DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4287
Título: Modelagem matemática para o ensino da geometria no 6º ano do ensino fundamental: uma proposta a partir do tema horta doméstica
Título(s) alternativo(s): Mathematical modelling for the teaching of geometry in 6th grade: a proposal from the theme domestic vegetable garden
Autor(es): Rodrigues, Thaís Moreira
Orientador(es): Costa, Helisângela Ramos da
Palavras-chave: Geometria;Modelagem Matemática;Horta doméstica;Home Garden;Geometry;Mathematical modelling
Data do documento: 17-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: RODRIGUES, Thaís Moreira. Modelagem matemática para o ensino da geometria no 6º ano do ensino fundamental: uma proposta a partir do tema horta doméstica. 2022. 82 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal de Manaus, em uma turma do 6º ano na qual as dificuldades com a realização de operações básicas da Matemática se agravaram com a pandemia devido às aulas essencialmente virtuais. Evidencia-se aqui a não compreensão dos conceitos de Geometria devido ao uso do material concreto ter se feito pouco presente nas aulas remotas. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa é proporcionar aos alunos de uma turma do 6º ano do ensino fundamental uma aprendizagem significativa dos conceitos básicos de Geometria através da construção de uma horta doméstica. A pesquisa tem caráter qualitativo, por meio do procedimento técnico da pesquisa-ação e utilizando questionário, entrevista e observação como instrumentos de coleta de dados. Como resultados à luz da teoria de Van Hiele, da aprendizagem significativa e modelagem matemática verificou-se que os alunos obtiveram boa compreensão dos conceitos apresentados bem como puderam desenvolver, através da abordagem transversal com Educação Ambiental e alimentar, consciência ambiental e nutricional a partir do trabalho desenvolvido por meio da Horta doméstica. Palavras-Chave: Geometria. Modelagem Matemática. Horta doméstica.
Abstract: The research was conducted in a municipal public school in Manaus, in a 6th 6th grade class in which the difficulties in performing basic operations of mathematics Mathematics were aggravated by the pandemic due to essentially virtual classes. It is evidenced here the non-understanding of the concepts of Geometry due to the use of concrete material was little present in the remote classes. In this context, the research objective is to provide students of a 6th grade class of elementary school a significant a significant learning of basic concepts of Geometry through the construction of a home garden. through the construction of a home garden. The research is qualitative in nature, through the technical procedure of action research and using questionnaire interview and observation as tools for data collection. As results in the light of Van Hiele's theory, significant learning and mathematical modeling it was found that students had a good understanding of the concepts presented and were able to develop, through the cross-cutting approach with environmental and food Environmental and food education, environmental and nutritional awareness from the work developed through the home garden. Keywords: Geometry. Mathematical Modeling. Home Garden.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4287
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.