DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4146
Title: Abordagem de ensino dos meliponineos em materiais didáticos no ensino fundamental e médio
Other Titles: Approach to teaching meliponineos in teaching materials in elementary and high school
Authors: Mourão , Rizelma Ramos
metadata.dc.contributor.advisor1: Taddei, Fabiano Gazzi
Keywords: Abelhas;Aprendizagem;Ensino;Meliponineos
Issue Date: 16-Dec-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: MOURÃO, Rizelma Ramos. Abordagem de ensino dos meliponineos em materiais didáticos no ensino fundamental e médio. 2021. 42f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
metadata.dc.description.resumo: As abelhas são agentes polinizadores, suas estruturas morfológicas contribuem para terem sucesso no serviço ecossistêmico, mas devido as atividades antrópicas de desmatamento, queimadas, e utilização de defensivos agrícolas estão contribuindo para a dizimação de diversas espécies de abelhas. Portanto, são necessários buscar alternativas para reduzir o processo de extinção, além, de ações que promovam a conservação deste grupo de insetos. O objetivo desta pesquisa. Foi realizar um levantamento Bibliográfico sobre métodos de ensino dos Meliponineos que estão começando a serem utilizadas como objeto de estudo na educação básica, buscando por padrões e abordagens utilizadas e com resultado significativo para a aprendizagem. Assim, identificar as metodologias utilizadas atualmente no ensino sobre abelhas do gênero melíponas nas escolas. Analisar metodologias de ensino sobre abelhas do gênero Meliponas no ensino fundamental e médio. Entender a assimilação dos alunos, no sentido de importância ambiental das espécies de abelhas, relacionando a função polinizadora no meio ecológico. Com os dados obtidos. Identificamos métodos e metodologias para o ensino das abelhas, como sequencia didática, produção de material didático, como jogos, contextualização dos conteúdos utilizando a matemática e abelhas e métodos de inclusão de alunos com deficiência com tema abelhas.
Abstract: Bees are pollinating agents, their morphological structures contribute to their success in the ecosystem service, but due to anthropogenic activities of deforestation, burning, and the use of pesticides, they are contributing to the decimation of several species of bees. Therefore, it is necessary to seek alternatives to reduce the extinction process, in addition to actions that promote conservation of this group of insects. In this sense, the objective of this research. Conduct a bibliographic survey on teaching methods of Meliponini that are beginning to be used as an object of study in basic education, looking for patterns and approaches used and with significant results for learning. Thus, to identify the methodologies currently used in teaching about melipona bees in schools. Analyze teaching methodologies about Meliponas bees in elementary and high school. Understand the assimilation of students, in the sense of environmental importance of bee species, relating the pollinator function in the ecological environment. However, the analyzes were carried out with five authors who addressed themes of bees and the pollination service in order to ensure the conservation of bee species.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4146
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.