Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4301
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Sildonei da Silva | - |
dc.date.available | 2022-09-26 | - |
dc.date.available | 2022-09-27T14:20:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-28 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4301 | - |
dc.description.abstract | El presente trabajo aborda el estudio de la lectura y la escritura desde el género textual del cómic. Busca comprender el concepto de lectura e investigar cómo los cómics pueden contribuir al desarrollo de la competencia lectora. El género del cómic puede contribuir a este proceso, ya que trae diferentes situaciones cotidianas vividas por los personajes y permite desarrollar la competencia de lector comprensivo, competencia oral, competencia escrita, conducta lectora, conducta escritora, competencia argumentativa, sentido crítico. , imaginación y creatividad, además de la capacidad de decodificación y apropiación de distintos lenguajes. Los cómics y las posibilidades de fomentar su lectura en la escuela. La investigación confirma la hipótesis de que la historieta es un recurso muy eficiente como incentivo a la lectura, así como una importante ayuda en la enseñanza, contribuyendo a la formación de lectores más competentes. contribuir a comprender la necesidad de incluir las tiras cómicas en el cotidiano escolar, contribuyendo al desarrollo educativo de los estudiantes. Fomentar el interés por la lectura y la escritura a través de Comics. Saber a qué accedo al texto en historietas como un medio más de aprendizaje. La línea de investigación utilizada fue Cultura, educación y escuela, siendo el método de abordaje cualitativo, así como la investigación de campo, la investigación bibliográfica, que será destacada en el transcurso del trabajo | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Comics | pt_BR |
dc.subject | professor | pt_BR |
dc.subject | teacher | pt_BR |
dc.subject | aluno | pt_BR |
dc.subject | student | pt_BR |
dc.subject | leitura | pt_BR |
dc.subject | reading | pt_BR |
dc.subject | escrita | pt_BR |
dc.subject | writing | pt_BR |
dc.title | Histórias em quadrinhos como incentivo em práticas de leitura e escrita | pt_BR |
dc.title.alternative | Comics as an incentive in reading and writing practices | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-27T14:20:59Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Darcimar Souza | - |
dc.contributor.referee1 | Lima, Jairo da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Pedrosa, Terezinha de Jesus Nascimento | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho versa sobre o estudo da leitura e a escrita a partir do gênero textual história em quadrinhos. Busca compreender o conceito de leitura, e investigar como a história em quadrinhos pode contribuir para o desenvolvimento da proficiência leitora. o gênero história em quadrinhos pode contribuir neste processo, já que traz diferentes situações cotidianas vividas pelos personagens e possibilita desenvolver a competência de leitor compreensivo, competência oral, competência escrita, comportamento leitor, comportamento escritor, competência argumentativa, senso crítico, imaginário e criatividade, além da capacidade para a decodificação e a apropriação de diferentes linguagens. As histórias em quadrinhos e as possibilidades de incentivo de sua leitura na escola. A pesquisa confirma a hipótese de que a história em quadrinho é um recurso muito eficiente como incentivo à leitura, além de um importante auxiliar no ensino, contribuindo para a formação de leitores mais competentes. Contribuir para entender, a necessidade de incluir as historinhas em quadrinhos no cotidiano escolar, contribuindo no desenvolvimento educativo dos alunos. Incentivar o interesse pela leitura e a escrita através das Histórias em Quadrinhos. Conhecer o acesso ao texto em quadrinhos como mais um meio de aprendizagem. A linha de pesquisa utilizada foi a Cultura, educação e escola, sendo o método de abordagem qualitativa, também a pesquisa de campo, pesquisa bibliográfico, que serão destacadas no decorrer do trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Histórias em quadrinho como incentivo em práticas de leitura.pdf | 604,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.