DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4352
Título: Utilizando material concreto para resolver o teorema de Pitágoras no EJA
Título(s) alternativo(s): Using concrete material to solve the Pythagorean theorem in EJA
Autor(es): Paiva, Adilson Pinheiro de
Orientador(es): Moraes, Nadime Mustafa
Palavras-chave: Matemática;Ensino de matemática;Teorema de Pitágoras;Mathematics;Mathematics teaching;Pythagorean Theorem;EJA
Data do documento: 4-Jun-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: PAIVA, Adilson Pinheiro de. Utilizando material concreto para resolver o teorema de Pitágoras no EJA. 2019. 67 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.
Resumo: Um dos maiores matemáticos de todos os tempos Pitágoras, indiscutivelmente foi um dos responsáveis pelo avanço da matemática, dedicou-se a ao estudo da Filosofia, Astronomia e Geometria. Um dos seus principais trabalhos foi a resolução de problemas práticos no triângulo retângulo, foi o primeiro homem a provar o teorema, que lhe foi atribuído o seu nome que diz: que o quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos seus catetos. O ensino da Matemática provoca sensações distintas, tanto para os professores quanto para os alunos: de um lado uma área do conhecimento importantíssima, do outro, a insatisfação com os resultados negativos ou sucesso com os positivos. Todavia, cada professor sabe que enfrentar os desafios em sala de aula não é nada simples. No decorrer dos estágios para a formação em licenciatura em matemática, foi perceptível observar uma grande dificuldade dos alunos referente as aplicações da matemática no cotidiano, notou-se que os alunos possuem bastante dificuldade no estudo da Geometria, um tema que está presente constantemente em nossa vida. Na busca por melhorias de métodos para o ensino da Matemática em sala de aula, a utilização de material concreto para provar uma demonstração se torna uma metodologia interessante e facilitadora para que os alunos possam perceber a utilidade da matemática, e como está relacionada com o mundo, aprendendo a desenvolver e construir o seu próprio conhecimento. O presente trabalho buscou possíveis melhorias para o ensino desse determinado assunto, utilizando o material concreto para realizar demonstrações geométricas, tornando assim um facilitador de ensino da matemática, para que os alunos possam perceber o quanto o teorema de Pitágoras está presente em nossas vidas, bem como da sua respectiva utilidade. Desse modo, verificou-se se a metodologia utilizada por meio de materiais manipuláveis o ensino da matemática foi satisfatória, avaliou todas as possíveis característica das dificuldades do ensino em sala de aula.
Abstract: One of the greatest mathematicians of all time Pythagoras, undoubtedly was one of those responsible for the advancement of mathematics, dedicated the study of philosophy, astronomy and geometry. One of his major works was solving practical problems in the right triangle, was the first man to He was the first man to prove the theorem, named after him, that the square of the hypotenuse is equal to the sum of the squares of its catheters. Mathematics teaching provokes different sensations, both for teachers and students. teachers and students alike: on the one hand, a very important area of on the other, dissatisfaction with the negative results or success with the positive ones. the positive ones. However, every teacher knows that facing the challenges in the classroom is not easy. is not at all easy. During the training courses for the degree in mathematics, it was noticeable to observe a great difficulty of students regarding the applications of mathematics in everyday life, it was noted that students have great difficulty in the study of Geometry, a subject that is constantly present in our lives. our life. In the search for improved methods for teaching mathematics in the classroom, the classroom, the use of concrete material to prove a demonstration becomes an interesting interesting and facilitating methodology so that students can understand the usefulness of mathematics, and how it is related to the world, learning to develop and build their own knowledge. The present work sought possible improvements for the teaching of this subject, using concrete material to perform geometric demonstrations geometric demonstrations, thus making it a facilitator of mathematics teaching, so that students can realize how students can realize how the Pythagorean theorem is present in our lives, as well as their respective usefulness. Thus, it was verified if the methodology used by means of manipulative manipulatives the teaching of mathematics was satisfactory, evaluated all the possible characteristic of the difficulties of teaching in the classroom.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4352
Aparece nas coleções:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilizando material concreto para resolver o teorema de Pitágoras no EJA.pdf3,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.