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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Isa Cristina Barroso-
dc.date.available2022-09-14T15:03:41Z-
dc.date.issued2019-11-01-
dc.identifier.citationPEREIRA, Isa Cristina Barroso. O sujeito pronominal de 1º pessoa em textos de alunos do ensino fundamental II em Manaus. 2019. 25 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4197-
dc.description.abstractThis article aims to verify the use of the 1st person singular subject pronoun in singular in narrative texts of students of the Fundamental Education II in Manaus. This verification of the subject intends directly in the categories Filled and Null. It is a research of Quantitative nature It is a Quantitative research and has as theoretical contribution the Variationist Sociolinguistics, highlighting Labov (1972) and Mollica (2008); Textual Linguistics, among the highlights Bonifácio &Maciel (2010) and Tatit (2018); and some of the studies on Pronominal Subject that have been conducted in Brazil, specifically Duarte (1995) and Novaes (1997). Through this aim, this study also verifies if the usage trends of the subject 1st person pronominal subject in writing present or not the same trends of use in speech. The results The general results of the analyses pointed out that the category Null still overlaps with the category Filled, The results of the analysis showed that the Null category still overlaps the Filled category, unlike some studies on orality which show the exact opposite. Keywords: sociolinguistics; pronominal subject; null subject; filled subject; 1st person singular.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectSujeito pronominalpt_BR
dc.subjectSujeito nulopt_BR
dc.subjectSujeito preenchidopt_BR
dc.subject1ª pessoa do singularpt_BR
dc.titleO sujeito pronominal de 1º pessoa em textos de alunos do ensino fundamental II em Manauspt_BR
dc.title.alternativeThe 1st person pronominal subject in texts by primary school students in Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-14T15:03:41Z-
dc.contributor.advisor1Martins, Silvana Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0455709808630889pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo a verificação no uso do Sujeito Pronominal de 1ª pessoa do singular em textos narrativos de alunos do Ensino Fundamental II em Manaus. Esta verificação do sujeito tenciona diretamente nas categorias Preenchida e Nula. É uma pesquisa de natureza Quantitativa e possui como aporte teórico a Sociolinguística Variacionista, destacando Labov (1972) e Mollica (2008); a Linguística Textual, entre os destaques Bonifácio &Maciel (2010) e Tatit (2018); e alguns dos estudos sobre Sujeito Pronominal que foram realizados no Brasil, especificamente Duarte (1995) e Novaes (1997). Por meio deste objetivo, este estudo também verifica se as tendências de uso do sujeito pronominal de 1ª pessoa na escrita apresentam ou não as mesmas tendências de uso na fala. Os resultados gerais das análises apontaram que a categoria Nula ainda se sobrepõe à categoria Preenchida, diferentemente de alguns estudos voltados para a oralidade que mostram exatamente o contrário. Palavras-chave: sociolinguística; sujeito pronominal; sujeito nulo; sujeito preenchido; 1ª pessoa do singular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARROS, Nathalie Anne Conceição de. A variação no âmbito do irrealis entre o futuro do pretérito e pretérito imperfeito do indicativo no português falado em Santa Isabel do Rio Negro – Amazonas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes do Curso de Mestrado em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Manaus, 2019. BONIFÁCIO, Carla Alecsandra de Melo; MACIEL, João Wandemberg Gonçalves. Fascículo: Linguística Textual. 1ª. ed. Editora Universitária UFPB, 2010. Meio Digital - Disponível em: http://biblioteca.virtual.ufpb.br/files/linguastica_textual_1360183766.pdf. Acesso em 07 de outubro de 2019 e http://biblioteca.virtual.ufpb.br/publicacoes/view/309. Acesso em 21 de outubro de 2019. CABANA, Nasle Maria. Estudo em tempo aparente e em tempo real do uso do sujeito nulo na fala de Belo Horizonte. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. 2007 in Domínios de Lingu@gem – Revista Eletrônica de Linguística, v. 1, n. 1, 28 jan. 2011. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/issue/view/608. Acesso em 21 de outubro de 2019. CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Nova gramática do português brasileiro. 1ª. ed. São Paulo: Contexto, 2016. CEZARIO, Maria Laura; VOTRE, Sebastião. Sociolinguística In MARTELLOTA, Mário Eduardo (org.). Manual de Linguística. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2008. CLARA, Regina Andrade; ALTENFELDER, Anna Helena; ALMEIDA, Neide. Se bem me lembro...: caderno do professor: orientação para produção de textos. 6º ed. São Paulo: Cenpec. (Coleção da Olimpíada), 2019. Meio digital. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/8144/caderno-memorias.pdf. Acesso em 23 de setembro de 2019. COSTA, Marcos Antônio. Estruturalismo in MARTELLOTA, Mário Eduardo (org.). Manual de Linguística. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2008. DUARTE, Maria Eugênia Lamoglia. A perda do princípio “evite pronome” no português brasileiro. Tese de Doutorado: UNICAMP, Campinas, São Paulo, 1995. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Escrever: Estratégias de produção textual. 2ª. ed. – São Paulo: Contexto, 2018. LABOV, Willian. Padrões Sociolinguísticos. Tradução: Marcos Bagno; Maria Marta Pereira Scherre; Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo, Parábola Editorial, 2008. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MOLLICA, Maria Cecilia (org.); BRAGA, Maria Luiza (org.). Introdução à Sociolingüística: o tratamento da variação. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2008. MONTEIRO, José Lemos. Para compreender Labov. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. NOVAES, Celso. A representação mental do sujeito nulo no português do Brasil. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. 1997 In Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v.6, n.2, p.59-80, jul./dez. 1997. SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. Organizado por Charles Bally; Albert Riedlinger (colaboração). 27. ed. – São Paulo: Cultrix, 2006. SCHLATTER, Margarete; LAGINESTRA, Maria Aparecida; PEREIRA, Maria Imaculada. A ocasião faz o escritor: caderno do professor: orientação para produção de textos. 6º ed. São Paulo: Cenpec. (Coleção da Olimpíada), 2019. Meio Digital. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/8147/caderno-cronica.pdf. Acesso em 23 de setembro de 2019. TATIT, Luiz. A abordagem do texto in FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à Linguística. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2018.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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