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dc.contributor.authorGomes, Tatyana de Oliveira-
dc.date.available2022-09-23T13:54:27Z-
dc.date.issued2022-05-17-
dc.identifier.citationGOMES, Tatyana de Oliveira. O uso do software geogebra como ferramenta para o ensino da geometria espacial no 3º ano do ensino médio na modalidade não presencial. 2022. 83 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4286-
dc.description.abstractDue to the suspension of classroom lessons caused by the the new coronavirus, schools have had to adapt to the remote teaching modality. In this scenario, we point out that the use of technological resources, such as educational software, is an effective tool in the teaching and learning processes, since they promote the visualization of mathematical components, making the classes more enjoyable. In this perspective, the present work aimed to analyse the contributions of GeoGebra software to the teaching of spatial geometry in High School in non presential modality, providing students a significant and dynamic significant and dynamic learning, through the simulation, manipulation and visualization of some geometric solids. This research was developed under the perspective of the qualitative approach, from a didactic sequence applied to students of the 3rd year of high school in a state school of Manaus. The regency occurred remotely, through video lessons published on YouTube and had as instrument of data collection two diagnostic questionnaires (initial and final), prepared in Google Forms, and four evaluative activities carried out after each class, all being made available in the WhatsApp group of the class. As for the procedure for data analysis, it was used the Content Analysis. Thus, the study revealed that the use of GeoGebra software besides facilitating learning, contributes to the advancement of geometric thinking of geometric thinking of students, in relation to the concepts studied. Keywords: Remote Learning. GeoGebra. Spatial Geometry. Meaningful Learning. Visualization.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectGeometria Espacialpt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectVisualizaçãopt_BR
dc.subjectRemote Learningpt_BR
dc.subjectSpatial Geometrypt_BR
dc.subjectVisualizationpt_BR
dc.subjectMeaningful Learningpt_BR
dc.titleO uso do software geogebra como ferramenta para o ensino da geometria espacial no 3º ano do ensino médio na modalidade não presencialpt_BR
dc.title.alternativeThe use of geogebra software as a tool for teaching spatial geometry in the 3rd year of high school in non-contact modalitypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-23T13:54:27Z-
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Jorge de Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4086151519369862pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Juciene Teixeira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7200575314188616pt_BR
dc.contributor.referee2Vitor, Cláudio Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1737407468919075pt_BR
dc.description.resumoEm virtude da suspensão das aulas presenciais ocasionada pelo surgimento do novo coronavírus, as escolas tiveram que se adaptar à modalidade do ensino remoto. Diante desse cenário, salientamos que o uso de recursos tecnológicos, como os softwares educativos, é uma ferramenta eficaz nos processos de ensino e aprendizagem, uma vez que promovem a visualização dos componentes matemáticos, tornando as aulas mais prazerosas. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do software GeoGebra para o ensino de geometria espacial no Ensino Médio na modalidade não presencial, proporcionando aos alunos uma aprendizagem significativa e dinâmica, através da simulação, manipulação e visualização de alguns sólidos geométricos. Essa pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva da abordagem qualitativa, a partir de uma sequência didática aplicada aos estudantes do 3° ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Manaus. A regência ocorreu de forma remota, por meio de videoaulas publicadas no YouTube e teve como instrumento de coleta de dados dois questionários diagnósticos (inicial e final), elaborados no Google Forms, e quatro atividades avaliativas realizadas após cada aula, sendo todos disponibilizados no grupo de WhatsApp da turma. Quanto ao procedimento para análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo. Dessa forma, o estudo revelou que o uso do software GeoGebra além de facilitar o aprendizado, contribui para o avanço do pensamento geométrico dos discentes, em relação aos conceitos estudados. Palavras-Chave: Ensino Remoto. GeoGebra. Geometria Espacial. Aprendizagem Significativa. Visualização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez & Autores Associados, 1985.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqGeometriapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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