DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4208
Title: Trabalhando o lúdico: importância no desenvolvimento da criança na Educação Infantil
Other Titles: Working with playfulness: importance in child development in Early Childhood Education
Authors: Oliveira, Rosineide Lopes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Jorge Barbosa de
Keywords: Educação Infantil. Lúdico. Atividades lúdicas. Desenvolvimento e formação da criança.;Child education. Ludic. Playful activities. development and child training.
Issue Date: 12-Jul-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: RESUMO Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), foi realizado por intermédio da pesquisa bibliográfica e vem trazendo uma análise sobre o tema “Trabalhando o lúdico: importância no desenvolvimento da criança na Educação Infantil”. O trabalho tem como objetivo primordial: Pesquisar por meio dos autores teóricos qual a relevância do lúdico para o avanço do desenvolvimento das crianças na educação infantil. O trabalho todo foi fundamentado na pesquisa bibliográfica de obras de diversos autores que trouxeram contribuições relevantes para o esclarecimento do tema. Mediante a pesquisa bibliográfica dos autores, constatou-se algo de fundamental importância para o referido processo ensino/aprendizagem, onde, esclarece que o termo lúdico é um elemento principal que deve estar sempre presente na vida escolar da criança que faz parte do mundo infantil, sendo ela crucial no desenvolvimento e crescimento da criança. E que, além disso, contribui para a formação, onde leva as crianças a se desenvolverem em seus seguintes aspectos: psicomotor, afetivo e cognitivo. Portanto, o lúdico por ser um elemento fundamental na educação infantil, jamais deve ser deixado de ser trabalhado pelos professores. E que os professores como transmissores do ensino devem sempre trabalhar em suas práticas pedagógicas com várias atividades lúdicas para incentivar as crianças a se interessarem e sentirem-se motivados em aprender, porque a aprendizagem só acontece quando há interatividade e afetividade entre ambos (professor e crianças).
Abstract: RESUMEN Este Trabajo de Conclusión del Curso (TCC), a través de la investigación bibliográfica, ha venido aportando un análisis sobre el tema “Trabajar el juego: importancia en el desarrollo de los niños en Educación Infantil”. El trabajo tiene como principal objetivo: Buscar a través de los autores teóricos sobre la relevancia del lúdico para el avance del desarrollo infantil en la educación infantil. Todo el trabajo se basó en la búsqueda bibliográfica de trabajos de varios autores que aportaron contribuciones relevantes para aclarar el tema. A través de la investigación bibliográfica de los autores, se encontró algo de fundamental importancia para el referido proceso de enseñanza/aprendizaje, donde, aclara que el término lúdico es un elemento principal que siempre debe estar presente en la vida escolar del niño que forma parte del mundo infantil, siendo crucial en el desarrollo y crecimiento del niño y que, además, contribuye a la formación, donde lleva al niño a desarrollarse en sus siguientes aspectos (psicomotor, afectivo y cognitivo). Por tanto, el lúdico, como elemento fundamental en la educación infantil, nunca debe quedar fuera del trabajo de los docentes y que el docente como transmisor de la enseñanza debe trabajar siempre en sus prácticas pedagógicas con diversas actividades lúdicas para incentivar la participación de los niños. interesarse y sentirse motivado por aprender, porque el aprendizaje solo ocurre cuando hay interactividad y afectividad entre ambos (docente y niños).
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4208
Appears in Collections:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalhando o lúdico importância no desevolvimento da criança na Educação Infantil.pdf349,77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.