DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4198
Title: Uma análise do discurso das eleições presidenciais de 2018 no contexto jornalístico do Amazonas
Other Titles: An analysis of the 2018 presidential election discourse in the Amazon journalistic context
Authors: Souza, Vivian Gomes Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Moncayo, Vanúbia Araujo Laulate
Keywords: Análise do Discurso Crítica;Ideologia;Textos jornalísticos;Eleição presidencial 2018
Issue Date: 16-Dec-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: SOUZA, Vivian Gomes Monteiro. Uma análise do discurso das eleições presidenciais de 2018 no contexto jornalístico do Amazonas. 2019. 27 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: De abordagem teórica-metodológica, este estudo analisa o discurso de duas empresas jornalísticas amazonenses, A crítica e Portal do Holanda, sobre dois acontecimentos das eleições presidenciais de 2018, a fim de demonstrar como o posicionamento ideológico é construído e apontar a intencionalidade dessas empresas no contexto amazonense. A análise do corpus, quatro trechos das reportagens de ambos jornais, repousa nos estudos críticos do discurso, tendo como foco o eixo tridimensional de Fairclough (2001). Conforme este modelo de análise, utiliza-se a gramática funcional, especificamente o recurso da Transitividade (HALLIDAY, 2004), considerando nuances de Atitude e Gradação, dimensões do Sistema de Avaliatividade (MARTIN & WHITE, 2005). Os resultados indicam que as realidades são construídas de maneiras distintas. Um, busca se manter imparcial através do uso de processos materiais, enquanto o outro utiliza sobretudo processos verbais e relacionais para construir uma identidade. Palavras-chave: Análise do Discurso Crítica; Ideologia; Textos jornalísticos; Eleição presidencial 2018.
Abstract: Theoretical and methodological approach, this study analyzes the discourse of two companies Amazonas journalistic, A crítica and Portal do Holanda, on two events of the presidential elections presidential elections 2018, in order to demonstrate how the ideological positioning is constructed and point the intentionality of these companies in the Amazonian context. The analysis of the corpus, four excerpts of the reports of both newspapers, rests on critical discourse studies, with focus on the three-dimensional axis of Fairclough (2001). According to this model of analysis, we use functional grammar, specifically the Transitivity feature (HALLIDAY, 2004), considering nuances of Attitude and Gradation, dimensions of the Evaluative System (MARTIN & WHITE, 2005). The results indicate that realities are constructed in different ways. One, seeks to remain impartial through the use of material processes, while the other uses mainly verbal and relational processes to construct an identity. Keywords: Critical Discourse Analysis; Ideology; Journalistic texts; Presidential election 2018.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4198
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.