DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDantas, Paula Hariana Silva-
dc.date.available2022-09-28T14:55:22Z-
dc.date.issued2022-05-06-
dc.identifier.citationDANTAS, Paula Hariana Silva. Um panorama do ensino de ciências em animais de laboratório no Brasil: aspectos legais e métodos substitutivos. 2022. 121 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4319-
dc.description.abstractThe importance of a multidisciplinary institution that trains highly skilled professionals, demonstrates the need for significant learning, recognizing the need for a broad set of skills that includes critical thinking and a global perspective. As a result of this perception, we identified the need for the dissemination of the disciplinary of Animais de Laboratório within the major universities. This is because, by focusing on its educational and learning processes, it encourages the formation of future professionals who will be responsible for animal welfare and bioethics. Experimental in vivo research has a long history and has yielded numerous benefits for both human and non-human species. Among these advantages, we can mention the discovery of vaccines, treatments, and knowledge of anatomical characteristics of various species. However, for many years, experiments were carried out without the necessary regulation. With the approval of Lei Arouca (11.794/2008) in Brazil, the creation and use of animals in research, education, and testing in all of the country's territory became subject to this law. In light of this, and with the goal of launching a more thorough examination of the landscape of curricular structures for health-related courses, such as veterinary medicine and science/biology licenciature, demonstrating into account the fact that few universities have such disciplinas as electives or requirements, the aim of this work is to provide an overview of the current situation of Science in Laboratory Animals in Brazil, and to assess the impact of the absence of this discipline in the curriculum of health/education courses. Keywords: CAL; Legislation; Substitute Methods; Teaching; University.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCALpt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectMétodos substitutivospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.titleUm panorama do ensino de ciências em animais de laboratório no Brasil: aspectos legais e métodos substitutivospt_BR
dc.title.alternativeAn overview of science teaching on laboratory animals in Brazil: legal aspects and replacement methodspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-28T14:55:22Z-
dc.contributor.advisor1Silva, Gladys Corrêa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8851211859439121pt_BR
dc.description.resumoA relevância de uma instituição multidisciplinar que forma profissionais capacitados de nível superior, apresenta a busca pela aprendizagem significativa compreendendo a necessidade de aptidão mais ampla de saberes, que envolve raciocínio crítico e visão de mundo. Tal qual a esta percepção encontramos a necessidade da difusão da disciplina de Ciência em Animais de Laboratório dentro das grandes Universidades, isso porque objetivando seu processo de ensino e aprendizagem, no qual desencadeia a formação de futuros profissionais, que exercerão a função de responsáveis acerca do bem-estar e bioética animal. Além da premissa de que essa ausência dificulta como um todo a compreensão dos aspectos básicos dessa área, além da preocupação sobre o perfil de formação de um profissional e como o mesmo desempenhará tal função, quando não se obtém o básico em sala de aula. Em função disto, e a fim de desencadear uma verificação acentuada do panorama das estruturas curriculares dos cursos de saúde incluindo Medicina Veterinária e licenciatura em Ciências/Biologia, mostrando que poucas Universidades possuem tais disciplinas como eletivas ou obrigatórias na estrutura curricular dos cursos de graduação, e considerando a importância da CAL como matéria obrigatória, busca-se com este trabalho realizar um panorama a acerca da situação atual da Ciência em Animais de Laboratório no Brasil, e avaliar o impacto da ausência desta disciplina na grade curricular dos cursos de saúde/educação. Palavras-chave: CAL; Legislação; Métodos Substitutivos; Ensino; Universidadept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesABBAGLIATO, A. S. COMPARAÇÃO DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E EUROPEIA SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DO USO DE ANIMAIS PARA FINS DE ENSINO E PESQUISA: AVANÇOS E DESAFIOS PARA ADEQUAÇÃO DA LEI N.º11.794 DE 08 DE OUTUBRO DE 2008.. Orientador: Octavio Augusto F. Presgrave. 2019. 