DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4238
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuedes, Maria Liliane da Silva-
dc.date.available2022-09-20-
dc.date.available2022-09-19T17:45:39Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.citationGUEDES, Maria Liliane da Silva. Uma proposta de multiletramento para o ensino do gênero filme. 2018. 21 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4238-
dc.description.abstractThe need to rethink new ways of teaching Portuguese Language and Literature in school, appropriating the various existing genres, is the concern of this work. This research aims to propose a Didactic Sequence based on the film genre, expanding the discussions of literacy to the multisemiotic literacies. To carry out this proposal, it is used as theoretical support the works of Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Rojo (2009; 2012; 2013 and 2015) and Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), who postulate on multimodal and multisemiotic genres, as well as in relation to didactic sequences for teaching textual genres. Besides the search for theoretical support, it was researched the film genre to build a didactic sequence from it. At the end of the work, it was evidenced the need to build a sequence that covers multimodal knowledge, which will result in a more effective work of reading practice and production of textual genres. Keywords: multilearning; multisemiotic genres; didactic sequence; film genre.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectGêneros multissemióticospt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectGênero filmept_BR
dc.titleUma proposta de multiletramento para o ensino do gênero filmept_BR
dc.title.alternativeA multilearning proposal for teaching the film genrept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T17:45:39Z-
dc.contributor.advisor1Andreatta, Elaine Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237395097967610pt_BR
dc.description.resumoA necessidade de repensar novas formas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura na escola, apropriando-se dos diversos gêneros existentes, é a inquietação deste trabalho. Esta pesquisa tem por objetivo propor uma Sequência Didática a partir do gênero filme, ampliando as discussões de letramento para os letramentos multissemióticos. Para realizar esta proposta, utiliza-se como aporte teórico os trabalhos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Rojo (2009; 2012; 2013 e 2015) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que postulam sobre os gêneros multimodais e multissemióticos, bem como em relação às sequências didáticas para o ensino de gêneros textuais. Além da busca de suporte teórico, pesquisou-se sobre o gênero filme para construir uma sequência didática a partir dele. Ao final do trabalho, evidenciou-se a necessidade de construir uma sequência que abranja conhecimentos multimodais, o que resultará em um trabalho mais eficaz de prática de leitura e produção de gêneros textuais. Palavras-chave: multiletramento; gêneros multissemióticos; sequência didática; gênero filme.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANDREATTA, Elaine Pereira; SOUZA, Fátima. Didática aplicada ao ensino de língua portuguesa e literatura. Manaus: Purandu/UEA, 2018. AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1995. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. Introdução e tradução de Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011. ELIAS, Vanda Maria. Ensino da língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2011. JULLIER, Laurent; MARIE, Michel. Lendo as imagens do cinema. Tradução de Magda Lopes. 1ª ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012. KLEIMAN, Angela B.; ASSIS, Juliana Alves. Apresentação. In: Significados e ressignificações do letramento : desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP : Mercado de Letras, 2016. p. 13 – (Coleção Letramento, Educação e Sociedade). ______. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever?. Brasília, DF: Ministério da Educação. 2005. p. 22. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3ª ed. 10ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 2003. PROENÇA FILHO, Domício. Leitura do texto, leitura do mundo. 1° ed. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2017. ROJO, Roxane Helena R. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. ______. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. ______. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. 1° ed. São Paulo: Parábola, 2013. ______. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2° ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. ______. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na Cibercultura. Educação e Sociedade: dez. 2002, v. 23. n. 81. p. 4. O Filme da minha vida. Direção: Selton Mello, Produção: Vania Catani. Remanso (BR): Paris Filmes, 2017, 1 DVD.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma proposta de multiletramento para o ensino do gênero filme.pdf685,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.