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Título: A experimentação para o ensino de ciências e biologia: o que pensam os licenciados
Título(s) alternativo(s): Experimentation for teaching science and biology: what do the graduates think
Autor(es): Seixas, Fernanda Fraga de
Orientador(es): Dutra, Leandro Barreto
Palavras-chave: Processo formativo;Futuros professores;Experiências formativas;Ensino de Ciências;Formative process;future teachers;formative experiences;science education
Data do documento: 15-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SEIXAS, Fernanda Fraga de. A experimentação para o ensino de ciências e biologia: o que pensam os licenciados. 2022. 49 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Há muitos anos a experimentação para o ensino de Ciências vem sendo vista como uma boa alternativa para o alcance de uma aprendizagem efetiva. É possível perceber que a experimentação possibilita um maior envolvimento dos alunos nas atividades, gera autonomia e pode colaborar para a diminuição do desinteresse tão comum. Todavia sabe-se que é necessário que além da manipulação de vidrarias, por exemplo, haja também a movimentação de ideias entre os estudantes, o que normalmente não acontece e, parece ser um dos problemas que dificulta a aprendizagem dos discentes, ou seja, o modo como a experimentação acontece. Nesse sentido, as experiências formativas que os licenciandos adquirem tem papel fundamental, já que os conhecimentos adquiridos durante a graduação vão refletir em como essas atividades serão elaboradas e aplicadas em sala de aula. Pensando nisso, a pesquisa teve por objetivo compreender como a formação inicial tem colaborado para o processo formativo de futuros professores aptos na experimentação para o ensino de ciências e biologia na educação básica e como essas questões são abordadas e/ou aprendidas por eles durante a graduação. Para isso, houve a aplicação de um formulário online para os graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública localizada na cidade de Manaus, que estivessem regularmente matriculados a partir do 5° período do curso. Para a análise dos resultados foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo, no qual as categorias utilizadas foram: comprovação da teoria, demonstração da teoria, complementação da teoria, sinônimo de motivação e facilitadora de aprendizagem. Como resultados, foi possível observar que os participantes trazem diferentes concepções, a partir de suas experiências formativas, sobre a experimentação. 5 (21,74%) acreditam que a experimentação serve para comprovar uma teoria; 5 (21,74%) acreditam que ela tem papel de demonstração; 5 (21,74%) a vêem como complementação da teoria; 5 (21,74%) como facilitadora de aprendizagem e 3 (13,04%) acreditam que ela é um sinônimo de motivação. Além disso, a maioria dos alunos possuem experiências com experimentações realizadas em laboratório e que grande parte das práticas vivenciadas na graduação são classificadas como demonstrativas não tendo relação com o dia a dia dos alunos. A partir desses resultados, é necessário que mais questões teóricas e metodológicas sobre a experimentação sejam trabalhadas na graduação, para que assim os licenciandos possam compreender melhor as necessidades dessa prática para o ensino e aprendizagem. Palavras- chave: Processo formativo, futuros professores, experiências formativas.
Abstract: For many years, experimentation for science teaching has been seen as a good alternative for achieving effective learning. It is possible to perceive that the experimentation allows a greater involvement of the students in the activities, generates autonomy and can collaborate for the reduction of the disinterest so common. However, it is known that in addition to handling glassware, for example, there is also a need to move ideas among students, which normally does not happen and seems to be one of the problems that hinders students' learning, that is, the how experimentation happens. In this sense, the training experiences that undergraduates acquire play a fundamental role, since the knowledge acquired during graduation will reflect on how these activities will be elaborated and applied in the classroom. With this in mind, the research aimed to understand how initial training has contributed to the training process of future teachers able to experiment with teaching science and biology in basic education and how these issues are addressed and/or learned by them during graduation. For this, an online form was applied to undergraduates of the Licentiate in Biological Sciences of a public university located in the city of Manaus, who were regularly enrolled from the 5th period of the course. For the analysis of the results, the Content Analysis methodology was used, in which the categories used were: proof of theory, demonstration of theory, complementation of theory, synonymous with motivation and facilitator of learning. As a result, it was possible to observe that the participants bring different conceptions, from their formative experiences, about experimentation. 5 (21.74%) believe that experimentation serves to prove a theory; 5 (21.74%) believe that it has a demonstration role; 5 (21.74%) see it as a complement to the theory; 5 (21.74%) as a learning facilitator and 3 (13.04%) believe that it is synonymous with motivation. In addition, most students have experiences with experiments carried out in the laboratory and that most of the practices experienced in graduation are classified as demonstrative, having no relation to the daily lives of students. Based on these results, it is necessary that more theoretical and methodological questions about experimentation be addressed at graduation, so that undergraduates can better understand the needs of this practice for teaching and learning. Keywords: Formative process; future teachers; formative experiences.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4331
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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