DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4236
Título: A banda de Moebius, um só discurso: análise crítica da dicção do sujeito literário de prosa do observatório, de Julio Cortázar, e a da voz atribuída a Jesus de Nazaré, conforme evangelhos que ultrapassam o cânone
Título(s) alternativo(s): The band of Moebius, a single discourse: critical analysis of the diction of the literary subject in Julio Cortázar's prose Observatory and that of the voice attributed to Jesus of Nazareth, according to gospels that go beyond the canon
Autor(es): Santos, Regilson Santos dos
Orientador(es): Matos, Maurício Gomes de
Palavras-chave: Banda de Moebius;Prosa do observatório;Evangelhos
Data do documento: 3-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SANTOS, Regilson Santos dos. A banda de Moebius, um só discurso: análise crítica da dicção do sujeito literário de prosa do observatório, de Julio Cortázar, e a da voz atribuída a Jesus de Nazaré, conforme evangelhos que ultrapassam o cânone. 2018. 11 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Júlio Cortázar, um dos grandes nomes da literatura latino-americana, utiliza o conceito da estrutura topológica Banda de Moebius na construção da Prosa do observatório. Este trabalho pretende analisar, a partir desse conceito, a identificação percebida entre a dicção do sujeito literário nesta e da fala atribuída a Jesus de Nazaré, tanto nos livros canônicos como nos não canônicos. Verificou-se a possibilidade de se formular uma equação de correspondência segundo a qual o infinito está para aquele, assim como Deus Pai, ou o Paraíso post-mortem, está para este e como essas posições aparentemente opostas se tornam uma quando o Jesus dos evangelhos apócrifos começa a falar, sendo esta a dobra do anel que torna os dois discursos em um só. Tal identidade (ou identificação) se dá, todavia, através do que se poderia chamar, vulgarmente, de tom de voz, sobretudo se considerada uma carga semântica considerável que pode derivar da intersecção entre a ideia de infinito, a de Deus Pai e a de Paraíso post-mortem, o lugar não físico do qual emanam seus enunciados e sua autoridade. Palavras-chave: Banda de Moebius; Prosa do observatório; evangelhos.
Abstract: Júlio Cortázar, one of the great names of Latin American literature, uses the concept of the topological structure Moebius' Band in the construction of the Prose of the Observatory. This paper intends to analyze, based on this concept, the perceived identification between the diction of the literary subject in this and the speech attributed to Jesus of Nazareth, both in canonical and non-canonical books. We verified the possibility of formulating an equation of correspondence according to which infinity is for the one, just as God the Father, or Paradise post-mortem, is for the other and how these apparently opposite positions become one when the Jesus of the apocryphal gospels begins to speak, this being the fold of the ring that turns the two discourses into one. Such identity (or identification) takes place, however, through what could be called, vulgarly, the tone of voice, especially if considered a considerable semantic load that may derive from the intersection between the idea of infinity, that of God the Father and that of Paradise post-mortem, the non-physical place from which his enunciations and his authority emanate. Keywords: Moebius Band; Observatory prose; gospels.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4236
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.