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dc.contributor.authorRodrigues, Thaís Moreira-
dc.date.available2022-09-23T13:55:31Z-
dc.date.issued2022-05-17-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Thaís Moreira. Modelagem matemática para o ensino da geometria no 6º ano do ensino fundamental: uma proposta a partir do tema horta doméstica. 2022. 82 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4287-
dc.description.abstractThe research was conducted in a municipal public school in Manaus, in a 6th 6th grade class in which the difficulties in performing basic operations of mathematics Mathematics were aggravated by the pandemic due to essentially virtual classes. It is evidenced here the non-understanding of the concepts of Geometry due to the use of concrete material was little present in the remote classes. In this context, the research objective is to provide students of a 6th grade class of elementary school a significant a significant learning of basic concepts of Geometry through the construction of a home garden. through the construction of a home garden. The research is qualitative in nature, through the technical procedure of action research and using questionnaire interview and observation as tools for data collection. As results in the light of Van Hiele's theory, significant learning and mathematical modeling it was found that students had a good understanding of the concepts presented and were able to develop, through the cross-cutting approach with environmental and food Environmental and food education, environmental and nutritional awareness from the work developed through the home garden. Keywords: Geometry. Mathematical Modeling. Home Garden.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectHorta domésticapt_BR
dc.subjectHome Gardenpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectMathematical modellingpt_BR
dc.titleModelagem matemática para o ensino da geometria no 6º ano do ensino fundamental: uma proposta a partir do tema horta domésticapt_BR
dc.title.alternativeMathematical modelling for the teaching of geometry in 6th grade: a proposal from the theme domestic vegetable gardenpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-23T13:55:31Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Helisângela Ramos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594094566656197pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Nadime Mustafá-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4822173026595958pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Vilma Terezinha de Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5531397835649819pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal de Manaus, em uma turma do 6º ano na qual as dificuldades com a realização de operações básicas da Matemática se agravaram com a pandemia devido às aulas essencialmente virtuais. Evidencia-se aqui a não compreensão dos conceitos de Geometria devido ao uso do material concreto ter se feito pouco presente nas aulas remotas. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa é proporcionar aos alunos de uma turma do 6º ano do ensino fundamental uma aprendizagem significativa dos conceitos básicos de Geometria através da construção de uma horta doméstica. A pesquisa tem caráter qualitativo, por meio do procedimento técnico da pesquisa-ação e utilizando questionário, entrevista e observação como instrumentos de coleta de dados. Como resultados à luz da teoria de Van Hiele, da aprendizagem significativa e modelagem matemática verificou-se que os alunos obtiveram boa compreensão dos conceitos apresentados bem como puderam desenvolver, através da abordagem transversal com Educação Ambiental e alimentar, consciência ambiental e nutricional a partir do trabalho desenvolvido por meio da Horta doméstica. Palavras-Chave: Geometria. Modelagem Matemática. Horta doméstica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqGeometriapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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