DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4301
Título: Histórias em quadrinhos como incentivo em práticas de leitura e escrita
Título(s) alternativo(s): Comics as an incentive in reading and writing practices
Autor(es): Ferreira, Sildonei da Silva
Orientador(es): Rodrigues, Darcimar Souza
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos;Comics;professor;teacher;aluno;student;leitura;reading;escrita;writing
Data do documento: 28-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente trabalho versa sobre o estudo da leitura e a escrita a partir do gênero textual história em quadrinhos. Busca compreender o conceito de leitura, e investigar como a história em quadrinhos pode contribuir para o desenvolvimento da proficiência leitora. o gênero história em quadrinhos pode contribuir neste processo, já que traz diferentes situações cotidianas vividas pelos personagens e possibilita desenvolver a competência de leitor compreensivo, competência oral, competência escrita, comportamento leitor, comportamento escritor, competência argumentativa, senso crítico, imaginário e criatividade, além da capacidade para a decodificação e a apropriação de diferentes linguagens. As histórias em quadrinhos e as possibilidades de incentivo de sua leitura na escola. A pesquisa confirma a hipótese de que a história em quadrinho é um recurso muito eficiente como incentivo à leitura, além de um importante auxiliar no ensino, contribuindo para a formação de leitores mais competentes. Contribuir para entender, a necessidade de incluir as historinhas em quadrinhos no cotidiano escolar, contribuindo no desenvolvimento educativo dos alunos. Incentivar o interesse pela leitura e a escrita através das Histórias em Quadrinhos. Conhecer o acesso ao texto em quadrinhos como mais um meio de aprendizagem. A linha de pesquisa utilizada foi a Cultura, educação e escola, sendo o método de abordagem qualitativa, também a pesquisa de campo, pesquisa bibliográfico, que serão destacadas no decorrer do trabalho.
Abstract: El presente trabajo aborda el estudio de la lectura y la escritura desde el género textual del cómic. Busca comprender el concepto de lectura e investigar cómo los cómics pueden contribuir al desarrollo de la competencia lectora. El género del cómic puede contribuir a este proceso, ya que trae diferentes situaciones cotidianas vividas por los personajes y permite desarrollar la competencia de lector comprensivo, competencia oral, competencia escrita, conducta lectora, conducta escritora, competencia argumentativa, sentido crítico. , imaginación y creatividad, además de la capacidad de decodificación y apropiación de distintos lenguajes. Los cómics y las posibilidades de fomentar su lectura en la escuela. La investigación confirma la hipótesis de que la historieta es un recurso muy eficiente como incentivo a la lectura, así como una importante ayuda en la enseñanza, contribuyendo a la formación de lectores más competentes. contribuir a comprender la necesidad de incluir las tiras cómicas en el cotidiano escolar, contribuyendo al desarrollo educativo de los estudiantes. Fomentar el interés por la lectura y la escritura a través de Comics. Saber a qué accedo al texto en historietas como un medio más de aprendizaje. La línea de investigación utilizada fue Cultura, educación y escuela, siendo el método de abordaje cualitativo, así como la investigación de campo, la investigación bibliográfica, que será destacada en el transcurso del trabajo
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4301
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Histórias em quadrinho como incentivo em práticas de leitura.pdf604,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.