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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, Jhomara Bento-
dc.date.available2022-09-20-
dc.date.available2022-09-19T14:22:32Z-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.identifier.citationMORAIS, Jhomara Bento. Residência pedagógica: discutindo formação inicial no curso de letras. 2019. 19 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4211-
dc.description.abstractThe present article focuses on the importance of the programs of initial training programs for undergraduates of the Language course, future teachers of the curricular component of Portuguese Language. For this we will discuss the Residency Program Pedagogical Residency Program, taking this as effective initial training for insertion of academics in the classroom. context of the classroom. Given this, it was taken as the first objective, investigate the the effectiveness of the Pedagogical Residency Program as initial training for the insertion of future teachers in the classroom. future teachers in the classroom. The underlying objectives were: 1. to analyse the the historical process of initial training in Brazil; 2. Reflecting on the importance of initial training for initial formations for undergraduate students. The making of the work consists of research, analysis and reflection about the initial formation, that is, the research deals with a subject that is important to all who study undergraduate degrees, and is also important for all who are already acting in the classroom. The methodology used is exploratory in nature with bibliographical research. It was searched, thus, bibliographical support in the literature adequate to the theme, besides articles, monographs, dissertations and thesis. Didactically, the article was distributed in the following topics A brief history of training in Brazil; Pedagogical Residency Program; Pedagogical Residency Program in the Course of Letras-Portuguese Language; The voice of the about the Program; Pedagogical Residency: Necessity or Whim? Finally final considerations are made. Keywords: Pedagogical Residency; Training; Academics; Teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAcadêmicospt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleResidência pedagógica: discutindo formação inicial no curso de letraspt_BR
dc.title.alternativePedagogical Residency: discussing initial training in the course of letterspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T14:22:32Z-
dc.contributor.advisor1Cavalheiro, Juciane dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como foco falar sobre a importância dos programas de formação inicial para os acadêmicos do curso de Letras, futuros professores do componente curricular de Língua Portuguesa. Para isso vamos discorrer sobre o Programa de Residência Pedagógica, tomando este como formação inicial efetiva para inserção dos acadêmicos no âmbito da sala de aula. Diante disto, tomou-se como objetivo primeiro, investigar a efetividade do Programa de Residência Pedagógica como formação inicial para inserção dos futuros professores nas salas de aula. Os objetivos subjacentes se deram em: 1. Analisar o processo histórico de formações iniciais no Brasil; 2. Refletir sobre a importância das formações iniciais para os acadêmicos de licenciaturas. A feitura do trabalho consiste em pesquisa, análise e reflexão sobre a formação inicial, ou seja, a pesquisa trata de um assunto que é importante a todos que cursam licenciaturas, e ainda é importante para todos que já atuam em sala de aula. A metodologia empregada é de natureza exploratória com pesquisa bibliográfica. Buscou-se, assim, suporte bibliográfico na literatura adequada ao tema, além de artigos, monografias, dissertações e teses. Didaticamente distribuiu-se o artigo nos seguintes tópicos: Um breve histórico de formação no Brasil; Programa Residência Pedagógica; Programa Residência Pedagógica no Curso de Letras-Língua Portuguesa; A voz dos acadêmicos acerca do Programa; Residência Pedagógica: Necessidade ou capricho? Por fim tece-se as considerações finais. Palavras-chave: Residência Pedagógica; Formação; Acadêmicos; Professorespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMAZONAS, Secretaria do Estado do. SEDUC/AM e Semed firmam parceria com instituições de ensino superior do Amazonas para realização de programas federais nas escolas da rede pública estadual e municipal. Disponível em: http://www.educacao.am.gov.br/2018/09/seducam-e-semed-firmam-parceria-com instituicoes-de-ensino-superior-do-amazonas-para-realizacao-de-programas-federais nas-escolas-da-rede-publica-estadual-e-municipal/ Acesso em 09.12.2019. BRASIL, Ministério da Educação.Portal do Mec. MEC lança Política Nacional de Formação de Professores com Residência Pedagógica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/55921-mec-lanca-politica nacional-de-formacao-de-professores-com-80-mil-vagas-para-residencia-pedagogica-em 2018. Acesso em: 05.12.2019. BORGES, Maria Célia.AQUINO, Orlando Fernadez.PUENTES. Roberto Valdés. Formação de professores no brasil: história, políticas e perspectivas. Revista. histedbr. Campinas. 2011. FILHO, João Vieira dos Santos. NÓBREGA, Juliana Janaína Tavares. NOVO, Nanci Lancha. Sociedade do conhecimento e construção do sujeito: ideologias na formação e ação docente. Revista acadêmica de formação de professores. Universidade Metropolitana de Santos. 2017. PASCHOARELLI, Luís Carlos. MEDOLA, Fasto Orsi. BONFIM, Gabriel Henrique Cruz. Características Qualitativas, Quantitativas e Qualiquantitativas de Abordagens Científicas: estudos de caso na subárea do Design Ergonômico. Revista de design, tecnologia e design.2015. NEVES, Abilio A. Baeta. BRASIL, Ministério da Educação/CAPES. PORTARIA Nº 38, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2018. Disponível em: http://www.lex.com.br/legis_27619784_PORTARIA_N_38_DE_28_DE_FEVEREIRO_DE_ 2018.aspx. Acesso em: 04.12.2019. SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista brasileira de educação. Universidade Estadual de Campinas,2009. SILVA, Katia Augusta C. P. da. CRUZ, Shirleide Pereira. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 227-247, mai./ago, 2018. SCHNEIDER, Eduarda Maria. FUJII, Rosangela Araújo. CORAZZA, Maria Julia. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa qualitativa. V 5; nº 9. São Paulo, 2017.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqFormação de professorespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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