DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4227
Título: O gênero contos de fadas: análise e contribuições na sala de aula
Título(s) alternativo(s): The genre of fairy tales: analysis and contributions in the classroom
Autor(es): Costa, Clícia Ferreira
Orientador(es): Cavalheiro, Juciane dos Santos
Palavras-chave: Contos de fadas;Branca de Neve;ensino
Data do documento: 14-Dez-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: COSTA, Clícia Ferreira. O gênero contos de fadas: análise e contribuições na sala de aula. 2017. 24 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Os contos de fadas surgiram a vários séculos na tradição oral, através de relatos que os mais velhos contavam às crianças, como forma de ensinamentos para futuros acontecimentos. Sua valorização deu-se, com maior intensidade, quando houve uma troca de público, ou seja, passando do público adulto para um novo destinatário que seriam as crianças. Foram grandes autores, como os irmãos Grimm e Perrault, que fizeram com que os contos se espalhassem e ganhassem notoriedade, dedicando suas vidas aos estudos dos conteúdos implícitos nos contos de fadas e sua importância na vida das crianças. Essa narrativa vem se modificando conforme as transformações da sociedade e as necessidades do público infantil, e por isso, a família e a escola são fundamentais no processo de formação do leitor critico, sendo as mesmas responsáveis por mostrar o universo da literatura de maneira prazerosa, além de procurar meios de estimular a leitura e imaginação da criança. Palavras-chave: contos de fadas; Branca de Neve; ensino.
Abstract: Fairy tales emerged several centuries ago in the oral tradition, through stories that the told to children as a form of teaching for future events. future events. They were most intensely valued when there was a change of audience, i.e. from an adult audience to a new one. the adult audience to a new audience, which would be the children. children. It was great authors, such as the brothers Grimm and Perrault, who made the tales to spread and gain notoriety, dedicating their lives to the study of the implicit in fairy tales and their importance in children's lives. This narrative has been changing according to the transformations in society and the needs of of the child audience, and therefore, the family and the school are fundamental in the process of the formation of critical readers, as they are responsible for showing the universe of literature in a pleasurable way, as well as looking for ways to stimulate reading and reading and imagination of the child. Keywords: fairy tales; Snow White; teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4227
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O gênero contos de fadas - análise e contribuições na sala de aula.pdf451,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.