DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarneiro, Silas dos Santos-
dc.date.available2022-08-25-
dc.date.available2022-08-29T13:34:23Z-
dc.date.issued2022-05-20-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Silas dos Santos. Uso da linguagem de programação Python na formação de professor para o ensino de matemática. 2022. 20f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4136-
dc.description.abstractThis article was the result of a TCC developed to obtain the degree of Licentiate in Mathematics by the University of Amazon State, being of qualitative nature and with the main objective of demonstrating that the Python programming language can be used in teaching as auxiliary tool in Mathematics classes. As work methodology, we started with a research of the curriculum of mathematics courses in 30 Brazilian universities (Federal and State) to obtain information that the subject “Programming Language” was part of these curriculums. We also carried out studies with Python to develop programs that were easy to understand and that would allow working with mathematical subjects. As a result of this study, we made applications of this language in topics such as: matrix, functions and graphs. With this, we present the possibility of using a programming language as a teaching tool.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPythonpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEnsino de Matemática.pt_BR
dc.titleUso da linguagem de programação Python na formação de professor para o ensino de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeUse of the Python programming language in teacher training for teaching mathematicspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-29T13:34:23Z-
dc.creator.ID077068602-50pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333907767115958pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Adriano Márcio dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4955849955144334pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Adriano Márcio dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4955849955144334pt_BR
dc.contributor.referee2Farias , Francisco Otávio Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2549543844450894pt_BR
dc.contributor.referee3Rendeiro , Manoel Fernandes Bras-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9932688153091781pt_BR
dc.description.resumoEste artigo foi o resultado de um TCC desenvolvido para a obtenção do título de Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado Amazonas, sendo de natureza qualitativa e com o objetivo principal de demonstrar que a linguagem de programação Python pode ser usada no ensino como ferramenta auxiliar nas aulas de Matemática. Como metodologia do trabalho, iniciamos com uma pesquisa das grades curriculares dos cursos de matemática em 30 universidades brasileiras (Federais e Estaduais) para obter a informação de que a disciplina “Linguagem de Programação” fazia parte dessas grades. Também fizemos estudos com o Python para desenvolver programas de fácil entendimento e que ermitissem trabalhar com assuntos matemáticos. Como resultado desse estudo, fizemos aplicações desta linguagem em tópicos como: matriz, funções e gráficos. Com isso, apresentamos a possibilidade do uso de uma linguagem de programação como ferramenta didática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, J. de L.; BORBA, M. de C. Construindo pesquisa coletivamente em Educação matemática. In: BORBA, M. de C.; ARAÚJO, J. de L. Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 31-51. BERTOLINI, C. Linguagem de programação I [recurso eletrônico] / ... [et al.]. – 1. ed. – Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2019. BRASIL. FRANCO, J. L. Introdução à Programação com Python. São Paulo, 2011. disponível em: http://antigo.scl.ifsp.edu.br/portal/arquivo/2016.05.04_apostila_Python_-_PET_ADS_S %C3%A3o_Carlos.pdf. Acesso em 8 de março de 2022. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022. Disponnivel em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/ notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2020.pdf. Acesso 26 abri. 2022. MARCONDES, G. A. B. Matemática com Python – Um guia prático. São Paulo, 2018. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas: 2011. NISHIO, A. L.; HORA, D. M. Formação de professores de matemática e as tecnologias digitais de informação e comunicação: uma análise de pesquisas nos anos 2011 A 2015. Anais... XIII ENEM – ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. São Paulo – SP, 13 a 16 de julho de 2016. PRESENTE, G. M. O ensino de matemática por meio da linguagem de programação Python 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná́ , Ponta Grossa, 2019. ROCHA, J. M. O uso de tecnologias digitais no Ensino Superior: uma leitura na formação dos acadêmicos do CESP/UEA. Trabalho de Conclusão de Curo (Licenciatura em Matemática). Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP), Parintins, 2019. VALENTE, J. A. As tecnologias digitais e os diferentes letramentos. Revista Pátio. Porto Alegre, RS, v. 11, n. 44, 2008.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso da linguagem de programação Python na formação de professor para o ensino de matemática.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.