74 f. v. 1, Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ciência em Animais de Laboratório, Ciência em Animais de Laboratório, Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos, Rio de Janeiro, 2019. BASTOS, J.C.F. et al. Implicações éticas do uso de animais no processo de ensino-aprendizagem nas faculdades de medicina do Rio de Janeiro e Niterói. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 26, n. 3, p.162-170, 2002. BRASIL. Decreto Lei 24.645 de 10 de Julho de 1934, Estabelece medidas de proteção aos animais. Rio de Janeiro, D.O.U 13/07/1948. 10 jul. 1934. Data de acesso: 09 de Abril de 2021. BRASIL. Lei n.o 11.794 de 08 de Outubro de 2008, Regulamenta o inciso VII do § 1o do art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais; revoga a Lei no 6.638, de 8 de maio de 1979; e dá outras providências. Brasília, D.O.U. DE 09/10/2008, P. 1. 8 out. 2008. Data de acesso: 01 de Abril de 2021. BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 nº Nº 9.394, Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.. Presidência da República Casa Civil: Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, p. 1-70, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 2 mar. 2022. BRASIL. RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 33 – Brasília, 18 de novembro de 2016. Dispõe sobre a instalação e o funcionamento das Comissões de Ética no Uso de animais. Diário Oficialda União de Brasília. DF, nº 33, 18 de novembro de 2016. Seção 1, p. 10. Data de acesso: 01 deAbril de 2021. BRASIL. Lei nº 11.105, de 24 de março de 2005. Regulamenta os incisos II, IV e V do § 1º doart. 225 da Constituição Federal, estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados – OGM e seus derivados, cria o Conselho Nacional de Biossegurança – CNBS, reestrutura a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio, dispõe sobre a Política Nacional de Biossegurança – PNB, revogaa Lei nº 8.974, de 5 de janeiro de 1995, e a Medida Provisória nº 2.191-9, de 23 de agosto de 2001, e os arts. 5º , 6º , 7º , 8º , 9º , 10 e 16 da Lei nº 10.814, de 15 de dezembro de 2003, e dá outras providências. Brasília, D.O.U. DE 24/03/2005, P. 1. 24 mar. 2005. Data de acesso: 26 deAbril de 2021. BROOM, D. M. e Molento, C.F.M. "Bem-estar animal: conceitos e questões relacionadas – Revisão". Archives of Veterinary Science, v. 9, n. 2, p. 1-11, 2004. Data de acesso: 09 de Abrilde 2021. CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL (CONCEA). Resolução Normativa no 6 de 10 de Julho de 2012; Altera a Resolução Normativano 1, de 9 de julho de 2010, que “Dispõe sobre a instalação e o funcionamento das Comissões de Éticas no Uso de Animais (CEUAs)”. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, edição133, p. 13, 11 jul. 2012. Data de acesso: 09 de Abril de 2021. 80 DIAS, H. L. M. PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIA EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SÃO LUÍS – MA. Orientador: Maria Inês Doria Rossi - ICTB/Fiocruz. 2020. 139 f. v. 1, Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ciência em Animais de Laboratório, Ciência em Animais de Laboratório, Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos, Rio de Janeiro, 2020. DIAS EC. A defesa dos animais e as conquistas legislativas do movimento de proteção animal no Brasil. Fórum de Direito Urbano e Ambiental. Belo Horizonte: Editora Fórum; 2004. p. 1918-26. Data de acesso: 11 de Abril de 2004. DINIZ, R. et al. Animais em aulas práticas: podemos substituí-los com a mesma qualidade de ensino? Revista Brasileira de Educação Médica, v. 2, n.30, p. 31-41, 2006. FEIJÓ, A.M..G; MACEDO-BRAGA, L.M.G.; PITREZ, P.M. C. Animais na pesquisa e no ensino: aspectos éticos e técnicos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. FISCHER, M. OLIVEIRA, G. M. D. Ética no uso de animais: A experiência do Comitê de Éticano Uso de Animais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Estud. Biol., Ambiente Divers. 2012 jul./dez., 34(83), 247-260. Data de acesso: 09 de Abril de 2021. FISCHER, M.L.; TAMIOSO, P.R. Perception and position of animals used in education and experimentation by students and teachers of different academic fields. Estudos de Biologia, v. 35, n. 84, 2013. FRAJBLAT, M.; AMARAL, V. L. L.; RIVERA E. A. B. Ciência em animais de laboratório. Ciência e Cultura. São Paulo, v. 60, n.2, 2008. Data de acesso: 09 de Abril de 2021. FRAJBLAT, Marcel; AMARAL, Vera L. Lângaro; RIVERA, Ekaterina A.B.. Ciência em animais de laboratório. Cienc. Cult., São Paulo , v. 60, n. 2, p. 44-46, 2008 . Available from <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009- 67252008000200019&lng=en&nrm=iso>. Data de acesso: 09 de Abril de 2021. GOLDIM, José Roberto. BIOÉTICA: ORIGENS E COMPLEXIDADE. Clinical & Biomedical Research, [S.l.], v. 26, n. 2, feb. 2020. ISSN 