DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/421
Título: Conhecimento estatístico na escola: a contextualização como estratégia didática
Título(s) alternativo(s): Statistical knowledge in the school: the contextualization as didactic strategy
Autor(es): Vieira, Pedro Ivan Carneiro
Teixeira, Rodrigo Tavares
Palavras-chave: Ensino Médio;Ensino de Estatística;Sequência Didática;Ensino e Aprendizagem
Data do documento: 18-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Esse trabalho tem como objetivo principal elaborar, implementar e analisar uma sequência didática envolvendo atividades de ensino de Estatística, mais precisamente no que concerne ao desenvolvimento do raciocínio estatístico, bem como do pensamento estatístico. Além disso, neste estudo temos a intenção de analisar o ensino da Estatística numa coleção de livros didáticos do Ensino Médio aprovado pelo PNLD (2012), para identificar a organização didática das propostas em relação aos conceitos estatísticos, verificando se elas ajudam a desenvolver a construção do letramento estatístico, em termos de proporção e distribuição dos conteúdos. As atividades propostas, visou desenvolver e acompanhar as habilidades dos alunos através da coleta de dados, tratamento, interpretação e na crítica de informações retiradas de situações cotidianas, as quais chegam até eles através dos mais variados meios de comunicação. O trabalho foi aplicado em uma turma, com 35 alunos, da segunda série do Ensino Médio de uma Escola Estadual do Município de Manaus. Junto a esses alunos foram aplicadas atividades que envolvem interpretação de tabelas, construção de gráficos e compreensão de conceitos como população, amostra, variável, frequências, média, mediana e moda. Para fundamentar o processo de nossa pesquisa, foram utilizados como metodologia os pressupostos da Engenharia Didática, segundo descrição feita por Artigue (1996), muito usada nas pesquisas de Didática da Matemática. Também enfatizamos as resoluções apresentadas pelos alunos a teoria representada por Chevallard (2002), que consiste numa tarefa e uma ou mais técnicas ligadas a esta, originando um bloco “prático-técnico” que, em linguagem corrente, pode ser descrito como “saber-fazer”, a fim de construir o conhecimento do aluno. Essas atividades foram direcionadas a partir de uma situação contextualizada, o que tornou o ato de aprender mais motivador e interessante aos alunos.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/421
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conhecimento estatístico na escola a contextualização como estratégia didática.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons