DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/414
Título: Pesquisa estatística descritiva no ambiente escolar: uma experiência com alunos da 3ª série do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Descriptive statistical research in the school environment: an experience with 3rd graders in high school
Autor(es): Ribeiro, Josiane Messias
Palavras-chave: Pesquisa estatística descritiva;Alternativas de intervenção;Ensino-aprendizagem
Data do documento: 18-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: RESUMO: A realização de qualquer pesquisa toma como referência o uso de técnicas e métodos de apreensão dos fenômenos da realidade. Dentre estas, encontram-se trabalhos pautados na Ciência Estatística propriamente dita, em que se coleta, organiza, apresenta, analisa e interpretam dados com objetivo de mostrar informações a respeito de um objeto de estudo. Neste trabalho, reflete-se sobreuma pesquisa estatística descritiva realizada por estudantes da 3ª série do Ensino Médio, através da disciplina Matemáticana Escola Estadual Maria do Céu Vaz D’Oliveira cujo objetivo visou contribuir com sugestões de alternativas para melhoria do ensino-aprendizagem utilizando-se o componente curricular Estatística. A metodologia contemplou momentos diferenciados e articulados entre si com as discussões teóricas, a coleta e a análise dos dados da pesquisa estatística descritiva. Constatou-se que a utilização da pesquisa estatística descritiva no contexto escolar contribui em larga medida para a elaboração de alternativas de intervenção no processo ensino-aprendizagem junto aos estudantes e professores da instituição em questão.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/414
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pesquisa estatística descritiva no ambiente escolar: uma experiência com alunos da 3ª série do ensino médio.pdf147,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons