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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Kelen Dayane Carneiro-
dc.date.available2022-10-07T12:49:18Z-
dc.date.issued2019-06-14-
dc.identifier.citationBARROS, Kelen Dayane Carneiro. O ensino de perímetro utilizando a modelagem matemática como ferramenta pedagógica na educação de jovens e adultos (EJA). 2019. 50 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4355-
dc.description.abstractThe teaching-learning process experienced in the classroom, for the most part, is distant from the reality of the students. the reality of the students, the knowledge acquired is generally not used for day-to-day issues. acquired is generally not used for day-to-day issues. Once the the student does not relate these two worlds, learning becomes uninteresting. uninteresting, there comes a time when some questions arise that Unfortunately, they are left without answers. Thus, the number of dropouts is alarmingly high in The number of dropouts is alarming in Youth and Adult Education (YAE) classes. The number of dropouts is alarming in Youth and Adult Education (YAE) classes, a number that expresses school evasion in this type of education in public schools. in public schools. A complicating factor is the lack of training of teachers in the area, in the In the initial series of Youth and Adult Education, some are graduated in pedagogy or pedagogy or licentiate in letters, but they have to teach all the subjects, and the The lack of continuous training of teachers in the area, The lack of continuous training of teachers in the area, which is partly flawed and has many deficiencies, a fact that configures a teaching based on superficial learning, so many trainers teach with the same gap that they have learned. Thus, mathematics, which should be fun and enchanting, becomes boring and meaningless. becomes boring and meaningless. From this perspective, mathematical modelling can enable the experimentation of the integration of everyday life with the classroom classroom, especially the awakening of the relevance of learning mathematics in the face of the socialisation of small daily tasks with learning at school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de perímetropt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectMathematical modellingpt_BR
dc.subjectTeaching perimeterpt_BR
dc.titleO ensino de perímetro utilizando a modelagem matemática como ferramenta pedagógica na educação de jovens e adultos (EJA)pt_BR
dc.title.alternativeTeaching perimeter using mathematical modelling as a pedagogical tool in youth and adult education (EJA)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-07T12:49:18Z-
dc.contributor.advisor1Moraes, Nadime Mustafa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4822173026595958pt_BR
dc.description.resumoO processo ensino-aprendizagem vivenciado em sala de aula, em sua maior parte, se distancia da realidade dos alunos, o conhecimento que se adquire em geral não é utilizado para questões do dia a dia. Uma vez que o discente não relaciona esses dois mundos, o aprendizado se torna desinteressante, chega um momento que surgem algumas indagações que infelizmente ficam sem respostas. Desse modo, o quantitativo de desistências é alarmante nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), número que traduz expressa evasão escolar nesta modalidade de ensino nas escolas públicas. Um fator que dificulta é a falta de formação dos professores na área, nas séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos, alguns são formados em pedagogia ou licenciatura em letras, mas tem que ministrar todas as disciplinas, e a falta de uma formação continuada dos professores da área, que em parte é falha e tem muitas deficiências, fato este que configura um ensino pautado em aprendizagens superficiais, assim muitos formadores ensinam com a mesma defasagem que aprenderam. Dessa forma, a matemática que deveria ser divertida e encantadora, se torna maçante e sem sentido. Nessa perspectiva, a modelagem matemática pode possibilitar a experimentação da integração do cotidiano com a sala de aula, sobretudo o despertar da relevância da aprendizagem da matemática diante da socialização de pequenas tarefas diárias com o aprendizado na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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