DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4238
Título: Uma proposta de multiletramento para o ensino do gênero filme
Título(s) alternativo(s): A multilearning proposal for teaching the film genre
Autor(es): Guedes, Maria Liliane da Silva
Orientador(es): Andreatta, Elaine Pereira
Palavras-chave: Multiletramento;Gêneros multissemióticos;Sequência didática;Gênero filme
Data do documento: 11-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: GUEDES, Maria Liliane da Silva. Uma proposta de multiletramento para o ensino do gênero filme. 2018. 21 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A necessidade de repensar novas formas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura na escola, apropriando-se dos diversos gêneros existentes, é a inquietação deste trabalho. Esta pesquisa tem por objetivo propor uma Sequência Didática a partir do gênero filme, ampliando as discussões de letramento para os letramentos multissemióticos. Para realizar esta proposta, utiliza-se como aporte teórico os trabalhos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Rojo (2009; 2012; 2013 e 2015) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que postulam sobre os gêneros multimodais e multissemióticos, bem como em relação às sequências didáticas para o ensino de gêneros textuais. Além da busca de suporte teórico, pesquisou-se sobre o gênero filme para construir uma sequência didática a partir dele. Ao final do trabalho, evidenciou-se a necessidade de construir uma sequência que abranja conhecimentos multimodais, o que resultará em um trabalho mais eficaz de prática de leitura e produção de gêneros textuais. Palavras-chave: multiletramento; gêneros multissemióticos; sequência didática; gênero filme.
Abstract: The need to rethink new ways of teaching Portuguese Language and Literature in school, appropriating the various existing genres, is the concern of this work. This research aims to propose a Didactic Sequence based on the film genre, expanding the discussions of literacy to the multisemiotic literacies. To carry out this proposal, it is used as theoretical support the works of Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Rojo (2009; 2012; 2013 and 2015) and Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), who postulate on multimodal and multisemiotic genres, as well as in relation to didactic sequences for teaching textual genres. Besides the search for theoretical support, it was researched the film genre to build a didactic sequence from it. At the end of the work, it was evidenced the need to build a sequence that covers multimodal knowledge, which will result in a more effective work of reading practice and production of textual genres. Keywords: multilearning; multisemiotic genres; didactic sequence; film genre.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4238
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma proposta de multiletramento para o ensino do gênero filme.pdf685,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.