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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, Felipe Gonzaga-
dc.date.available2022-09-24-
dc.date.available2022-09-22T16:05:52Z-
dc.date.issued2022-05-17-
dc.identifier.citationDIAS, Felipe Gonzaga. O uso de recursos didáticos alternativos no processo de ensino-aprendizagem da matemática na 1ª série do ensino médio relacionados ao sistema internacional de unidade (SI). 2022. 38 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4273-
dc.description.abstractFor this work, it was a qualitative research, where it was made a State of the Art cut about the developed theme. It was also used the application of questionnaire and accompanied observations in order to verify how the teaching-learning process was happening, but specifically, turned to the use of alternative didactic resources related to the units and measures of the International System. The main objective of this work was to analyze the application of the alternative didactic resources in the teaching-learning process of mathematics in the 1st grade of Secondary School. As a result, it can be observed the making of a model in the classroom, awakening students' interest in other areas of knowledge such as STEAM, which is related to the areas of Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics. It is concluded that investing time in planning as to the development of a model enables the development of skills and expands students' existing notions. Key-words: Alternative Teaching Resources, STEAM, Mathematics Translated with www.DeepL.com/Translator (free version)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecursos didáticos alternativospt_BR
dc.subjectSTEAMpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleO uso de recursos didáticos alternativos no processo de ensino-aprendizagem da matemática na 1ª série do ensino médio relacionados ao sistema internacional de unidade (SI)pt_BR
dc.title.alternativeThe use of alternative didactic resources in the teaching-learning process of mathematics in the 1st grade of high school related to the international system of units (SIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-22T16:05:52Z-
dc.contributor.advisor-co1Rodrigues, Jorge de Menezes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4086151519369862pt_BR
dc.contributor.advisor1Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
dc.contributor.referee1Vitor, Cláudio Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1737407468919075pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Juciene Teixeira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7200575314188616pt_BR
dc.description.resumoPara este trabalho foi uma pesquisa qualitativa, onde foi feito um recorte de Estado da Arte sobre a temática desenvolvida. Utilizou-se ainda da aplicação de questionário e observações acompanhadas a fim de verificar como o processo ensino-aprendizagem estava transcorrendo, mas especificamente, voltado ao uso de recursos didáticos alternativos relacionados às unidades e medidas do Sistema Internacional. O principal objetivo deste trabalho foi analisar a aplicação dos recursos didáticos alternativos no processo de ensino-aprendizagem da matemática na 1ª série do Ensino Médio. Como resultado pode ser observado a confecção de um modelo em sala de aula, despertando interesse dos alunos nas demais áreas do conhecimento como STEAM, que está relacionado às áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática. Conclui-se que investir tempo em planejamento quanto ao desenvolvimento de um modelo possibilita o desenvolvimento de habilidades e amplia as noções existentes dos alunos. Palavras-Chave: Recursos Didáticos Alternativos, STEAM, Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALBURQUEQUE, C. S., & KALHIL, J. B. (2009). A utilização de Materiais alternativos na construção de jogos no ensino de Matemática e Ciências Naturais na Amazônia. ARETÉ - Revista Amazônica de Ensino de Ciências , 2, 182-187. Azevedo, M. N., & Abib, M. L. (2013). Pesquisa-ação e elaboração de saberes docentes em Ciências. Investigações em Ensino de Ciências , XVIII, pp. 55-75. BRAIT, L. F., MACEDO, K. M., SILVA, F. B., SILVA, M. R., & SOUZA, A. L. (2010). A relação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem. itinerarius Reflectionis , VIII, 1-15. (2013). Ensino Híbrido: Uma teoria disruptiva? In: C. M. Christensen, M. B. Horn, & H. Staker. Clayton Christenser Institute - Disruptive Innovation. Creswell, J. W. (2007). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativos, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed. CRESWELL, J. W., & CRESWELL, J. D. (2021). Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativos e Misto (5ª ed.). (S. M. Rosa, Trad.) Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil: Penso. DIAS, F. G., & KALHIL, J. D. (06 de Novembro de 2020). Desenho de Recursos para o ensino de Física e Matemática na ENS-UEA. (J. D. KALHIL, E. P. MONTEIRO, A. S. MARQUES, & E. A. SEGURA, Eds.) As metodologias ativas e o STEAM para o desenvolvimento científico e tecnológico na Amazônia , pp. 127-130. Ferrari, D. F. (2014). Desenvolvimento Cognitivo: As implicações das Teorias de Vygotsky e Piaget no Processo de Ensino Aprendizagem. Medianeira, Paraná, Brasil. GIL, A. C. (2021). Como elaborar projetos de pesquisa (6ª ed.). São Paulo, São Paulo, Brasil: Atlas. HELENA, R. F., & FACHIN, M. P. (2015). Uma proposta para o ensino de geometria na educação de jovens e adultos com o uso de mídias digitais. UFRGS, Instituto de Matemática. Rio Grande do Sul: UFRGS. Lilian BACICH; Leandro HOLANDA. (2020). STEAM em sala de aula: A aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimento na educação básica. (L. B. LIMA, Ed.) Porto Alegre, Brasil: Penso. 32 Lima, O. G. (2008). Didática Especial para Matemática para Ensino Fundamental. Manaus: UEA. Machado, L. d. (25 de Março de 2019). A Utilização das Mídias Sociais na Educação: Facebook, Instagram e Whatsapp. Araxá, Minas Gerais, Brasil. Maranhão, A. L., Rodrigues, G. R., & Gonçalves, S.-E. S. (2013). Piaget e Vygotsky na formação de conceitos: Perspectivas para Prática. XII Encontro Cearense de História da Educação Eche , pp. 925-938. MICHAELIS. (2015). Dicionário Brasileiro de língua Portuguesa. (W. WEISZFLOG, Ed.) Melhoramentos Ltda. Ministério da Educação. (2015). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, Brasil. Ministério da Educação. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, Brasil. Moran, J. M. (2013). A integração das tecnologias na educação. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá (5ª Edição ed.). Campinas, Brasil: Papirus. Oliveira, M. K. (1997). Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento, um Processo Sócio-Histórico. Brasil: Scipione. PINTO, F. M., PINTO, G. C., BERNARDI, L. M., & SILVA, S. L. (2019). Aplicação de métodos alternativos no ensino da Geometria Plana. Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica. 2, pp. 1-5. Minas Gerais: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. SOUZA, R. A. (2011). Teoria da Aprendizagem Significativa e Experimentação em Sala de aula: integração teoria e prática. Tese de Mestrado, UFBa; UE - Feira de Santana, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Salvador. Telles, A. (2011). A revolução das mídias sociais (2ª Edição ed.). São Paulo, Brasil: M. Books. TERRADAS, R. D. (Julho de 2011). A importância da interdisciplinaridade na educação matemática. 95-114. VIANNA, C. R. (julho de 2002). O Cão do Matemático: Discutindo o ensino de Matemática em cursos de formação de professores. Educação , XXV, pp. 153-160. Vygotsky, L. S. (1984). A formação social da mente . São Paulo: Martins Fontes. Vygotsky, L. S. (1991). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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