DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4306
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSá, Wellem Kathney Araújo de-
dc.date.available2022-09-28T14:33:15Z-
dc.date.issued2022-05-14-
dc.identifier.citationSÁ, Wellem Kathney Araújo de. Residência pedagógica de biologia: contribuições do programa para a prática docente dos residentes. 2022. 46 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4306-
dc.description.abstractThe pedagogical residence is a training activity carried out by a a student regularly enrolled in a degree course and developed in a public school of basic public school of basic education, called the field school. The pedagogical pedagogical residence is a training activity carried out by a student regularly enrolled in an undergraduate course and developed in a public school of basic education, called the field school. The residency had a total of 440 hours of activities distributed as follows 60 hours for getting settled into the school; 320 hours of immersion, 100 of which were immersion, 100 of which are regency, which will include the planning and execution of at least one 60 hours for the elaboration of a final report, evaluation and socialization of activities. final report, evaluation and socialisation of activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências biológicaspt_BR
dc.subjectFormação discentept_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectBiological sciencept_BR
dc.subjectStudent trainingpt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectPedagogical residencept_BR
dc.titleResidência pedagógica de biologia: contribuições do programa para a prática docente dos residentespt_BR
dc.title.alternativeTeaching Residency in Biology: the programme's contributions to the residents' teaching practicept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-28T14:33:15Z-
dc.contributor.advisor1Cabral, Hiléia Monteiro Maciel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2809503718860401pt_BR
dc.description.resumoA residência pedagógica é uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica, denominada escola-campo. A residência pedagógica é uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica, denominada escola-campo. A residência pedagógica teve o total de 440 horas de atividades distribuídas da seguinte forma: 60 horas destinadas à ambientação na escola; 320 horas de imersão, sendo 100 de regência, que incluirá o planejamento e execução de pelo menos uma 2 intervenção pedagógica; 60 horas destinadas à elaboração de relatório final, avaliação e socialização de atividades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesABRUCIO, F. L. (2010). “A dinâmica federativa da educação brasileira: diagnóstico e propostas de aperfeiçoamento”. In: OLIVEIRA, R. P. & SANTANA, W. (orgs.). Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília: Unesco. (2010) • ALVES, F L et al. Avaliação da Pós-Graduação em Educação: entrevista com Ângelo Ricardo de Souza (UFPR/CAPES). Educação Unisinos, v. 24, n. 1, p. 1-22, 2020. • ANDRÉ, M. Políticas de iniciação à docência para uma formação profissional qualificada. In: ANDRÉ, Marli (org). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: papiros. 2016 • ARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014 • BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições70, 2010. • BIAGINI, L. As ouvidorias públicas nas instituições de ensino superior: a experiência da Universidade Federal de Pernambuco . 2013. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. • BRASIL. Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em https://www. capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-esidencia-pedagogica.pdf. Acesso em novembro de 2019. • BRUCHÊZ, A et al. RELAÇÃO ENTRE CAPITAL HUMANO E COMPETITIVIDADE: REVISÃO SISTEMÁTICA DA TEORIA DE DRUCKER. In: Anais do Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais. 2016. • CALDERHEAD, J.; S, S. Understanding Teacher Education: Case studies in the professional development of beginning teachers. 1. ed. London: Falmer Press, 1997. • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Programa Residência Pedagógica (EDITAL Nº 06/2018). Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6- 2018- Residencia-pedagogica.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019. 38 • CARVALHO, A. M. P. de; G, D.l. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. 10 ed. São Paulo: Cortez. 2011. • CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010. • DA SILVA, D. F; CANUTO, Wêdya Gabriely Pereira; DE OLIVEIRA BENTO, Maria das Graças. Experiências da Ambientação do Programa Residência Pedagógica: Conhecendo na Prática/Program Environment Experiences Pedagogical Residence: Knowing in Practice. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 13, n. 48, p. 491-504, 2019. • DE ANDRADE MARCONI, M; L, E, M. Metodologia do trabalho científico. 2017. • DE DIRETRIZES, Lei. bases da Educação Nacional. 1996 • DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979. • DINIZ-PEREIRA, J. E. Formação de Professores: pesquisa, representações e poder. