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Título: Os desafios e a necessidade de incluir: uma reflexão a respeito das políticas de inclusão
Título(s) alternativo(s): The challenges and the need to include: a reflection on the inclusion policies
Autor(es): Mota, Andreia Souza de Araújo
Orientador(es): Brito, Jane Lindoso
Palavras-chave: Educação inclusiva;Educação especia;Legislação brasileira
Data do documento: 14-Dez-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MOTA, Andreia Souza de Araújo. Os desafios e a necessidade de incluir: uma reflexão a respeito das políticas de inclusão. 2017. 18 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A Educação Inclusiva tem ganhado forças como pauta de estudos, promovendo alterações conceituais e na legislação. O objetivo desse artigo foi promover e conscientizar reflexões a respeito das políticas de inclusão, visando melhorias no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida de maneira documental, na qual foi tomada como base a legislação brasileira, as diretrizes políticas específicas do Ministério da Educação (MEC), alguns documentos internacionais, além de um levantamento bibliográfico sobre o tema. Inicialmente será abordado o contexto histórico do assunto, em seguida as diretrizes e leis que amparam o tema, por último serão apresentados conceitos, bem como alguns obstáculos a serem superados para se fazer inclusão e considerações finais. Palavras-chave: educação inclusiva; educação especial; legislação brasileira.
Abstract: Inclusive Education has been gaining strength as an agenda of studies, promoting conceptual changes and legislation. The aim of this article was to promote and raise awareness inclusion policies, aiming at improvements in the teaching and learning process. learning process. The research was developed in a documental way, in which was taken as the Brazilian legislation, the specific policy guidelines of the Ministry of Education (MEC), some international documents, in addition to a bibliographic survey on the theme. Initially, the historical context of the subject will be addressed, then the guidelines and laws that support the theme, finally concepts will be presented, as well as some obstacles to be overcome to make inclusion and final considerations. Keywords: inclusive education; special education; Brazilian legislation
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4186
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