DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4136
Título: Uso da linguagem de programação Python na formação de professor para o ensino de matemática
Título(s) alternativo(s): Use of the Python programming language in teacher training for teaching mathematics
Autor(es): Carneiro, Silas dos Santos
Orientador(es): Santos, Adriano Márcio dos
Palavras-chave: Python;Formação de Professores;Ensino de Matemática.
Data do documento: 20-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CARNEIRO, Silas dos Santos. Uso da linguagem de programação Python na formação de professor para o ensino de matemática. 2022. 20f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
Resumo: Este artigo foi o resultado de um TCC desenvolvido para a obtenção do título de Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado Amazonas, sendo de natureza qualitativa e com o objetivo principal de demonstrar que a linguagem de programação Python pode ser usada no ensino como ferramenta auxiliar nas aulas de Matemática. Como metodologia do trabalho, iniciamos com uma pesquisa das grades curriculares dos cursos de matemática em 30 universidades brasileiras (Federais e Estaduais) para obter a informação de que a disciplina “Linguagem de Programação” fazia parte dessas grades. Também fizemos estudos com o Python para desenvolver programas de fácil entendimento e que ermitissem trabalhar com assuntos matemáticos. Como resultado desse estudo, fizemos aplicações desta linguagem em tópicos como: matriz, funções e gráficos. Com isso, apresentamos a possibilidade do uso de uma linguagem de programação como ferramenta didática.
Abstract: This article was the result of a TCC developed to obtain the degree of Licentiate in Mathematics by the University of Amazon State, being of qualitative nature and with the main objective of demonstrating that the Python programming language can be used in teaching as auxiliary tool in Mathematics classes. As work methodology, we started with a research of the curriculum of mathematics courses in 30 Brazilian universities (Federal and State) to obtain information that the subject “Programming Language” was part of these curriculums. We also carried out studies with Python to develop programs that were easy to understand and that would allow working with mathematical subjects. As a result of this study, we made applications of this language in topics such as: matrix, functions and graphs. With this, we present the possibility of using a programming language as a teaching tool.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4136
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso da linguagem de programação Python na formação de professor para o ensino de matemática.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.