DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4286
Título: O uso do software geogebra como ferramenta para o ensino da geometria espacial no 3º ano do ensino médio na modalidade não presencial
Título(s) alternativo(s): The use of geogebra software as a tool for teaching spatial geometry in the 3rd year of high school in non-contact modality
Autor(es): Gomes, Tatyana de Oliveira
Orientador(es): Rodrigues, Jorge de Menezes
Palavras-chave: Ensino Remoto;GeoGebra;Geometria Espacial;Aprendizagem Significativa;Visualização;Remote Learning;Spatial Geometry;Visualization;Meaningful Learning
Data do documento: 17-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: GOMES, Tatyana de Oliveira. O uso do software geogebra como ferramenta para o ensino da geometria espacial no 3º ano do ensino médio na modalidade não presencial. 2022. 83 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Em virtude da suspensão das aulas presenciais ocasionada pelo surgimento do novo coronavírus, as escolas tiveram que se adaptar à modalidade do ensino remoto. Diante desse cenário, salientamos que o uso de recursos tecnológicos, como os softwares educativos, é uma ferramenta eficaz nos processos de ensino e aprendizagem, uma vez que promovem a visualização dos componentes matemáticos, tornando as aulas mais prazerosas. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do software GeoGebra para o ensino de geometria espacial no Ensino Médio na modalidade não presencial, proporcionando aos alunos uma aprendizagem significativa e dinâmica, através da simulação, manipulação e visualização de alguns sólidos geométricos. Essa pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva da abordagem qualitativa, a partir de uma sequência didática aplicada aos estudantes do 3° ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Manaus. A regência ocorreu de forma remota, por meio de videoaulas publicadas no YouTube e teve como instrumento de coleta de dados dois questionários diagnósticos (inicial e final), elaborados no Google Forms, e quatro atividades avaliativas realizadas após cada aula, sendo todos disponibilizados no grupo de WhatsApp da turma. Quanto ao procedimento para análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo. Dessa forma, o estudo revelou que o uso do software GeoGebra além de facilitar o aprendizado, contribui para o avanço do pensamento geométrico dos discentes, em relação aos conceitos estudados. Palavras-Chave: Ensino Remoto. GeoGebra. Geometria Espacial. Aprendizagem Significativa. Visualização.
Abstract: Due to the suspension of classroom lessons caused by the the new coronavirus, schools have had to adapt to the remote teaching modality. In this scenario, we point out that the use of technological resources, such as educational software, is an effective tool in the teaching and learning processes, since they promote the visualization of mathematical components, making the classes more enjoyable. In this perspective, the present work aimed to analyse the contributions of GeoGebra software to the teaching of spatial geometry in High School in non presential modality, providing students a significant and dynamic significant and dynamic learning, through the simulation, manipulation and visualization of some geometric solids. This research was developed under the perspective of the qualitative approach, from a didactic sequence applied to students of the 3rd year of high school in a state school of Manaus. The regency occurred remotely, through video lessons published on YouTube and had as instrument of data collection two diagnostic questionnaires (initial and final), prepared in Google Forms, and four evaluative activities carried out after each class, all being made available in the WhatsApp group of the class. As for the procedure for data analysis, it was used the Content Analysis. Thus, the study revealed that the use of GeoGebra software besides facilitating learning, contributes to the advancement of geometric thinking of geometric thinking of students, in relation to the concepts studied. Keywords: Remote Learning. GeoGebra. Spatial Geometry. Meaningful Learning. Visualization.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4286
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.