DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4175
Title: A música como recurso pedagógico no processo de aprendizagem na Educação Infantil
Other Titles: Music as a pedagogical resource in the learning process in Early Childhood Education
Authors: Flores, Josilani Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Jorge Barbosa de
Keywords: Música. Educação Infantil. Formação.;Song. Child education. Training.
Issue Date: 26-May-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: RESUMO A preocupação básica deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é apresentar uma reflexão em torno da temática “A Música como recurso pedagógico no processo de aprendizagem na educação infantil”. Pois teve como linha de pesquisa “Educação, escola e sociedade”, porque ao abordamos do processo de ensino, direcionamos para os três elementos da linha de pesquisa. É na escola que as crianças constroem seus conhecimentos para colocarem em práticas em seu meio social. Sendo assim o tema, surgiu não apenas por interesse, mas a ideia de aprofundamento no estudo em questão, para buscar mais compreensão em torno da musicalização infantil. O trabalho tem como objetivo geral: Analisar por meios de obras teóricas que contribuição a música traz para o aprendizado e formação das crianças na educação infantil. Para obter compreensão e coletar dados sobre o tema utilizou - se a pesquisa bibliográfica de diversos autores teóricos, como: Brasil (1996); Brasil (1998); Brasil (2009); Brasil (2017); Barros (1990); Brito ( 2003); Brescia (2003); Borges (1994); Cascudo (2006); Freire (1994); Fernandes (2013); Forquim; Gagnard (1997); Gainza (1988), Goh (2009); Gonh e Stavrcas (2010); Gilioli (2008); Herculano (2009); Ilari (2003); Jeandot (1997) e dentre outros trouxeram grandes conhecimentos sobre a importância da música para o desenvolvimento das crianças, os quais mostram que a música proporciona bons desenvolvimentos, ajuda a criança a obter um raciocínio logo, a interpretar e desenvolver – se em seus aspectos: físico, intelectual e social. Portanto conclui - se que a música jamais deve ser deixada de ser trabalhas pela professora na educação infantil e que as mesmas possam cada vez mais estarem utilizando a música como recurso pedagógico em sua prática pedagógica.
Abstract: RESUMEN La preocupación básica de este Trabajo de Finalización de Curso (TCC) es presentear una reflexión sobre el tema “La música como recurso pedagógico en el proceso de aprendizaje en la educación infantil”. Porque tenía como línea de investigación ”Educacion, escuela y sociedad, porque cuando nos acercamos al proceso de enseñanza, nos dirigimos a los tres elementos de la línea de investigación. Es en la escuela donde los niños construyen sus conocimientos para ponerlos en práctica en su entorno social. Asin, el tema surgió no solo por el interés, sino por la idea de profundizar el estudio en cuestión, para buscar más comprensión en torno a la musicalización infantil. El trabajo tiene como objetivo general: Analizar a través de trabajos teóricos qué aporte aporta la música al aprendizaje y formación de los niños de educación infantil. Para comprender y recopilar datos sobre el tema, se utilizó la investigación bibliográfica de varios autores teóricos como: Brasil (1996); Brasil (1998); Brasil (2009); Brasil (2017); Barros (1990); Brito ( 2003); Brescia (2003); Borges (1994); Cascudo (2006); Freiré (1994); Fernández (2013); Horca; Gagnard (1997); Gainza (1988), Goh (2009); Gonh e Stavrcas (2010); Gilioli (2008); Herculano (2009); Ilari (2003); Jeandot (1997) y entre otros aportaron grandes conocimientos sobre la música para desarrollo de los niños, los cuales demuestran que la música proporciona un buen desarrollo, ayuda al niño a obtener un razonamiento pronto, interpretar y desarrollarse, si en sus aspectos: físico, intelectual. y sociales, Por lo tanto, se concluye que las canciones nunca deben quedar para ser trabajadas por el docente en educación infantil y que cada vez más pueden estar utilizando la música como recurso pedagógico en su práctica pedagógica.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4175
Appears in Collections:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A música como recurso pedagogico no processo de aprendizagem na educação infantil.pdf806,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.