DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4266
Title: Matemática e suas tecnologias: um levantamento estatístico das questões do exame nacional do ensino médio (ENEM) dos anos de 2017 a 2020
Other Titles: Mathematics and its technologies: a statistical survey of the questions of the national high school exam (ENEM) from 2017 to 2020
Authors: Oliveira, Benedito Maia de
metadata.dc.contributor.advisor1: Amorim Neto, Alcides de Castro
Keywords: Matemática;ENEM;Referencial;Microdados;Análise;Mathematics;Benchmark;Microdata;Analysis;Tecnologia matemática;Mathematical technology
Issue Date: 19-May-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: OLIVEIRA, Benedito Maia de. Matemática e suas tecnologias: um levantamento estatístico das questões do exame nacional do ensino médio (ENEM) dos anos de 2017 a 2020. 2022. 35 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar de que modo o ENEM avaliou os alunos concluintes dos anos de 2017 a 2020, na área de matemática e suas tecnologias, levando em consideração o Referencial Curricular Amazonense do Ensino Médio e a Matriz de Referência do ENEM. Para isso, foi feito uma pesquisa documental de todos os microdados e referenciais disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os 8,8 gigabytes de dados foram analisados por dois softwares, o Power BI e o Excel, ambas da empresa Microsoft, o Power BI ficando com a função de filtrar os resultados relevantes para o trabalho e o Excel com a de calcular as médias desses dados. Para que chegar à conclusão final foi feito uma análise dos microdados, mais precisamente das notas dos alunos e no índice de acerto das questões, e foi feito um estudo comparativo dos referenciais. Os resultados das médias das notas da cidade de Manaus e do Brasil, a taxa de acerto e o estudo dos referenciais, possibilitou algumas considerações acerca do assunto. Palavras-Chave: Matemática. ENEM. Referencial. Microdados. Análise.
Abstract: The present work has as main objective to analyze how the ENEM evaluated the students concluding the years 2017 to 2020, in the area of mathematics and their technologies, taking into consideration the Amazonian Curricular Reference of High School and the Reference Matrix of ENEM. For this, it was made a documentary research of all microdata and benchmarks made available by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep). The 8.8 gigabytes of data were analysed by two software packages, Power BI and Excel, both from the Microsoft company, Power BI staying with the function of filtering the results relevant to the work and Excel with the function of calculating the averages of these data. In order to reach the final conclusion, an analysis of the microdata, more precisely the students' grades and the hit rate of the questions, and questions, and a comparative study of the benchmarks was made. The results of the average scores of the city of Manaus and Brazil, the hit rate and the study of the benchmarks, allowed some considerations about the subject. Key-words: Mathematics. ENEM. Benchmark. Microdata. Análise.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4266
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.