DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/422
Title: O uso do Software Matlab, para auxiliar no ensino de função do 1º grau no 1º ano do ensino médio
Other Titles: The use of Matlab Software, to assist in the teaching of 1st grade function in the 1st year of high school
Authors: Almeida, Olga Felizardo Sá de
Keywords: Software Matlab;Função do 1º Grau;Função do 1º Grau - gráficos;Matemática - Informatização
Issue Date: 18-Aug-2017
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática facilitadora no ensino de gráficos no assunto de Função do 1º grau através do uso do software Matlab, buscando estabelecer as relações necessárias entre a teoria e prática, de forma que possibilite uma melhor utilização das tecnologias digitais na sala de aula, facilitando aos alunos o entendimento dos conceitos abordados. Utilizar recursos tecnológicos e digitais no ambiente escolar cria uma serie de novas propostas na educação, a informatização adquire grande importância econômica e a revolução tecnológica é um dos fatores fundamentais para as transformações sociais, culturais, políticas e econômicas da atualidade. A ideia aqui apresentada nasce da existência de dificuldades em relação à compreensão e aprendizagem dos conceitos relacionados a este tema, considerando a importância do estudo de Função do 1º grau. Então, estima-se um aumento pelo uso desse software educativo Matlab no aspecto motivacional dos alunos, proporcionando uma aprendizagem mais significativa e um melhor desempenho na resolução dos exercícios a eles apresentados. A contextualização dos conteúdos e a interdisciplinaridade contribuem para uma aprendizagem significativa da Matemática, neste trabalho se propõe uma sequência de atividades que, a partir de problemas reais, se pretende explorar os principais conceitos presentes no estudo de Função Afim e Função Quadrática. Os assuntos abordados neste trabalho contribuem para a melhoria da qualidade do ensino da Matemática e mais especificamente para o ensino de funções. Além disso, este trabalho também poderá servir como fonte didática para que outros professores da área de Matemática o utilizem como base para a criação de novas metodologias de ensino.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/422
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons