DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Carine Rocha de-
dc.date.available2022-09-14T14:53:49Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Carine Rocha de. Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato: desconstrução, hibridismo e fragmentação. 2017. 19 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4188-
dc.description.abstractFragmentation has been a much-used resource in contemporary fiction and different ways of narrating through the observation of the image have gained a lot of space in the works. This paper aims to analyze the narrative construction in the novel Eles eram muitos horses (2001), by Luiz Ruffato, from an analytical reading that highlights the main resources used by the author, highlighting its hybrid and fragmentary character. To do so, we carry out a theoretical path that discusses contemporary Brazilian literature, its main Brazilian contemporary literature, its main aspects, and the strategies of narration in this moment of literary production. Ruffato portrays in his fiction the production of a contemporary Brazilian literature that brings together the political and engaged act of thinking about reality and the innovative aesthetic constitution in the act of narrate Keywords: contemporary Brazilian literature; fragmentation; hybridization; Luiz Ruffatopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura literatura brasileira contemporâneapt_BR
dc.subjectFragmentaçãopt_BR
dc.subjectHibridizaçãopt_BR
dc.subjectLuiz Ruffatopt_BR
dc.titleEles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato: desconstrução, hibridismo e fragmentaçãopt_BR
dc.title.alternativeThey were many horses, by Luiz Ruffato: deconstruction, hybridism and fragmentationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-14T14:53:49Z-
dc.contributor.advisor1Andreatta, Elaine Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237395097967610pt_BR
dc.description.resumoA fragmentação tem sido um recurso muito utilizado na ficção contemporânea e as diferentes formas de narrar por meio da observação da imagem têm ganhado muito espaço nas obras. Este trabalho objetiva analisar a construção narrativa na obra eles eram muitos cavalos (2001), de Luiz Ruffato, a partir de uma leitura analítica que evidencia os principais recursos utilizados pelo autor, evidenciando seu caráter híbrido e fragmentário. Para tanto, realizamos um percurso teórico que discute a literatura brasileira contemporânea, suas principais vertentes, além das estratégias de narração neste momento de produção literária. Ruffato retrata em sua ficção a produção de uma literatura brasileira contemporânea que reúne o ato político e engajado ao pensar uma realidade e a constituição estética inovadora no ato de narrar Palavras-chave: literatura brasileira contemporânea; fragmentação; hibridização; Luiz Ruffatopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, Homero Vizeu. Comentários sobre “A nova narrativa”, de Antônio Candido: Romance e conto dos anos 60 e 70. Terceira margem, Rio de Janeiro, n. 21, ago. 2009. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. 5. ed. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. BONASSI, Fernando. 15 cenas de descobrimento de Brasis. In: MARCONI, Ítalo (org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: objetiva, 2001. p.604-609. COTA, Débora. A fragmentação na narrativa contemporânea: um passo mais além do literário. IN: IV Colóquio da URGS. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/ppgletras/Vcoloquio/artigos/DeboraCota.pdf>, 2016. CUNHA, E. L. ; ALMEIRA, M. C. F. ; GOMES, R. G. . Dossier Después del Modernismo. Cuadernos de literatura En Catálogo , v. XVIII, p. 48-149, 2014. DALCASTAGNÈ, Regina, “Um território contestado: literatura brasileira contemporânea e as novas vozes sociais”, In: Revista Iberic@l. Nº 2, Paris- Sorborne, 2012. FERRARI, Sandra. XII Congresso Internacional da ABRALIC Centro, Centros – Ética, Estética 18 a 22 de julho de 2011 UFPR – Curitiba, Brasil ESTRUTURA NARRATIVA NA PÓS-MODERNIDADE. GIZNBURG, Jaime. O narrador na literatura brasileira contemporânea. In.: Tintas. Quaderni di letterature iberiche e iberoamericane, 2 (2012), pp. 199-221. ______; AZEVEDO, Luciene (orgs). Espaços possíveis na literatura brasileira contemporânea. Porto Alegre (RS): Zouk, 2015. MENEGAZZO, Maria Adélia. A poética do recorte: estudo de literatura brasileira contemporânea. Campo Grande: Ed. UFMS, 2004. PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da Literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. RUFFATO, Luiz. Eles eram muitos cavalos. São Paulo: Boitempo, 2001. SANTOS, Carolina. VI Encontro de estudos Literários, Eles Eram Muitos Cavalos, de Luiz Ruffato: a metáfora de uma metrópole em ruínas – v1, nº15.ed 2004. SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura brasileirapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato - desconstrução, hibridismo e fragmentação.pdf301,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.