DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4211
Título: Residência pedagógica: discutindo formação inicial no curso de letras
Título(s) alternativo(s): Pedagogical Residency: discussing initial training in the course of letters
Autor(es): Morais, Jhomara Bento
Orientador(es): Cavalheiro, Juciane dos Santos
Palavras-chave: Residência Pedagógica;Formação;Acadêmicos;Professores
Data do documento: 18-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MORAIS, Jhomara Bento. Residência pedagógica: discutindo formação inicial no curso de letras. 2019. 19 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O presente artigo tem como foco falar sobre a importância dos programas de formação inicial para os acadêmicos do curso de Letras, futuros professores do componente curricular de Língua Portuguesa. Para isso vamos discorrer sobre o Programa de Residência Pedagógica, tomando este como formação inicial efetiva para inserção dos acadêmicos no âmbito da sala de aula. Diante disto, tomou-se como objetivo primeiro, investigar a efetividade do Programa de Residência Pedagógica como formação inicial para inserção dos futuros professores nas salas de aula. Os objetivos subjacentes se deram em: 1. Analisar o processo histórico de formações iniciais no Brasil; 2. Refletir sobre a importância das formações iniciais para os acadêmicos de licenciaturas. A feitura do trabalho consiste em pesquisa, análise e reflexão sobre a formação inicial, ou seja, a pesquisa trata de um assunto que é importante a todos que cursam licenciaturas, e ainda é importante para todos que já atuam em sala de aula. A metodologia empregada é de natureza exploratória com pesquisa bibliográfica. Buscou-se, assim, suporte bibliográfico na literatura adequada ao tema, além de artigos, monografias, dissertações e teses. Didaticamente distribuiu-se o artigo nos seguintes tópicos: Um breve histórico de formação no Brasil; Programa Residência Pedagógica; Programa Residência Pedagógica no Curso de Letras-Língua Portuguesa; A voz dos acadêmicos acerca do Programa; Residência Pedagógica: Necessidade ou capricho? Por fim tece-se as considerações finais. Palavras-chave: Residência Pedagógica; Formação; Acadêmicos; Professores
Abstract: The present article focuses on the importance of the programs of initial training programs for undergraduates of the Language course, future teachers of the curricular component of Portuguese Language. For this we will discuss the Residency Program Pedagogical Residency Program, taking this as effective initial training for insertion of academics in the classroom. context of the classroom. Given this, it was taken as the first objective, investigate the the effectiveness of the Pedagogical Residency Program as initial training for the insertion of future teachers in the classroom. future teachers in the classroom. The underlying objectives were: 1. to analyse the the historical process of initial training in Brazil; 2. Reflecting on the importance of initial training for initial formations for undergraduate students. The making of the work consists of research, analysis and reflection about the initial formation, that is, the research deals with a subject that is important to all who study undergraduate degrees, and is also important for all who are already acting in the classroom. The methodology used is exploratory in nature with bibliographical research. It was searched, thus, bibliographical support in the literature adequate to the theme, besides articles, monographs, dissertations and thesis. Didactically, the article was distributed in the following topics A brief history of training in Brazil; Pedagogical Residency Program; Pedagogical Residency Program in the Course of Letras-Portuguese Language; The voice of the about the Program; Pedagogical Residency: Necessity or Whim? Finally final considerations are made. Keywords: Pedagogical Residency; Training; Academics; Teachers.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4211
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Residência pedagógica - discutindo formação inicial no curso de letras.pdf208,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.