DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4358
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Alessandra Barbosa da-
dc.date.available2022-10-10-
dc.date.available2022-10-11T12:56:14Z-
dc.date.issued2022-05-30-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4358-
dc.description.abstractLa matemática es fundamental en la vida de cualquier ser humano, al fin y al cabo está inserta en todo en nuestro diario vivir, con la pandemia se paralizó la enseñanza en las escuelas y conforme se reanudaron las actividades en las escuelas, algunos alumnos tuvieron un poco de dificultad en relación a matemáticas las operaciones básicas. El presente trabajo tiene como objetivo mostrar el aporte que los materiales concretos, en especial el material dorado, ejercieron en los estudiantes del 5to año “D”, de la Escuela Municipal Francisco Mendes, ubicada en la ciudad de Tabatinga. Este tema fue elegido para mostrar cómo los académicos del programa de residencia pedagógica aportaron a los estudiantes y docentes de la escuela municipal en este difícil momento en el que nos encontramos. El Material Áureo es uno de los tantos inventos de la médica y educadora italiana Maria Montessori (1870-1952) quien se dedicó al área de la educación, dándose cuenta de las debilidades e insuficiencias de la enseñanza meramente abstracta y conceptual. Por eso la invención de un material concreto donde, además de despertar la curiosidad, los niños tuvieran el placer de aprender con un recurso más concreto, más palpable. Por ello, el trabajo aquí desarrollado es el resultado de la utilización de un material concreto, el uso del material áureo en el aula, para que los alumnos puedan experimentar de una forma diferente y concreta, como ocurre en la práctica, las operaciones básicas, tras todo cuando se presenta un recurso nuevo en la sala siempre es un gran acierto. Por lo tanto, aquí se presentará el material áureo y sus funciones, demostración de cómo se aplicó el material en el aula y análisis del aporte que este recurso trajo a los estudiantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmaterial dourado; materiais concretos; matemáticapt_BR
dc.subjectgolden material; concrete materials; mathpt_BR
dc.titleA importância do uso do material dourado no Ensino das operações básicas em meio a pandemia da covid-19pt_BR
dc.title.alternativeThe importance of using golden material in teaching basic operations amid the covid-19 pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-11T12:56:14Z-
dc.contributor.advisor1Cruz, Francilene dos Santos-
dc.contributor.referee1Nascimento, Rainey Ferreira do-
dc.contributor.referee2Galvão, Vanderlei Nascimento-
dc.description.resumoA matemática é essencial na vida de qualquer ser humano, afinal ela está inserida em tudo no nosso cotidiano, com a pandemia o ensino nas escolas paralisou e na medida em que foram retomadas as atividades nas escolas, alguns alunos apresentaram um pouco de dificuldade em relação as operações básicas. O presente trabalho tem como objetivo mostrar a contribuição que os materiais concretos, em especial o material dourado exerceu nos alunos do 5º ano “D”, da escola Municipal Francisco Mendes, situada na cidade de Tabatinga. Este tema foi escolhido para mostrar como os acadêmicos do programa de residência pedagógica contribuíram com os alunos e professores da escola municipal neste tempo tão difícil em que nos encontramos. O Material Dourado é uma das diversas invenções da médica e educadora Italiana, Maria Montessori (1870-1952) que se dedicou à área da educação, ao perceber as fragilidades e insuficiência do ensino meramente abstrato e conceitual. Por isso a invenção de um material concreto onde além de despertar a curiosidade as crianças teriam o prazer em aprender com um recurso mais concreto, mais palpável. Por esta razão o trabalho aqui desenvolvido é resultado da utilização de um material concreto, o uso do material dourado em sala, para que os alunos pudessem experimentar de uma forma diferente e concreta como acontece na pratica as operações básicas, afinal quando se apresenta um recurso novo em sala sempre faz muito sucesso. Portanto, aqui será apresentado o material dourado e suas funções, demonstração de como foi aplicado o material em sala, e analise da contribuição que este recurso trouxe aos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importânica do uso do material dourado no ensino das operações básicas em meio a pandemia do Covid-19.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.