendizagem de genética: uso de um modelo didático e análise de recursos presentes em livros de biologia. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências), Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, 2011. VALDUGA, M. F. Desenho e atividades experimentais: uma proposta para o ensino de ciências com alunos de uma turma de 4º ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas), Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, Brasil, 2018 VIDAL, E. P; BACIC, M.C. O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, [S. l.], v. 4, 2018.Disponível em: <https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/953>. Acesso em: 06 out. 2020. VINHOLI JÚNIOR, A. J; PRINCIVAL, G. C. Modelos Didáticos e Mapas Conceituais: Biologia celular e as interfaces com a informática em cursos técnicos do IFMS. HOLOS, v. 02, n. 30, p. 110 – 122, 2014. ZANELLI, J. C. Pesquisa qualitativa em estudos da gestão de pessoas. Estudos da Psicologia, n. 7, p. 79-88, 2002.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino e aprendizagem de conceitos científicos em Fisiologia Humana - o sistema urinário.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.