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. • FLICK, Uwe. Qualidade na pesquisa qualitativa: coleção pesquisa qualitativa. Bookman Editora, 2009. • Flores, M. A. "Algumas reflexões em torno da formação inicial de professores." Educação 33.3 (2010): 182-188. • Flores, MA, & Day, C. (2006). Contextos que moldam e remodelam novas identidades de professores: um estudo multi-perspectiva. Ensino e formação de professores, 22 (2), 219-232. • GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional. v. 25, n. 57, p. 24 – 54, 2014. • GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 1998 • GARCIA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. 2. ed. Porto. Porto Editora, 2006. 39 • GIANOTTO, D. E. P; D, Renato Eugênio da Silva. Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência. Ciência & Educação (Bauru), v. 16, p. 631-648, 2010. • GIL, A. C. Como elaborar projetos e pesquisa. 6a ed. São Paulo: Atlas, 2017. • Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008. • GOMES, E. C.; F, G. Concepções, trajetórias e desafios da Residência Pedagógica da UFT. Revista Desafios, Tocantins, v. 7, s/n. p. 1-2, abr. 2020 • GOMES, G. Gestão Participativa: concepção e percepção de participação na visão dos que atuam na escola pública da rede municipal de Maceió. In: Avaliação de Políticas Públicas: Interfaces entre educação e gestão escolar. 2011. (p.108) • GOMES, R.C.M. A formação dos professores no contexto atual. Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional – IPADE. Anhanguera Educacional Ltda. Revistas Eletrônicas – SARE, v.4, n.18, 2011, p.103-125. • IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009. MOREIRA, M.A. Teorias de aprendizagem. Pedagógica e Universitária: Porto Alegre, 2009 • LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos, Para Quê? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000 • LOUGHRAN, J. A construção do conhecimento e o aprender a ensinar sobre o ensino. In:FLORES, Maria; VEIGA SIMÃO, Ana. Aprendizagem e desenvolvimento profissional deprofessores: contextos e perspectivas. Mangualde: Pedago, 2009. p. 17-37. • Lüdke, M. and L. A. B. "O trabalho docente nas páginas de Educação & Sociedade em seus (quase) 100 números." Educação & Sociedade 28 (2007): 1179- 1201. • LIBÂNEO, J. C; P, S. G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança In: CAMARGO, E. S. P. et al. Formação de profissionais da educação: políticas e tendências. Educação & Sociedade: Revista quadrimestral de ciência da educação. Campinas: CEDES, Ano XX, n. 69, p. 239-277, 1999 • MARCELO G, C. Formação de professores. Parauma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999. 40 • Martins, E, M de F C, and Renata Marcilio Cândido. "Residência pedagógica em educação infantil: uma experiência em formação de professores." Educação 44 (2019). • MORAIS, J. K. C.; ALBINO, G. G. Formação inicial de professores de Biologia do IFRN: a concepção dos licenciandos sobre o ensino/ensinar. Holos, Natal, v. 5, n. 31, p. 231-241, set. 2015. • MOZZATO, Anelise Rebelato; GRZYBOVSKI, Denize. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 15, n. 4, p.731-747, jul./ago. 2011. • NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Ca Nóvoa, António, and Pâmela Vieira. "Um alfabeto da formação de professores (A teacher education alphabet)." Crítica Educativa 3.2 (2017) • NÓVOA, A. História da educação: percursos de uma disciplina. Análise psicológica, v. 14, p. 417-434, 1996. • Oliveira, D. A. "Os trabalhadores da educação e a construção política da profissão docente no Brasil." Educar em Revista (2010): 17-35. • DE PÁDUA RIBEIRO, M. A temática do gênero nas disciplinas de currículo de cursos de pedagogia: uma incômoda ausência e um diálogo necessário. Revista ORG & DEMO, v. 17, n. 02, p. 75, 2016. • PEREIRA, D D et al. Prática pedagógica de professores de Ciências Naturais em Manaus-Brasil: uso de instrumentos didáticos no ensino. p 61-62, 2007. • SACHS, L; E, Henrique Rizek. A educação matemática crítica proporcionando uma discussão sobre currículo na formação inicial de professores. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 6, p 5, 2001. • SOUZA, M.N.J.; JUVÊNCIO, J.S.; MOREIRA, M.A. Jogos e brincadeiras: o lúdico na educação infantil. In: VI Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 6, 2019, Fortaleza. • TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16 ed. Petrópolis: Vozes, 2014. • TOZONI-R, Marília F.C; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias. Educar em revista, p. 145-162, 2014. • TOZONI-REIS, M. F. C.; CAMPOS, L. M. L. Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias. Educar em Revista, Curitiba, s/v. n. 3, p. 145-162, ago. 2014. 41 • TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002 • VIEIRA, M. P. A; P, Maria R. C; KHOURY,Y.M. A. A Pesquisa em História. 5ª ed. São Paulo: Editora Ática, 2020pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.subject.cnpqBiologiapt_BR
dc.subject.cnpqFormação discentept_BR
dc.subject.cnpqResidência pedagógicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Residência pedagógica de biologia - contribuições do programa para a prática docente dos residentes.pdf560,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.