DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4342
Título: O ensino de frações na contextualização de problemas utilizando jogo dominó nas turmas da 3ª etapa do ensino de jovens e adultos - EJA
Título(s) alternativo(s): The teaching of fractions in the contextualization of problems using dominoes game in classes of 3rd stage of youth and adult education - EJA
Autor(es): Mafra, Samir Pedro de Abreu
Orientador(es): Costa, Helisângela Ramos da
Palavras-chave: Matemática;Ensino de matemática;Frações;Jogos matemáticos;Mathematics;Mathematics teaching;Fractions;Mathematical games
Data do documento: 4-Jun-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MAFRA, Samir Pedro de Abreu. O ensino de frações na contextualização de problemas utilizando jogo dominó nas turmas da 3ª etapa do ensino de jovens e adultos - EJA. 2019. 47 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.
Resumo: Este trabalho encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro aborda os principais conceitos teóricos da fundamentação para o desenvolvimento deste trabalho. O segundo capítulo apresenta os aspectos metodológicos relativos à aplicação do projeto. O terceiro capítulo mostra os resultados obtidos através da análise dos dados alcançados com a aplicação do jogo de dominó. Assim como os resultados das atividades realizadas durante a pesquisa. Este projeto tem como objetivo geral: avaliar como o uso dos jogos lúdicos são importantes ferramentas facilitadoras para o ensino de frações na disciplina de matemática para os alunos do ensino fundamental da 3ª Etapa do EJA em uma escola pública no Município de Presidente Figueiredo. Tendo assim os objetivos específicos: ministrar uma aula teórica com o tema sobre frações para uma turma do EJA; Ministrar 9 uma aula lúdica com o uso do jogo de dominó de frações sobre o mesmo tema; e identificar as dificuldades que o aluno tem em relação à metodologia aplicada pelo professor em sala de aula. No entanto este projeto tem como objetivo de contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem nos conteúdos de frações e as quatro operações matemáticas dos alunos da 3ª Etapa do Ensino de Jovem e Adulto – EJA através da ludicidade pelo uso do jogo de dominó de frações.
Abstract: This paper is divided into three chapters. The first one addresses the main theoretical concepts of the foundation for the development of this work. The second chapter presents the methodological aspects related to the application of the project. The third chapter shows the results obtained through data analysis achieved with the application of dominoes game. As well as the results of activities performed during the research. This project has as a general objective: to evaluate how the use of ludic games are important important facilitating tools for the teaching of fractions in the discipline of mathematics for students of elementary education of the 3rd stage of EJA in a public school in public school in the municipality of Presidente Figueiredo. Having thus the specific objectives: To teach a theoretical class on fractions to a EJA class; To teach to teach a ludic class with the use of fractions dominoes on the same theme; and To identify the difficulties that the student has in relation to the methodology applied by the teacher in the classroom. However this project aims to contribute to the improvement of the teaching and learning in the contents of fractions and the four mathematical operations of students of the 3rd Stage of Youth and Adult Education - YAE through the ludicity by using of the game of fractions dominoes.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4342
Aparece nas coleções:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.