DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4197
Título: O sujeito pronominal de 1º pessoa em textos de alunos do ensino fundamental II em Manaus
Título(s) alternativo(s): The 1st person pronominal subject in texts by primary school students in Manaus
Autor(es): Pereira, Isa Cristina Barroso
Orientador(es): Martins, Silvana Andrade
Palavras-chave: Sociolinguística;Sujeito pronominal;Sujeito nulo;Sujeito preenchido;1ª pessoa do singular
Data do documento: 1-Nov-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: PEREIRA, Isa Cristina Barroso. O sujeito pronominal de 1º pessoa em textos de alunos do ensino fundamental II em Manaus. 2019. 25 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Este artigo tem como objetivo a verificação no uso do Sujeito Pronominal de 1ª pessoa do singular em textos narrativos de alunos do Ensino Fundamental II em Manaus. Esta verificação do sujeito tenciona diretamente nas categorias Preenchida e Nula. É uma pesquisa de natureza Quantitativa e possui como aporte teórico a Sociolinguística Variacionista, destacando Labov (1972) e Mollica (2008); a Linguística Textual, entre os destaques Bonifácio &Maciel (2010) e Tatit (2018); e alguns dos estudos sobre Sujeito Pronominal que foram realizados no Brasil, especificamente Duarte (1995) e Novaes (1997). Por meio deste objetivo, este estudo também verifica se as tendências de uso do sujeito pronominal de 1ª pessoa na escrita apresentam ou não as mesmas tendências de uso na fala. Os resultados gerais das análises apontaram que a categoria Nula ainda se sobrepõe à categoria Preenchida, diferentemente de alguns estudos voltados para a oralidade que mostram exatamente o contrário. Palavras-chave: sociolinguística; sujeito pronominal; sujeito nulo; sujeito preenchido; 1ª pessoa do singular.
Abstract: This article aims to verify the use of the 1st person singular subject pronoun in singular in narrative texts of students of the Fundamental Education II in Manaus. This verification of the subject intends directly in the categories Filled and Null. It is a research of Quantitative nature It is a Quantitative research and has as theoretical contribution the Variationist Sociolinguistics, highlighting Labov (1972) and Mollica (2008); Textual Linguistics, among the highlights Bonifácio &Maciel (2010) and Tatit (2018); and some of the studies on Pronominal Subject that have been conducted in Brazil, specifically Duarte (1995) and Novaes (1997). Through this aim, this study also verifies if the usage trends of the subject 1st person pronominal subject in writing present or not the same trends of use in speech. The results The general results of the analyses pointed out that the category Null still overlaps with the category Filled, The results of the analysis showed that the Null category still overlaps the Filled category, unlike some studies on orality which show the exact opposite. Keywords: sociolinguistics; pronominal subject; null subject; filled subject; 1st person singular.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4197
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O sujeito pronominal de 1ª pessoa em textos de alunos do ensino fundamental II em Manaus.pdf582,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.