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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Ádria Naísa Trindade-
dc.date.available2022-09-14-
dc.date.available2022-09-19T18:13:29Z-
dc.date.issued2022-05-28-
dc.identifier.citationFREITAS, Ádria Naísa Trindade. Aulas práticas como suporte para o ensino da evolução dos seres vivos, uma experiência com as turmas do Ensino Médio. 2022. 61f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4247-
dc.description.abstractThis work is the result of the production of activities on the teaching of the "Evolution of Living Beings" in Basic Education, a research developed with students of the 3rd Year, of High School, of the Dom Gino Malvestio State School, in the municipality of Parintins/AM. In the context of the classroom, teachers face some obstacles when working on the theme, such as conceptual difficulties, sociocultural issues and didactic strategies that contribute to the understanding of the key concepts of evolutionary theory, given that it is a content often considered complex impacting on the understanding of students, requiring a differentiated didactics to meet such difficulties. The proposal of this TCC was the elaboration and application of practical classes for the teaching of Biology, with emphasis on contents on Evolution, which consisted of three dynamic, attractive and significant practical classes, in order to deepen the reflections on evolutionary theory, in a biological context and history. The results were very significant, demonstrating the need to streamline and implement practical activities in the teaching of Biology, a notorious fact in the performance of the group of students involved in the research, after the application of the practice, where the performance improved considerably.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAulas Práticaspt_BR
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.titleAulas práticas como suporte para o ensino da evolução dos seres vivos, uma experiência com as turmas do Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativePractical classes as a support for teaching the evolution of living beings, an experience with high school classespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T18:13:29Z-
dc.creator.ID879016172- 68pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Cynara Carmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5843265491876998pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Cynara Carmo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5843265491876998pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Adailton Moreira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9899572378161625pt_BR
dc.contributor.referee3Taddei, Fabiano Gazzi-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9251667969397272pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3698555742461317pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é resultado da produção de atividades sobre o ensino da “Evolução dos Seres Vivos” na Educação Básica, uma pesquisa desenvolvida com alunos do 3º Ano, do Ensino Médio, da Escola Estadual Dom Gino Malvestio, no município de Parintins/AM. No contexto da sala de aula, os professores se deparam com alguns entraves ao trabalhar o tema, como dificuldades conceituais, questões socioculturais e estratégias didáticas que contribuam para a compreensão dos conceitos-chaves da teoria evolutiva, haja vista que é um conteúdo considerado muitas vezes complexo impactando na compreensão dos educandos, necessitando de uma didática diferenciada para atender tais dificuldades. A proposta desse TCC foi a elaboração e aplicação de aulas práticas para o ensino de Biologia, com ênfase nos conteúdos sobre Evolução, que consistiu em três aulas práticas dinâmicas, atrativas e significativas, afim de aprofundar as reflexões sobre a teoria evolutiva, num contexto biológico e histórico. Os resultados foram bem significativos, demonstrando a necessidade de dinamizar e concretizar atividades práticas no ensino de Biologia, fato notório no rendimento do grupo de alunos envolvidos na pesquisa, após a aplicação da prática, onde o rendimento melhorou consideravelmente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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