DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4273
Título: O uso de recursos didáticos alternativos no processo de ensino-aprendizagem da matemática na 1ª série do ensino médio relacionados ao sistema internacional de unidade (SI)
Título(s) alternativo(s): The use of alternative didactic resources in the teaching-learning process of mathematics in the 1st grade of high school related to the international system of units (SI
Autor(es): Dias, Felipe Gonzaga
Orientador(es): Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
Palavras-chave: Recursos didáticos alternativos;STEAM;Matemática
Data do documento: 17-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: DIAS, Felipe Gonzaga. O uso de recursos didáticos alternativos no processo de ensino-aprendizagem da matemática na 1ª série do ensino médio relacionados ao sistema internacional de unidade (SI). 2022. 38 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Para este trabalho foi uma pesquisa qualitativa, onde foi feito um recorte de Estado da Arte sobre a temática desenvolvida. Utilizou-se ainda da aplicação de questionário e observações acompanhadas a fim de verificar como o processo ensino-aprendizagem estava transcorrendo, mas especificamente, voltado ao uso de recursos didáticos alternativos relacionados às unidades e medidas do Sistema Internacional. O principal objetivo deste trabalho foi analisar a aplicação dos recursos didáticos alternativos no processo de ensino-aprendizagem da matemática na 1ª série do Ensino Médio. Como resultado pode ser observado a confecção de um modelo em sala de aula, despertando interesse dos alunos nas demais áreas do conhecimento como STEAM, que está relacionado às áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática. Conclui-se que investir tempo em planejamento quanto ao desenvolvimento de um modelo possibilita o desenvolvimento de habilidades e amplia as noções existentes dos alunos. Palavras-Chave: Recursos Didáticos Alternativos, STEAM, Matemática.
Abstract: For this work, it was a qualitative research, where it was made a State of the Art cut about the developed theme. It was also used the application of questionnaire and accompanied observations in order to verify how the teaching-learning process was happening, but specifically, turned to the use of alternative didactic resources related to the units and measures of the International System. The main objective of this work was to analyze the application of the alternative didactic resources in the teaching-learning process of mathematics in the 1st grade of Secondary School. As a result, it can be observed the making of a model in the classroom, awakening students' interest in other areas of knowledge such as STEAM, which is related to the areas of Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics. It is concluded that investing time in planning as to the development of a model enables the development of skills and expands students' existing notions. Key-words: Alternative Teaching Resources, STEAM, Mathematics Translated with www.DeepL.com/Translator (free version)
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4273
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.