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Titel: Self, um discurso multimodal das práticas sociais na hipermodernidade
Sonstige Titel: Self, a multimodal discourse of social practices in hypermodernity
Autor(en): Souza, Jonathas de Souza e
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Neiva Maria Machado
Stichwörter: Self;Identidade;Discurso;Semiótica Social;Hipermodernidade
Erscheinungsdatum: 5-Dez-2017
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: SOUZA, Jonathas de Souza e. Self, um discurso multimodal das práticas sociais na hipermodernidade. 2017. 31 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: A comunicação na atualidade é multissemiótica, criando uma autoimagem que passa a ter efeito ideológico na forma como a vida e os comportamentos podem ser conduzidos. Para o desenvolvimento da pesquisa, o objeto de estudo é decorrente de um fenômeno em que a psicologia humanista descreveu chamado de self, cuja construção imagética desenvolve um processo de idealização de aparência Rogers (1985). O corpus do trabalho é composto por quatro fotos de selfs, de pessoas meramente desconhecidas tiradas com algum famoso. O processo de análise será desenvolvido a partir da Análise de Discurso Crítica, via Fairclough (2001, 2016), seguindo com a orientação metodológica dos Significados Composicional e Interacional da Gramática do Design Visual adotadas por Kress e van Leeuwen (1996, 2006), oriundas da teoria sociossemiótica de Halliday (1994). Pressupõe-se que, em um contexto interdisciplinar, entender os novos processos de materialização do discurso por manifestações midiáticas em redes sociais é compreender o novo funcionamento do discurso na sociedade e sua adequação às mudanças que a tecnologia impõe a todos os indivíduos. PALAVRAS – CHAVE: Self, Identidade, Discurso, Semiótica Social, Hipermodernidade
Zusammenfassung: Today's communication is multi-semiotic, creating a self-image that ideological effect on the way life and behaviour can be conducted. conducted. For the development of the research, the object of study is derived from a phenomenon that humanistic psychology described called the self, whose construction imagery develops a process of idealization appearance Rogers (1985). The corpus of of the work is composed of four photos of selfies, of merely unknown people taken with some famous people. The analysis process will be developed from the Critical Discourse Analysis Critical Discourse Analysis, via Fairclough (2001, 2016), following with the methodological orientation of the Compositional and Interactional Meanings of Visual Design Grammar adopted by Kress and van Leeuwen (1996, 2006), stemming from Halliday's (1994) sociosemiotic theory. It is assumed that, in an interdisciplinary context, understanding the new processes of materialization of discourse by media manifestations in social networks is to understand the new functioning of the discourse in society and its adaptation to the changes that technology imposes to all individuals. KEY WORDS: Self, Identity, Discourse, Social Semiotics, Hypermodernity.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4217
Enthalten in den Sammlungen:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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