DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4340
Título: Cartoons como estratégia metodológica para o ensino e aprendizagem de semelhança de triângulos no 9º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Cartoons as a methodological strategy for teaching and learning similarity of triangles in the 9th grade of primary schools
Autor(es): Marques, Rodrigo Costa
Orientador(es): Lima, Geraldine Silveira
Palavras-chave: Matemática;Metodologia de ensino;Ensino aprendizagem;Triangulos;Mathematics;Teaching methodology;Teaching and learning;Triangles
Data do documento: 4-Jun-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MARQUES, Rodrigo Costa. Cartoons como estratégia metodológica para o ensino e aprendizagem de semelhança de triângulos no 9º ano do ensino fundamental. 2019. 89 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.
Resumo: A Matemática está em nosso contexto de vida, principalmente a geometria, pois o seu conhecimento é de grande importância, podendo assim contribuir no raciocínio lógico e no dia a dia. A parte prática da disciplina, assim como a teórica, é de fundamental importância para se entender as situações que justificam a sua real necessidade, pois na antiguidade os matemáticos através da observação dos fenômenos da natureza, conseguiram obter bastante conhecimentos, no qual os mesmos provaram várias teorias que são utilizadas em nosso dia a dia e entre elas a semelhanças de triângulos é uma das que mais se destacam, onde é possível deduzir medidas inacessíveis de uma determinada altura difícil de ser medido. O desenho de Cartoons é uma ferramenta que agrada bastante as crianças, adolescentes, jovens e até mesmo os adultos, desenvolvendo assim uma comunicação sensorial, emocional e racional, facilitando na interação com o público, seja através de linguagens e mensagens, transportando o indivíduo ao mundo imaginário, onde possivelmente está sempre ganhando seu espaço no mundo atual. A utilização de cartoons em sala de aula tem como objetivo contribuir para compreensão do aluno através do uso de desenhos animados como recurso didático no assunto Semelhança de Triângulos, sendo uma fonte poderosa para estimular, incentivar os conhecimentos, podendo melhorar o interesse, a participação e a resolução de exercícios.
Abstract: Mathematics is in our life context, especially geometry, because their knowledge is of great importance, and can thus contribute to logical reasoning and daily life. The practical part of the subject, as well as the theoretical, is of fundamental importance to understand the situations that justify its real need, because in ancient times the mathematicians through the observation of phenomena of nature, managed to obtain a lot of knowledge, in which they same proved several theories that are used in our day to day and among them the similarity of triangles is one of the most prominent, where you can deduce inaccessible measures of a given height difficult to be measured. Cartoons are a tool that is very appealing to children, teenagers, young people and even adults, adolescents, young people and even adults, thus developing a sensorial sensorial, emotional and rational communication, facilitating interaction with the public, either through languages and messages, transporting the individual to the imaginary world imaginary, where possibly is always gaining its space in today's world. The use of cartoons in the classroom aims to contribute to student's understanding through the use of cartoons as a didactic resource in the subject of Similarity of Triangles, being a powerful source to stimulate, encourage knowledge, and can improve the interest, participation and resolution of exercises.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4340
Aparece nas coleções:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.