2357-9730. Available at: <https://www.seer.ufrgs.br/hcpa/article/view/100251>. Data de acesso: 1 de Abril de 2021. GREIF, S.; TRÉZ, T. A verdadeira face da experimentação animal. Rio de Janeiro: Sociedade Educacional "Fala Bicho", 2000. Data de acesso: 02 de Abril de 2021. IZMIRLI S, Aldavood SJ, Yasar A, Phillips CJ. Introducing ethical evaluation of the use of animals in experiments in the Near East. Altern Lab Anim. 2010;38(4):331-6 Data de acesso:02 de Abril de 2021. LAPCHIK, V. B. V.; MATTARAIA, V. G. M.; KO, M. G. Cuidados e manejos de animais de laboratório. São Paulo:Atheneu, 2010. p. 73-81. Data de acesso: 09 de Abril de 2021. LEVAI LF, Daró VR. Experimentação Animal: histórico, implicações éticas e caracterização como crime ambiental. In: Tréz T, organizador. Instrumento Animal: O uso prejudicial de animais no ensino superior. São Paulo: Canal Projetos Editoriais; 2008. p. 43-63. Data de acesso: 09 de Abril de 2021. LIMA, W. T. Entendimento humano da experimentação animal. Ciência & Cultura, v.60, n.2,p.26- 27. 2008. Data de acesso: 09 de Abril de 2021. 81 LIMA, Whotan Tavares de. Entendimento humano da experimentação animal. Ciência e Cultura. São Paulo, vol. 60, nº.2, p. 25- 32, 2008. Data de acesso: 02 de Abril de 2021. LOW, Laurence; TAGLE, Danilo. Microphysiological Systems ("Organs-on-Chips") for Drug Efficacy and Toxicity Testing. National Library of Medicine, EUA, ano 2017, v. 10, n. 4, 10 jun. 2017. p. 237-239. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5504483/. Acesso em: 22 abr. 2022. MARKUS, Regina P.. Legal, legítimo e ético: avanços da ciência - busca do conhecimento. MELGAÇO, I. C. P. P. S. Formação ética e experimentação animal: as concepções de discentes e professores sobre o uso de animais em prática didático-científicas. 2010. 110 f. Dissertação (PósGraduação em Ensino em Biociências e Saúde). Instituto Oswaldo Cruz, FundaçãoOswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010. Data de acesso: 11 de Abril de 2021. NACONECY CM. Ética e Animais: um guia de argumentação filosófica. Porto Alegre: EDIPUCRS; 2016. p. 234. Data de acesso: 01 de Abril de 2021. NAVARRO, M. B. M. A. A construção dos valores sobre o mundo animal. Reflexão sobre a história da experimentação animal. In: CARDOSO, T. A. O.; NAVARRO, M.B. 72 M. A. (Orgs.). A ciência entre bichos e grilos. Reflexões e ações da biossegurança com animais. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Faperj, 2007, p.17-41. Data de acesso: 09 de Abril de 2021. PRESGRAVES, O. A. F. Alternativas para animais de laboratório: do animal ao computador. In: ANDRADE, A.; PINTO, S. C.; OLIVEIRA, R. S. (Orgs.) Animais de laboratório: criação e experimentação. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2002. p. 361-367. Data de acesso: 05 de Abril de 2021. RAYMUNDO M M, GOLDIM, J R. 2001. Pesquisa em modelos animais: proposta de diretrizes. Revista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre v. 20, n.1, p.17-34. Data de acesso:10 de Abril de 2021. REGIS, A. H. D. P., & CORNELLI, G. (2012). Experimentação animal: Panorama histórico e perspectivas. Revista de Bioética, 20(2), 232-243. Data de acesso: 09 de Abril de 2021. RIVERA, E. A. B. Legislação e comitês de ética na experimentação. In: RIVERA, E.A. B.; AMARAL, M. H.; NASCIMENTO, V. P. do (Org.). Ética e bioética aplicadas à medicina veterinária. Goiânia: Gráfica da Universidade Federal de Goiás, 2006. Data de acesso: 09 de Abril de 2021. RUSSELL WMS, Burch RL. The Principles of Humane Experimental Technique. London: Methuen; 1959. https://caat.jhsph.edu/principles/the-principles-of-humane-experimentaltechnique. Data de acesso: 09 de Abril de 2021. SINGER, P. Animal liberation: a new ethics for our treatment of animals. New York: Harper Collins, 1975. Data de acesso: 05 de Abril de 2021. TRÉZ, T. A.; NAKADA, J. I. L. Percepções acerca da experimentação animal como um indicador do paradigma antropocêntrico-especista entre professores e estudantes de Ciências Biológicas da UNIFAL-MG. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 3, p. 3-28, 2008. Data de acesso: 07 de Abril de 2021. TRÉZ, T.A. O uso de animais no ensino e na pesquisa acadêmica: estilos de pensamento no fazer 82 e ensinar ciência. Tese de doutorado em Educação Científica e Tecnológica – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Data de acesso: 09 de Abril de 2021. ZURLO, J.; RUDACILLE, D.; GOLDBERG, A. M. Animal and alternatives in testing: History, science, and ethics. Larchmont: The Johns Hopkins University, 2002. Disponível em: <http://caat.jhsph.edu/pubs/animal_alts/animal_alts.htm>. Acesso em: 6 abril de 21.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências biológicaspt_BR
dc.subject.cnpqBiologiapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.