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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMota, Andreia Souza de Araújo-
dc.date.available2022-09-14T14:52:23Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.citationMOTA, Andreia Souza de Araújo. Os desafios e a necessidade de incluir: uma reflexão a respeito das políticas de inclusão. 2017. 18 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4186-
dc.description.abstractInclusive Education has been gaining strength as an agenda of studies, promoting conceptual changes and legislation. The aim of this article was to promote and raise awareness inclusion policies, aiming at improvements in the teaching and learning process. learning process. The research was developed in a documental way, in which was taken as the Brazilian legislation, the specific policy guidelines of the Ministry of Education (MEC), some international documents, in addition to a bibliographic survey on the theme. Initially, the historical context of the subject will be addressed, then the guidelines and laws that support the theme, finally concepts will be presented, as well as some obstacles to be overcome to make inclusion and final considerations. Keywords: inclusive education; special education; Brazilian legislationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especiapt_BR
dc.subjectLegislação brasileirapt_BR
dc.titleOs desafios e a necessidade de incluir: uma reflexão a respeito das políticas de inclusãopt_BR
dc.title.alternativeThe challenges and the need to include: a reflection on the inclusion policiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-14T14:52:23Z-
dc.contributor.advisor1Brito, Jane Lindoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2930560876080965pt_BR
dc.description.resumoA Educação Inclusiva tem ganhado forças como pauta de estudos, promovendo alterações conceituais e na legislação. O objetivo desse artigo foi promover e conscientizar reflexões a respeito das políticas de inclusão, visando melhorias no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida de maneira documental, na qual foi tomada como base a legislação brasileira, as diretrizes políticas específicas do Ministério da Educação (MEC), alguns documentos internacionais, além de um levantamento bibliográfico sobre o tema. Inicialmente será abordado o contexto histórico do assunto, em seguida as diretrizes e leis que amparam o tema, por último serão apresentados conceitos, bem como alguns obstáculos a serem superados para se fazer inclusão e considerações finais. Palavras-chave: educação inclusiva; educação especial; legislação brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBATISTA, Cristina Abranches Mota. MANTOAN, Maria Teresa Egler. Educação Inclusiva: atendimento educacional especializado para a deficiência mental. 2. Ed. Brasília: MEC, SEESP, 2006. 68 p. BORGES, Maria Célia. PEREIRA, Helena de Ornellas. AQUINO, Orlando Fernandéz. Inclusão versus Integração. A problemática das políticas e da formação docente. Revista Ibero-Americana de Educação, 59, 3, Julho, 2012. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nos 1/1992 a 68/2011, pelo Decreto Legislativo nº 186/2008 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/1994. 35. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012. Disponível em: <file:///C:/Users/Box%20print/Downloads/constituicao_federal_35ed.pdf.> Acesso: 03/09/17. BRASIL. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico _imagens-filefield-description%5D_93.pdf.> Acesso em: 06/09/17. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Brasília: Senado Federal – Secretaria Especial de Editoração e Publicações, 2005. Disponível em: <http://www.sintero.org.br/arquivos/LDB9394_1.pdf.> Acesso em: 03/09/17. BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 25 abr. 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm.> Acesso: 09/09/17. BRASIL. MEC. Carta para o terceiro milênio - 1999. 1999b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/carta_milenio.pdf.> Acesso: 09/09/17. BRASIL. MEC. SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf> Acesso em: 6/10/17. BRASIL. Plano nacional de educação. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001324/132452porb.pdf.> Acesso em: 08/09/17. 19 BRASIL. Resolução CNE/CEB n.º 2, de 11 de fevereiro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. 2001b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/resolucaocne.pdf.> Acesso: 09/09/17. BRINA, Márcio. RODRIGUES, Giselle. Educação Inclusiva e a Formação Docente: A educação de jovens e adultos como uma nova perspectiva. Revista de Educação do Vale do Arinos, Juara, Relva, 3, 2, jul/dez, 2016. COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: 2006∕Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2006, 56 p. DECLARAÇÃO MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA TODOS. Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem. Tailândia, 1990. Disponível em: <http://www.acaoeducativa.org.br/downloads/Declaracao_Jomtien.pdf.> Acesso em 08/09/17. DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Adotada e Proclamada pela Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de Dezembro de 1948. Disponível em: <http://www.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm.> Acesso em 08/09/17. FERNANDES, Sueli. Fundamentos para educação especial. Curitiba: Ibpex, 2007. FERREIRA, Elisa C. e GUIMARÃES, Marly. Educação inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. MAZZOTA, Marcos Jose Silveira. Educação especial no Brasil: História e políticas públicas. 5ª ed. – São Paulo: Cortez, 2005 OEA. Convenção dos Estados Americanos. Decreto nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Convenção Interamericana para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/guatemala.pdf.> Acesso em: 04/09/17. UNESCO. Declaração de Salamanca. Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais - 1994. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf.> Acesso em: 07/09/17. VITTA, Mariana Canavezi. Políticas públicas para a inclusão escolar: desafios e perspectivas no município de Franca – SP. 172. Dissertação de Mestrado - Serviço Social, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2011.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqEducação especialpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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