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Título: Um panorama do ensino de ciências em animais de laboratório no Brasil: aspectos legais e métodos substitutivos
Título(s) alternativo(s): An overview of science teaching on laboratory animals in Brazil: legal aspects and replacement methods
Autor(es): Dantas, Paula Hariana Silva
Orientador(es): Silva, Gladys Corrêa da
Palavras-chave: CAL;Legislação;Métodos substitutivos;Ensino;Ensino;Universidade
Data do documento: 6-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: DANTAS, Paula Hariana Silva. Um panorama do ensino de ciências em animais de laboratório no Brasil: aspectos legais e métodos substitutivos. 2022. 121 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A relevância de uma instituição multidisciplinar que forma profissionais capacitados de nível superior, apresenta a busca pela aprendizagem significativa compreendendo a necessidade de aptidão mais ampla de saberes, que envolve raciocínio crítico e visão de mundo. Tal qual a esta percepção encontramos a necessidade da difusão da disciplina de Ciência em Animais de Laboratório dentro das grandes Universidades, isso porque objetivando seu processo de ensino e aprendizagem, no qual desencadeia a formação de futuros profissionais, que exercerão a função de responsáveis acerca do bem-estar e bioética animal. Além da premissa de que essa ausência dificulta como um todo a compreensão dos aspectos básicos dessa área, além da preocupação sobre o perfil de formação de um profissional e como o mesmo desempenhará tal função, quando não se obtém o básico em sala de aula. Em função disto, e a fim de desencadear uma verificação acentuada do panorama das estruturas curriculares dos cursos de saúde incluindo Medicina Veterinária e licenciatura em Ciências/Biologia, mostrando que poucas Universidades possuem tais disciplinas como eletivas ou obrigatórias na estrutura curricular dos cursos de graduação, e considerando a importância da CAL como matéria obrigatória, busca-se com este trabalho realizar um panorama a acerca da situação atual da Ciência em Animais de Laboratório no Brasil, e avaliar o impacto da ausência desta disciplina na grade curricular dos cursos de saúde/educação. Palavras-chave: CAL; Legislação; Métodos Substitutivos; Ensino; Universidade
Abstract: The importance of a multidisciplinary institution that trains highly skilled professionals, demonstrates the need for significant learning, recognizing the need for a broad set of skills that includes critical thinking and a global perspective. As a result of this perception, we identified the need for the dissemination of the disciplinary of Animais de Laboratório within the major universities. This is because, by focusing on its educational and learning processes, it encourages the formation of future professionals who will be responsible for animal welfare and bioethics. Experimental in vivo research has a long history and has yielded numerous benefits for both human and non-human species. Among these advantages, we can mention the discovery of vaccines, treatments, and knowledge of anatomical characteristics of various species. However, for many years, experiments were carried out without the necessary regulation. With the approval of Lei Arouca (11.794/2008) in Brazil, the creation and use of animals in research, education, and testing in all of the country's territory became subject to this law. In light of this, and with the goal of launching a more thorough examination of the landscape of curricular structures for health-related courses, such as veterinary medicine and science/biology licenciature, demonstrating into account the fact that few universities have such disciplinas as electives or requirements, the aim of this work is to provide an overview of the current situation of Science in Laboratory Animals in Brazil, and to assess the impact of the absence of this discipline in the curriculum of health/education courses. Keywords: CAL; Legislation; Substitute Methods; Teaching; University.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4319
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



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